Montar um Sebo de Livros: Guia completo para vender livros usados

Os sebos de livros são lugares onde muitos apaixonados pela literatura se sentem aconchegados e abraçados. O tal do “cheiro de livro” é inebriante nesses locais e pode fazer com que os ‘garimpeiros literários’ permaneçam por horas nessas lojas até, finalmente escolherem o que irão levar par casa. Se você é o tipo de pessoa que sempre quis montar um sebo de livros, esse artigo foi escrito para você.

Aqui nós iremos te explicar em um passo a passo simples como montar o seu sebo de livros, além de dar dicas de como o seu empreendimento pode ser bem-sucedido no mercado de venda de usados.

Acompanhe os tópicos a seguir e vamos lá!

Por que montar um Sebo de Livros

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Apesar de uma paixão para muitas pessoas, a bem da verdade é que adquirir livros no Brasil não é uma atividade muito barata. Em livrarias tradicionais, exemplares de lançamentos ou de best sellers que ficam em alta por anos, podem fazer um rombo no bolso de muita gente. E ao que parece isso pode se agravar mais, caso seja aprovado a taxação de livros proposta pelo Governo Federal em agosto desse ano.

Isso é ruim porque, além de frear qualquer ímpeto que as pessoas tenham por consumir literatura, acaba segregando essa atividade a pessoas com maior poder aquisitivo.

Dessa forma, os sebos surgem como uma opção magnífica para quem quer adquirir livros com preços mais justos, e de uma forma mais ecologicamente correta também. Afinal os exemplares de sebos já tiveram seu impacto na natureza, e fazendo a compra desses os consumidores estão colocando em prática o “reutilizar” das regras de reciclagem que conhecemos desde crianças.

Por tanto, além de um negócio com bom retorno financeiro para o empresário, a montagem de um sebo também acaba sendo uma iniciativa sustentável já que interfere em valores sociais, econômicos e ecológicos na comunidade em que está inserido.

Por onde começar na montagem de um Sebo

Antes de iniciar a montagem do sebo é importante organizar algumas coisas para garantir que o empreendimento seja bem-sucedido.

Pesquisa de Mercado

Essa provavelmente será atividade mais importante antes do seu negócio começar a funcionar.

No mercado de Sebo a pesquisa de mercado é primordial, porque, infelizmente não são todos os locais que estão aptos para receberem esse tipo de empreendimento.

Apesar do amor pelos livros que muitas pessoas cultivam, a realidade de muitas comunidades é que a leitura não é uma atividade cotidiana. Dessa forma, se não for bem pesquisado o seu negócio pode acabar não decolando devido à falta de procura.

Dessa forma, antes de abrir o seu estabelecimento, promova uma pesquisa simples nas localidades próximas de onde ficará o seu negócio.

Nessa pesquisa você deve procurar saber se as pessoas costumam ou não ter o hábito da leitura, quantidade de livros que leem por ano, que tipo de gênero preferem, média de valor que estariam dispostas a gastar com livros, qual a opinião delas sobre a abertura de um sebo próximo delas e algumas outras questões que possam ser relevantes para você.

A partir disso, você conseguirá ter uma noção melhor de como será a recepção de um negócio como esse em tal localidade.

Ponto de Vendas

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E por falar em localidade, o ponto de vendas é uma questão primordial para o sucesso ou não da sua empresa. Por tanto, após a pesquisa ser concluída e você ter garantido que abrir um sebo é uma boa ideia, está na hora de escolher um bom local para iniciar as suas vendas.

Por via de regra, estudantes tem mais chances de consumir livros e artigos vendidos em sebos. Dessa forma, abrir esse tipo de negócio próximo a escolas e faculdades pode ser uma boa ideia.

Centros comerciais também são boas alternativas por conta da grande circulação de pessoas interessadas em compras. Locais próximos a cafés e centros culturais também costumam ter boa procura de artigos de sebos.

Outra opção é abrir o seu negócio próximo de outros que também fazem venda de coisas usadas como antiquários, móveis usados e brechós.

Produtos e Serviços oferecidos pelos Sebos

Para quem ama cultura, montar um sebo pode ir muito além do que simplesmente vender livros. Isso porque, na verdade, apesar do nome, os Sebos de livros podem oferecer muito mais do que isso.

Os sebos de livros mais comuns vendem, além de livros, CDs, DVDs, Discos de Vínil e outros artigos. Em alguns, é possível encontrar até mesmo quadros, aparelhos de TV e Rádios antigos e outros elementos históricos disponíveis para venda.

Quanto mais opções de artigos, mais chances esses locais tem de se diferenciar de outros que oferecem produtos e serviços similares.

Além da venda de artigos, os Sebos também podem ser reconhecidos por outras atividades que agreguem valor a sua marca. Por exemplo, alguns locais oferecem serviço de internet e café em seus interiores. Outros são conhecidos como verdadeiros centros culturais pelas oficinas, cursos e apresentações que oferecem ao público.

Como conseguir o acervo para montar um sebo de livros

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Uma das grandes dúvidas de quem pretende abrir um Sebo é onde conseguir os exemplares de livros e outros produtos que são vendidos nesses locais.

