O que plantar para ganhar dinheiro rápido? Conheça nossas 5 sugestões!

Possui área suficiente para cultivar alimentos, mas não sabe o que plantar para ganhar dinheiro rápido? Aqui, damos cinco sugestões de culturas que têm prazo de produção curto, possibilitando ter um retorno do investimento rapidamente. Confira!

o que plantar para ganhar dinheiro rápido

O que plantar para ter dinheiro rápido?

Quando se tem pressa em ter um retorno do investimento, recomenda-se plantar alimentos que têm prazo de produção reduzido, realizado em poucos meses. Além disso, também é essencial que o alimento tenha boa demanda no mercado.

A seguir, indicamos cinco alternativas de hortaliças que possuem essas características e são ótimas opções para plantar e ter dinheiro rápido. Acompanhe:

1. Cenoura

Publicidade

A cenoura possui boa demanda no mercado o ano inteiro e se trata de um alimento com baixo risco de prejuízo para o agricultor, pois não exige cuidados complexos com o plantio, muito menos insumos caros.



As variedades de formato cônico ou cilíndrico são as preferidas dos brasileiros. São legumes lisos, sem raízes laterais ou secundárias, com tamanho que varia de 15 a 20 centímetros.

Para plantar cenoura basta ter um solo rico em matéria orgânica e pH próximo de 6. A temperatura ideal é de 20ºC a 30ºC, mas pode ser menor ou maior de acordo com a variedade eleita.

O período de produção se encerra entre 80 e 120 dias após o plantio, quando se inicia a colheita. Normalmente, ela é feita quando as folhas da cenoura se tornam amareladas e secas.

Publicidade


Publicidade


2. Cebola

A cebola tem papel importante na preparação de alimentos, dando mais sabor às refeições. Como é amplamente utilizada no dia a dia, tem boa possibilidade de venda pelo produtor.

Para plantar cebola, recomenda-se que a área de cultivo seja bastante iluminada, uma vez que a luz estimula o desenvolvimento do bulbo, garantindo produtos de boa qualidade.

Publicidade

O solo deve ser úmido, mas não encharcado, e a região deve ter temperatura entre 20ºC e 25ºC. A colheita normalmente começa de 100 a 180 dias depois do plantio, quando as folhas ficam secas ou amarelas.

Publicidade

3. Batata

A batata é um produto com altos índices de vendas, seja para supermercados e feirantes, bem como para restaurantes e lanchonetes.

Seu cultivo é descomplicado e o ciclo de produção até a colheita é de três a cinco meses, dependendo variedade que escolheu plantar. Logo, dá para vender o produto em um prazo curto, tendo retorno rapidamente.

Existem diversas variedades de batata, o que permite escolher uma que seja adequada ao solo e clima da região. Mas, de maneira geral se recomenda que o local tenha clima de temperado a quente, bem como que o solo seja leve, bem drenado, aerado e fértil.

4. Alface

Quando se fala em plantar e ter dinheiro rápido, a alface sempre é citada como uma das principais opções. Não é para menos, afinal, seu tempo de produção é curto, com colheita que pode iniciar depois de 50 dias do plantio, de acordo com a variedade.

Para plantar alface, recomenda-se que o solo tenha textura média, elevado teor de matéria orgânica e acidez baixa. Outra característica importante é a temperatura, que deve ser entre 20ºC e 25ºC.

O produtor também precisa escolher o sistema de cultivo que utilizará, se plantará diretamente no solo ou se usará uma solução nutritiva, que resulta na alface hidropônica.

5. Coentro

O uso do coentro na preparação de pratos e lanches tem sido cada vez maior, seja pelo consumidor final ou por restaurantes e lanchonetes. Logo, o produtor tem uma boa possibilidade de venda do produto.

O cultivo do coentro é simples e normalmente não costuma exigir um custo elevado, se o agricultor plantar em uma área adequada, com características ideais de solo e temperatura.

Publicidade

Assim como no cultivo da alface, o coentro pode ser plantado no solo ou no sistema de hidroponia. No que se refere à temperatura, indica-se que seja de 20ºC a 30ºC na fase de germinação de sementes, e de 18ºC a 25ºC na etapa de desenvolvimento vegetativo.

A colheita do coentro normalmente é feita em 40 dias depois do plantio das sementes, devendo ser feita logo no início do dia, quando a temperatura está mais amena. Dessa forma, evita-se que o coentro murche e se garante um produto de qualidade, com maior chance de lucro.

Publicidade

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário