Entender sobre limite de crédito é fundamental para todas as empresas, afinal, é a partir dele que é possível entender como investir no negócio. Por isso, calcular o mesmo é essencial e possui diversas vantagens.
Veja a seguir como funciona o limite de crédito de uma empresa e como você pode calculá-lo!
O que é limite de crédito de uma empresa e o que você deve fazer para calcular
O limite de crédito é super importante para saber se podem ser investidos em novas coisas para a empresa, ele consegue garantir à empresa uma maior regularidade na gestão de crédito, e estabelecer os critérios e valores exatos com os quais é possível trabalhar acontecem por meio dele.
Ele faz com que sejam evitados riscos desnecessários, entre outros.
Para calcular o limite da melhor forma, você deve:
Ter acesso a informações precisas
É super necessário estar ciente de todas as informações de crédito, afinal, é por meio dela e de dados precisos que você conseguirá planejar e decidir sobre o que é ou não viável para a empresa. Tendo acesso a todas as informações permitirá que bons resultados sejam alcançados.
Possuir organização financeira
A organização financeira é, atualmente, um dos maiores diferenciais competitivos que uma empresa pode alcançar. Isso porque, ela é essencial para operar de maneira produtiva e tomar decisões mais acertadas.
Portanto, busque ter uma boa organização financeira do seu negócio, isso conseguirá estabilizar o caixa da empresa e ter um cronograma de pagamentos mais fixo.
Decisões mais certeiras
O negócio só conseguirá atingir o sucesso quando ele consegue tomar decisões certeiras, e isso só será possível quando se tem em mãos informações e dados úteis e atualizados.
Busque conhecer o limite de crédito e aprender a trabalhar com ele, assim, a empresa pode aumentar a lucratividade e qualidade. O limite de crédito traz mais regularidade para as atividades da empresa.
Análise financeira
Por fim, para realizar o cálculo do limite de crédito, você precisa fazer uma análise financeira da empresa. Busque por todas as informações, como:
- Tamanho da empresa e tempo que está atuando;
- Capital social;
- Balanço patrimonial;
- DRE (Demonstração do Resultado de Exercício);
- Referências no mercado;
- Fontes de financiamento;
- Preços dos produtos ou serviços ofertados;
- Prazos de pagamento;
- Classificação de risco;
Com os critérios, você poderá definir o limite.
Você pode fazer uma consulta em órgãos de proteção ao crédito, ela verificará se existe alguma restrição!
Após fazer tudo isso, você conseguirá definir o limite.