Os livros para sebo podem ser adquiridos de várias formas:

  • Doações: Uma das maneiras mais comuns de conseguir mercadoria é contar com doações feitas por membros da família e amigos que às vezes desejam desentulhar prateleiras e outros locais da casa. Dessa forma, sempre pergunte a essas pessoas se elas não desejam contribuir dessa forma com o início do seu negócio.
  • Compra de pessoas comuns: O segundo jeito de conseguir exemplares é por meio de compras de usados de pessoas comuns. Você pode anunciar nas suas redes sociais e pedir para seus amigos espalharem boca a boca que você está fazendo a compra de livros e artigos antigos. Só lembre de negociar mito bem os valores que irá pagar em cada produto. Não esqueça que esses produtos não poderão ser vendidos por preços muito altos e sua margem de lucro deve justa para sustentar o seu negócio.
  •  Garimpos em bazares de antiguidades: Muitas cidades pelo país contam com bazares de coisas antigas por preços muito baixos. Nesses locais muitas vezes também são encontrados livros e outros artigos que poderão ser vendidos no seu Sebo.
  • Lotes de Livros: Essa provavelmente é a maneira mais fácil de conseguir exemplares para venda. Pesquisando na internet não é difícil encontrar lotes de livros sendo vendidos por preços muito baixos, alguns chegando a custar R$1,00 o exemplar. Vale a pena dar uma pesquisada. Mas atenção, antes de comprar tente se certificar dos títulos que estão sendo adquiridos. Afinal de nada adianta comprar 100 livros por R$100,00 se nenhum deles tiver potencial de venda.

Como conquistar clientes para o seu Sebo

Assim como em qualquer negócio, não existe exatamente uma fórmula para conquistar clientes. Apesar disso, algumas estratégias podem ajudar nessa tarefa dificíl.

Variedade

As pessoas amam chegar em um sebo com bastante variedade de material. Sendo assim, quando estiver montando seu acervo se certifique de contar com ao menos um exemplar dos best sellers do momento, mas também garanta que os clássicos estão lá para quem quiser.

Invista em uma sessão apenas para histórias em quadrinhos, que são muito procuradas nesse tipo de loja.

Atendimento

O atendimento é ponto crucial para qualquer estabelecimento. Normalmente o público que frequenta Sebos acaba preferindo olhar tudo com muita calma, dessa forma, não seja o tipo de comerciante que fica o tempo todo atrás do cliente. Ofereça ajuda e se coloque a disposição no momento em que o cliente entrar na loja, mas deixe que ele aprecie cada cantinho do seu estabelecimento com calma. Com certeza se ele precisar de ajuda, ele irá te informar.

Preços

Como dito lá no começo do texto, muitas pessoas acabam buscando nos sebos uma alternativa para comprar livros e artigos mais baratos. Dessa forma, garanta a competitividade dos seus preços de venda principalmente nos artigos mais populares e fáceis de encontrar em outros lugares.

Claramente essa regra não se aplica a produtos raros como primeiras edições, ou exemplares difíceis de ser encontrados. Nesses casos, você pode e deve aplicar os valores que cabem a artigos desse tipo.

Promoções

As promoções sempre são uma boa ideia, ainda mais quando se inaugura um negócio. Você pode oferecer opções de pague um leve dois, por exemplo, para aqueles exemplares que provavelmente terão pouca procura. Entre outras opções.

Parcerias

Outra boa maneira de conseguir clientes para o seu novo negócio é através de parcerias. No caso, no mercado de livros, você pode buscar parcerias com escolas e faculdades onde pode oferecer certo desconto a estudantes. Essas parcerias podem se estender aos centros culturais também.

Eventos

Os eventos são ótimas formas de fazer com que o seu estabelecimento fique conhecido. Sendo assim, promova Saraus de Leitura, Clubes do Livro entre outros acontecimentos culturais que possam trazer o público até o seu Sebo.

Investimento para abrir um Sebo

Agora que nós já demos todas as dicas para que você consiga montar o seu sebo, vamos falar do investimento para isso.

O capital inicial para abrir um sebo vai depender de vários fatores, dessa forma não tem como estipular um valor.

O que você deve considerar para fazer esse cálculo são os seguintes fatores:

  • Aluguel de espaço de vendas;
  • Despesas fixas com água, luz e internet;
  • Despesa com alvará para abrir o seu negócio;
  • Despesa com móveis para montar a loja como estantes de livros, balcão de atendimento, decoração, etc.
  • Despesas com a montagem do acervo;

Além desses, é possível que existam algumas outras despesas a serem consideradas, mas isso varia muito de negócio para negócio. De qualquer forma, depois de fazer uma boa pesquisa de todos os fatores apresentados acima, você já terá uma boa noção de quanto irá precisar para enfim montar um sebo de livros.

Agora se você não curte livros, mas ainda assim gostaria de abrir um negócios de produtos usados, talvez seja uma boa ideia abrir um brechó. Para saber como fazer isso, dê uma olhada no nosso guia completo para abrir um brechó online e ter sucesso.

Você também pode se interessar em saber  quais são as 3 melhores redes sociais para aumentar as vendas.

Fique ligado aqui no site do Revendedor porque todo dia a gente tem dicas de negócio para te ajudar.

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

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