Início » Últimas Notícias » Novo GOLPE no Ifood tem deixado clientes assustados. Você precisa tomar CUIDADO COM ISTO!

Novo GOLPE no Ifood tem deixado clientes assustados. Você precisa tomar CUIDADO COM ISTO!

Suposto entregador finge estar com problemas na entrega do pedido e pede contato por fora do aplicativo para realizar a entrega, permitindo que o golpe seja aplicado.

Em tempos de aplicativos de delivery, não são raros os relatos de golpes durante a entrega de comida. Buscando diminuir o problema e passar mais segurança para os clientes, o Ifood criou um código de segurança para confirmar a entrega, como forma de proteger os clientes e evitar desvios de pedidos.

O problema é que em algumas contas os números não são aleatórios, e sim os quatro últimos dígitos do número do celular cadastrado na plataforma. O que deveria ser um meio de segurança, acaba se tornando mais uma preocupação diante dos inúmeros golpes.

Em um relato recente feito através do Twitter, o consumidor Thiago Soares disse ter caído em um golpe aplicado por um entregador. O golpe é simples, e por isso, é preciso ficar atento. Durante o trajeto de entrega, o motoboy afirmou estar perdido e pediu para que Thiago enviasse a localização de destino por WhatsApp

Ao enviar a mensagem, foi possível que o entregador verificasse o número de celular, conseguindo realizar a confirmação de entrega e ficar com o lanche do cliente. O golpe foi aplicado imediatamente. 

O cliente afirma não ter percebido a fraude na hora, e quis ajudar o entregador, pensando que ele poderia estar com problemas na internet, mas que logo depois percebeu seu erro.

No meu caso, o código é fixo e são os 4 últimos dígitos do meu celular. Eu vi que o código muda para algumas pessoas. Eu acho que os entregadores maldosos devem ter percebido que o código de muitas pessoas é o final do número do celular e inventaram esse golpe. Se for assim de todo mundo, eu acho que é uma falha de segurança do iFood. Muita gente está relatando que também já passou por isso” disse Thiago.



Contato com o Ifood

Thiago conta que após essa pequena dor de cabeça, conseguiu ser ressarcido pelo Ifood, mas ficou sem o lanche. 

Eu entrei em contato com o iFood, fiquei tentando falar com eles. O iFood me respondia que o pedido tinha sido entregue. E eu tive que provar para eles que eu não recebi o pedido. Eu printei a conversa no chat do iFood e eles perceberam que o rapaz tinha agido de má fé. Depois que eu mandei o print da conversa do entregador, eles cancelaram a entrega e estornaram o valor gasto”, afirmou Thiago.

Como se prevenir de golpes

É importante tomar alguns cuidados para se prevenir de possíveis golpes.

  • Uma dica é checar as avaliações e a nota dos restaurantes. Veja as opiniões dos clientes dentro do próprio aplicativo, mas também busque saber se o restaurante realmente existe, pesquisando na internet. 
  • Desconfie de preços muito baixos.
  • Evite conversar com o entregador fora da plataforma de entrega. Isso evita que aconteça algum golpe para tentar descobrir seu número e também mantém a conversa toda dentro da plataforma, que é o ideal.
  • Existe também o chamado “golpe da maquininha”. Neste, o golpista entra em contato com o cliente afirmando haver um problema no pedido. Um novo entregador é acionado, com o custo de uma taxa extra na hora da entrega. No momento do pagamento, é passado um valor superior e o cliente paga um valor maior sem saber.

O que fazer em caso de golpe?

Em caso de recebimento de mensagem ou ligação dizendo que será preciso pagar uma taxa extra, não pague. Cancele o pedido e informe a tentativa de golpe no chat do aplicativo. Se possível, ligue também para o banco para contestar a compra.

Informar a situação para o aplicativo de delivery é essencial para evitar que futuros golpes aconteçam. Assim, a empresa pode avaliar o que aconteceu e desativar o cadastro do entregador. 

Informe também se o problema acontecer com um restaurante. Nesse caso, um time interno avalia o problema, e se a fraude for confirmada, o restaurante é descadastrado. 

Apesar das facilidades trazidas pelos serviços de entrega, é muito importante ficar atento aos possíveis golpes e desconfiar do que parecer diferente. 


Fenty Skin, marca de skincare de Rihanna, chega ao Brasil; veja onde encontrar

» Veja dicas de Moda e Beleza exclusivas para você

Montagem com produtos Fenty Skin e a cantora Rihanna

Deixe seu comentário