Como montar uma loja de bolos caseiros – Passo a passo para o negócio

Os bolos caseiros fazem parte da vida da maioria dos brasileiros, pois fazem parte de uma tradição trazida ao país há muitos séculos. Com toda a nostalgia proporcionada por eles, montar uma loja de bolos caseiros se tornou uma opção de negócio muito lucrativa, visto que falta tempo para preparar esses quitutes em casa.

Desde a infância o bolo caseiro compõe a mesa de café de várias casas pelo país. Sua presença pode trazer a sensação de aconchego, assim como as lembranças relacionadas a família.

Apenas isso já serve como um ótimo marketing afetivo para um negócio de vendas desses produtos. Porém, apesar de a demanda ser animadora, montar uma loja de bolos caseiros exige bastante planejamento por parte do empreendedor.

Publicidade

Veja a seguir um passo a passo simplificado de como montar o seu negócio e ter sucesso.



Planejamento

A primeira coisa antes de iniciar qualquer negócio, é planejar tudo o que será preciso para abri-lo.

O melhor a se fazer aqui é criar um plano de negócio, documento que te acompanhará durante todo o processo de abertura e operação do negócio.

Localização da loja de bolos caseiros

Como o seu objetivo é abrir um negócio físico, uma das primeiras coisas que precisam ser consideradas é qual será a sua localização.

Publicidade


Publicidade


Decidir a localização depende muito do seu objetivo. Por exemplo, talvez você já tenha decidido por abrir o negócio no seu próprio bairro, nesses casos a sua loja terá que se adaptar a localização não o contrário.

Porém, se você decidir por escolher a localização se baseando no tipo de negócio que você pretende abrir, a pesquisa será um pouco mais complexa.

Publicidade

Nesse caso, o ideal é buscar por bairros onde o seu público alvo frequenta com maior facilidade. Também é preciso considerar o tipo de concorrência e questões financeiras como aluguel de imóvel e outras despesas para as atividades.

Publicidade

montar loja de bolos caseiros

Público alvo e concorrentes – Montar loja de bolos caseiros

Por falar em público alvo e concorrência, essa é uma questão que não se pode deixar de analisar. Você precisa saber qual o perfil do seu cliente para conseguir conquistá-lo.

Dessa forma, saiba qual a classe social, os hábitos de consumo, a faixa etária e outras informações relevantes sobre o seu potencial consumidor.

Estudar os seus concorrentes também é primordial para saber com o que você estará competindo. Além disso, somente assim você conseguirá montar estratégias que te façam se destacar no mercado.

Estrutura física

Após concluir as primeiras etapas de planejamento, localização e análise do mercado, é hora de começar a pensar na parte física.

A começar pelo imóvel escolhido, é necessário decidir primeiro se o seu estabelecimento será apenas para a venda e retirada de produtos ou se o cliente poderá consumir no local.

Dependendo dessa decisão é que você saberá qual o tipo de imóvel precisará escolher.

Em questões gerais, é importante que o imóvel locado possua um amplo espaço de cozinha, onde serão fabricados os bolos caseiros, além de um espaço para atendimento. Ainda que você opte por um negócio onde a pessoa apenas compre o produto, ainda assim é importante ter espaço o bastante para um balcão, e as vitrines de exposição dos produtos.

Além disso, uma geladeira de bebidas e outras máquinas para a venda de produtos complementares ao seu produto, como máquinas de café, prateleiras com geleias e outras coisas do tipo, também precisam ter espaço na sua loja de bolos.

Publicidade

Em relação aos equipamentos primordiais para a operação, você precisará, entre outros, de:

  • Batedeira;
  • Freezer;
  • Geladeira;
  • Formas e utensílios de cozinha;
  • Fogão;
  • Forno;
  • Liquidificador;
  • Máquina de cartão;
  • Computador;
  • Impressora fiscal;
  • Mesas e cadeiras (caso haja consumo no local)
  • Entre outros.

Investimento – Montar loja de bolos caseiros

É claro que antes de dar início a compra de utensílios e outras coisas que envolvem dinheiro, é preciso ter noção de quanto será necessário investir no seu negócio.

Publicidade

A questão de investimento é bastante relativa, pois depende do porte do negócio, entre outras coisas. No entanto, estima-se que com um investimento de R$15 mil seja possível montar uma loja de bolos caseiros de porque pequeno a médio, a depender das despesas do estabelecimento.

Questões legais

Para que não hajam problemas com restrições em sua operação, é muito importante formalizar o negócio de maneira correta.

Caso o seu negócio seja pequeno, é possível iniciá-lo apenas com um registro MEI. No entanto, se a ideia já for começar uma empresa de maior porte e com mais de 1 funcionário, será necessário buscar a assistência de um contador para realizar a abertura do negócio.

Divulgação ao montar uma loja de bolos caseiros

Depois de tudo montado, basta que o empreendedor invista bastante na sua divulgação.

Isso pode ser feito por meio de panfletagem anunciando o novo negócio do bairro alguns dias antes da inauguração e claro, com páginas em redes sociais.

Investir em promoções logo no início do negócio também é interessante, pois desperta ainda mais interesse nas pessoas em conhecer o seu produto.

Como você pode ver, apesar de não parecer, montar uma loja de bolos caseiros exige preparo. No entanto, esse é um negócio que quando bem planejado pode trazer muitos lucros ao empreendedor.

Publicidade

Caso tenha maiores dúvidas, busque contato com o Sebrae da sua cidade.

Veja também: Hortifruti Delivery: Venda mais com as entregas de frutas e verduras

Publicidade

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário