Negócios 2022 – As principais tendências para o ano no mundo do empreendedorismo

O empreendedorismo cresceu nos últimos anos, especialmente após a pandemia de covid-19. Está pensando em abrir seu próprio negócio ou já possui uma empresa, mas não sabe como ter bons resultados?

Uma dica que ajuda muito é conhecer e trabalhar com tendências do mundo do empreendedorismo. Aqui, indicamos quais são as principais tendências de negócios 2022. Confira!

tendencias empreendedorismo negocios 2022

E-commerce

O e-commerce é um dos segmentos que mais cresceram nos últimos meses, porque mais pessoas passaram a comprar online. A tendência é que esse movimento de crescimento continue em 2022, pois novos consumidores devem entrar no segmento de compra pela internet.

Publicidade

Por isso, investir em lojas virtuais é uma excelente alternativa de negócio para quem deseja empreender em 2022. Um dos diferenciais desse segmento é que não costuma exigir um investimento altíssimo, uma vez que não há necessidade de alugar um espaço físico, ter gastos elevados de produção, entre outros.



De maneira resumida, para criar um e-commerce o empreendedor deve escolher o tipo de produto que deseja vender, criar a loja virtual e cuidar de detalhes como a contratação de uma plataforma de e-commerce.

Também é preciso cuidar de detalhes de logística, forma de pagamento, além da parte burocrática da abertura da empresa. O empreendedor pode contratar uma consultoria especializada para ter suporte nesse processo ou pode contar com o apoio do Sebrae, que presta consultoria gratuita a empreendedores.

Empreendedorismo sustentável

O consumidor passou a ter uma maior preocupação com o impacto de suas atividades e decisões de compra no meio ambiente. Por isso, uma das fortes tendências em negócios 2022 é o empreendedorismo sustentável, ajudando a empresa a se destacar entre seus concorrentes.

Publicidade


Publicidade


O empreendedorismo sustentável combina geração de riquezas com o uso responsável da natureza e maior responsabilidade social. Tomando como exemplo grandes empresas, a Natura é um exemplo de negócio que pratica o empreendedorismo sustentável, com preservação do meio ambiente e apoio a comunidades locais.

Mas, não é preciso ter um orçamento gigantesco para investimento nessa tendência. Uma das formas de trabalhar com o empreendedorismo sustentável é produzir ou comercializar produtos orgânicos.

Publicidade

É possível desde investir em uma horta comercial de orgânicos, que possui amplo mercado e boa possibilidade de venda, até comprar insumos de pequenos produtores, valorizando sua produção e contribuindo para sua manutenção e sustento.

Publicidade

Essa preocupação com o meio ambiente e social são vistos como diferenciais de mercado, possibilitando que a empresa capte clientes e trabalhe com preços de venda um pouco maiores, de modo a ter mais lucratividade.

Transporte de mercadoria

O crescimento do setor de e-commerce aumentou a demanda em um outro, o de transporte. Não é para menos, afinal, a compra precisa chegar ao consumidor final.

É por isso que uma das principais tendências em negócios 2022 está na ampliação do setor de transporte de mercadorias. Se optar por investir nesse segmento, é importante que o empreendedor implemente diferenciais para conseguir mais contratos.

A empresa que estruturar uma rede com vários entregadores e oferecer os melhores fretes, com preços mais atrativos e menor tempo de entrega, tem mais chance de se destacar e conseguir mais clientes.

Serviços de bem-estar e fitness

A pandemia de covid-19 fez com que o consumidor tivesse uma maior preocupação com seu bem-estar, consumindo mais serviços desse segmento. Além disso, passou a praticar mais exercícios, ainda que dentro de casa.

Para se ter uma ideia, o mercado de bem-estar tem crescimento anual entre 5% e 10%, de acordo com a consultoria McKinsey. No que se refere ao segmento fitness, o aluguel de equipamentos de academia para uso em casa também aumentou expressivamente.

Logo, esse é um segmento com potencial de crescimento, principalmente pela entrada de novos consumidores, aumentando a possibilidade de lucro do empreendedor.

Ensino EAD

O ensino EAD é uma das tendências de empreendedorismo 2022 pela praticidade que oferece ao consumidor, possibilitando que estude onde estiver.

Publicidade

O melhor? Trata-se de um negócio fácil de ser implementado, sem exigir estrutura física especial. O empreendedor tem como aliada a tecnologia, com possibilidade de gravar ou realizar aulas online ao vivo.

Além disso, pode disponibilizar materiais digitais de suporte nos estudos, tendo um negócio completamente digital, interativo e com boa capacidade de atrair clientes.

Publicidade

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário