Natura lança compras por comando de voz no Google Assistente

A Natura anunciou mais uma novidade para melhorar a experiência de compra dos seus clientes. Agora é possível fazer compras por meio do comando de voz do Google Assistente em smartphones.

Para utilizar novo serviço da marca, os clientes devem abrir o Google Assistente e dizer “Ok Google, falar com Natura”. Por meio da ferramenta é possível pesquisar produtos, adicioná-los ao carrinho e finalizar a compra.

A novidade coloca a Natura no mercado do chamado voice commerce, do qual outras empresas já fazem parte. Um exemplo é Riachuelo, que utiliza a Alexa, assistente virtual da Amazon, para esta função.

compras por comando de voz

O uso do assistente de voz para pesquisas é cada vez mais comum por parte dos brasileiros. Por isso, algumas marcas têm planejado estratégias para se aproveitar destas ferramentas e incorporá-las aos seus processos de vendas.

Segundo o sócio-diretor da consultoria Gouvêa Tech, Caio Camargo, os assistentes virtuais humanizam um pouco o atendimento dos canais digitais. Dessa forma, eles conseguem se apresentar como bons mediadores entre estes canais e os consumidores.

Camargo destacou que este processo de personificação pode ser observado especialmente em empresas como a Amazon, que deu o nome de Alexa ao seu assistente virtual, e o Magazine Luiza, que além de batizar o seu de Lu também deu a ele rosto e corpo.

No caso da Natura, o lançamento das compras por comando de voz é mais uma novidade da empresa que se destaca por suas iniciativas inovadoras. Recentemente, a empresa recebeu o Prêmio Valor Inovação Brasil 2020 de empresa mais inovadora do Brasil.

A princípio, a novidade está disponível apenas para smartphones, mas a Natura planeja expandir para outras plataformas.

Assistente de voz do Google é popular no Brasil

O Brasil é um dos três países no mundo com maior número de usuários ativos na ferramenta de comando de voz do Google.

De acordo com um levantamento da Kantar encomendado pela gigante de tecnologia, 37% dos brasileiros utilizam o Google Assistente ao menos três vezes por semana. Enquanto isso, 21% dos usuários da ferramenta no Brasil a utilizam para pesquisas todos os dias.

Além dos smartphones, o Google Assistente está disponível em dispositivos como TVs e Smart Speakers. No total, a ferramenta está presente em cerca de um bilhão de equipamentos em mais de 90 países.

Por conta disso, os planos da Natura incluem o lançamento do serviço de compras por comando de voz não apenas em outras plataformas, mas também em outros países nos quais a empresa tem atuação.

A ferramenta de vendas da marca foi desenvolvida por um setor da própria Natura, o Innovation Lab. Esta é uma equipe da área de Inovação Digital da companhia destinada à exploração de tecnologias emergentes, e que também está ligada ao segmento de inovação por meio do programa Natura Startups.

Novidade é vantajosa para os negócios da Natura

O executivo Agenor Leão, vice-presidente da plataforma de negócios da marca, ressalta que a solução de vendas por comando de voz deve ser expandida pela Natura.

A experiência de comércio por voz é ainda uma ferramenta muito nova, tanto para empresas, quanto para consumidores. Por isso, nosso foco é seguir ampliando a utilização em nosso negócio, seja acelerando outros caminhos, seja pela criação de novos serviços e experiências para toda a nossa rede e seus diferentes públicos”, destaca Leão.

Ainda de acordo com o executivo, as ferramentas ativadas por comando de voz apresentam diversas vantagens para os negócios. Entre elas estão o fato de permitirem buscas de forma mais simples e rápida, o seu potencial inclusivo para vários perfis de usuários, e a dispensa da necessidade de download de aplicativos para a maior parte dos smartphones com sistema Android.

Além disso, Leão também aponta que a Natura vem investindo para inovar seu modelo de negócios. A marca já possibilita o uso de assistentes de voz para outros serviços, como a experiência de Meditação Natura.

Esta iniciativa da empresa pode ser acionada tanto por meio do próprio Google Assistente, quanto do Amazon Alexa. Em ambos os casos, a ferramenta está disponível em português, espanhol e inglês.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário