5 ideias de negócios lucrativos com baixo investimento para abrir em 2021

O empreendedorismo está cada vez mais em alta, e 2020 deve encerrar com o maior número de negócios da história no Brasil. Seja por necessidade ou por vocação, cada vez mais pessoas vem empreendendo, e por isso vamos conhecer alguns dos negócios lucrativos com baixo investimento mais indicados para abrir em 2021.

Se você está pensando em começar o ano abrindo um negócio próprio, continue a leitura para conhecer algumas boas opções de empreendimento. São alternativas que não exigem um investimento inicial tão alto e oferecem um bom retorno financeiro.

E se também estiver considerando a possibilidade de se tornar um franqueado, descubra as 10 franquias mais baratas e de sucesso para abrir em 2021.

Negócios lucrativos

1 – Setor de revendas

O setor de vendas diretas foi um dos que mais cresceram durante o período de pandemia. Apesar de ser conhecido como “vendas porta a porta”, este segmento se adequou muito bem à internet e se aproveitou dela para crescer.

Uma das principais vantagens em ser revendedor é que há diversas opções de áreas para atuar. No Brasil, os segmentos mais conhecidos deste modelo são de cosméticos e perfumaria, como a Natura e o Boticário, e de roupas.

Este é um tipo de empreendimento em que o investimento inicial costuma ser consideravelmente baixo e o retorno rápido.

2 – Setor de alimentação

O bom de vender comida é que as opções são infinitas, desde salgados, doces ou até mesmo alimentos para nichos específicos. Aqui mesmo já mostramos seis ideias para vender comida feita em casa.

Este é outro segmento que tende a exigir baixo investimento inicial, e você pode começar o negócio da sua própria cozinha. As opções mais tradicionais, como lanches, salgados e marmitas, costumam ter mais procura. Entretanto, como a demanda é maior a competição também é alta.

Por isso, uma das principais dicas de negócios lucrativos no setor de alimentos para 2021 é investir nas “inovações”. Alimentos saudáveis e gourmet, por exemplo, estão em alta nos últimos anos.

Segundo um levantamento apresentado no Estadão em 2019, os alimentos saudáveis estão entre as principais tendências do mercado. Cada vez mais pessoas têm buscado alternativas que prezam pela saúde e bem-estar, como produtos orgânicos, diet/light, versões sem glúten etc. Por isso, esse é um nicho de atuação para se levar em consideração.

E o setor gourmet também se popularizou recentemente, principalmente entre as hamburguerias. São produtos que apesar de mais caros agradam bastante àqueles que prezam mais pela qualidade, o que pode ser um público considerável.

Portanto, quando falamos em negócios lucrativos com baixo investimento, o setor de alimentos é um dos primeiros que vem à mente.

SAIBA MAIS:
Máquina de salgados – 5 melhores equipamentos para o seu negócio.

3 – Artesanato

Com tantas mercadorias padronizadas, muita gente prefere comprar itens autênticos, personalizados. E nesse quesito o artesanato ganha espaço, chegando a roubar alguns clientes de grandes redes.

Em datas comemorativas, por exemplo, é muito comum que pessoas presenteiem amigos e familiares com canecas ou roupas personalizadas. E pesquisando bem, não é difícil achar uma boa máquina de estampa de canecas ou camisetas com valor em conta para iniciar o seu próprio negócio em 2021.

Além disso, o artesanato é outro setor bastante amplo, de modo que você pode atuar em diversas áreas diferentes, como decoração, moda, e até mesmo mobília. E este também é um segmento no qual é possível explorar bastante os recursos da internet e das redes sociais para aumentar sua vendas.

4 – Marketing Digital e Design Gráfico

Estes itens estão separados porque normalmente são serviços oferecidos por profissionais diferentes. Existem aqueles que se especializam no marketing para web, com atuação em diversas redes sociais e demais plataformas, e outros que dominam as artes digitais.

E como ambos são trabalhos cada vez mais requisitados no mercado, investir na especialização em qualquer um destes setores pode gerar uma ótima oportunidade para empreender. Como muitas empresas terceirizam estes serviços, é bastante comum que profissionais formalizem empreendimentos para oferecerem seus trabalhos durante períodos pré-determinados.

E uma vantagem deste tipo de trabalho é que ele pode ser feito em home office ou em coworking (escritórios compartilhados). Dessa forma, um dos custos que podem ser reduzidos do seu valor de investimento é aquele referente à locação de espaço.

Aliás, outra alternativa nesse sentido que pode valer a pena a formalização de um negócio é a de Redação de Conteúdos. Caso você não tenha domínio de ferramentas de design ou estratégias de marketing, mas saiba escrever bem, também pode iniciar um empreendimento para atender empresas que contratem este tipo de serviço. Assim como no caso dos outros dois serviços, este também é bastante comum.

E se você souber fazer todos estes três trabalhos, ou pelo menos dois deles, melhor ainda! Sai em vantagem no mercado.

VEJA TAMBÉM
Como ganhar dinheiro trabalhando Home Office em 2021.

5 – Clubes de assinatura

Por fim, trazemos outro tipo de empreendimento que tem se consolidado entre os negócios lucrativos nos últimos anos. Os clubes de assinatura surgiram principalmente com produtos como vinhos e cervejas, mas ampliam os seus campos de atuação recentemente.

Este é um tipo de empreendimento que envia produtos da área em que atua todo mês aos seus assinantes. São kits com uma seleção de itens como produtos para pets, livros, alimentos saudáveis, bebidas, queijos, roupas, entre outros. Você quem escolhe o segmento.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCom), até o ano passado o número de negócios desse setor havia aumentado 167% nos últimos quatro anos. E dependendo da área escolhida, o investimento inicial pode ser baixo quando comparado a outras opções de empreendimentos.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário