Os aplicativos que desbancaram a UBER em Minas Gerais

Os aplicativos que desbancaram a UBER em Minas Gerais

Um fenômeno tecnológico ocorreu em Santa Rita do Sapucaí, uma cidade mineira conhecida como o “Vale da Eletrônica” devido ao seu forte ecossistema de empresas de tecnologia e startups. Oito aplicativos de transporte desenvolvidos por motoristas locais estão desafiando gigantes como Uber e 99, conquistando o mercado municipal e transformando o cenário das caronas compartilhadas na região.

Os aplicativos Klick Driver, Cooper Driver, Sandicar, Tchepcar, Vale Driver, Camaleon Car, Mobi Vale e Vamuuai surgiram como uma resposta à incompatibilidade do modelo de negócios das principais plataformas de transporte por aplicativo com as características de uma cidade de pequeno porte.

O menor número de corridas em cidades menores despertou o espírito empreendedor dos motoristas, que decidiram criar suas próprias soluções de mobilidade urbana para buscar autonomia e crescimento profissional.

Ao contrário dos modelos tradicionais, os aplicativos de Santa Rita do Sapucaí oferecem uma estrutura de cobrança mais flexível, incluindo opções de mensalidades. Essa adaptação ao perfil dos consumidores locais tem sido um dos principais diferenciais e estratégias utilizadas para competir com as grandes corporações.

O sucesso desses empreendimentos se baseia fortemente no marketing boca a boca e na premissa de fornecer um serviço que atenda às expectativas e necessidades dos moradores. Mesmo negócios modestos, com estratégias direcionadas e operações adaptadas ao contexto local, podem prosperar e competir com as grandes corporações, desde que sejam capazes de atender efetivamente às demandas dos clientes.

Além disso, alguns desses aplicativos têm planos ambiciosos de expansão para cidades vizinhas, intensificando a competição por motoristas e usuários. A diversificação dos modelos de pagamento é uma das táticas que os desenvolvedores pretendem implementar para estimular o crescimento além dos limites de Santa Rita do Sapucaí.

Será que aplicativos semelhantes devem se popularizar no Brasil algum dia, ameaçando a hegemonia de grandes players do mercado como Uber e 99?

Alexandre PeresEditor do Revendedor.com.br e analista de SEO da WebGo Content. Graduado em Letras - Português/Inglês, empreendeu desde formado no ramo do Marketing Digital e de Conteúdo, escrevendo para diferentes sites e blogs. Gosta de estar sempre inovando, reinventando-se e aprendendo sobre investimentos e gestão financeira. Tem alguns projetos a longo prazo nas áreas do Marketing, Rede Sociais e Podcasting (aguardem cenas dos próximos capítulos!).
Veja mais ›
Fechar