Mercado Coletas do Mercado Livre: O que é e como Funciona? Entenda!

mercado livre coletas

O Mercado Livre é uma das plataformas de e-commerce que mais oferecem serviços aos seus anunciantes. Entre esses serviços está o Mercado Coletas, função do sistema de envios da plataforma que facilita o despacho de mercadorias até o cliente.

A agilidade das operações de entregas é algo muito prezado pelo Mercado Livre. O marketplace costuma fazer de tudo para que o cliente receba suas encomendas o mais rápido possível.

Com o serviço do Mercado Coletas, além da agilidade de processamento das mercadorias, o serviço inteiro passa a ser padronizado. Isso torna tudo mais profissional e ágil, garantindo maior satisfação por parte dos clientes.

Veja a seguir o que é e como funciona o Mercado Coletas, além de outras informações relevantes sobre o serviço de envios do Mercado Livre.

Confira também:
Mercado Shops: Guia completo sobre a sua loja no Mercado Livre

O que é o Mercado Coletas

mercado livre coletas

Mercado Coletas é uma função acoplada ao serviço do Mercado Envios, sistema de despacho de mercadorias do Mercado Livre.

Ao aderir a esse sistema de coletas, o vendedor não precisa mais se preocupar em levar as encomendas de seus clientes até as agências dos correios. Com a modalidade, diariamente um veículo do Mercado Livre passa no endereço indicado no cadastro do anunciante para recolher as mercadorias a serem enviadas.

Como funciona o Mercado Coletas

Para usar a função de coletas, é necessário que o anunciante já utilize o Mercado Envios. Dessa forma, é necessário apenas habilitar a função de coleta no perfil do anunciante na plataforma do Mercado Livre.

Após habilitado, todos os dias um veículo do Mercado Livre coleta as mercadorias a serem enviadas, no endereço indicado pelo anunciante. As encomendas são levadas para triagem em um dos Centros de Distribuição da empresa e, após isso, enviadas pelo meio mais rápido até a casa do comprador.

É claro que nem todos os vendedores podem utilizar o serviço. Isso porque é necessário corresponder a alguns critérios exigidos pelo Mercado Livre para ser encaixado na logística de recolhimento de mercadorias, como:

  • Estar localizado no estado de São Paulo;
  • Ter mais de 20 vendas por dia;
  • Fazer emissão de Nota Fiscal Eletrônica;

A emissão de nota fiscal eletrônica, aliás, pode ser feita pela conta do usuário.

Quais as vantagens do Mercado Coleta

Como você pode perceber, uma das maiores vantagens de utilizar o serviço de coletas do Mercado Livre é não precisar se deslocar até as agências dos correios para o despacho da mercadoria. Só isso já faz com que o vendedor economize muito tempo. No entanto, existem outros benefícios ao usar o serviço.

  • Embalagens padronizadas: ao aderir ao Mercado Coletas, o Mercado Livre fornece embalagens padronizadas do marketplace para o envio das encomendas;
  • Rastreio de mercadoria: ainda que o despacho não seja pelos correios, o anunciante recebe um código de rastreio de seus produtos;
  • Função gratuita: o anunciante não precisa pagar nenhuma taxa extra ao Mercado Livre pelo uso da função coletas do Mercado Envios;
  • Rapidez na entrega: o uso do Mercado Coletas garante que as mercadorias cheguem até os clientes de forma muito mais rápida, visto que todo o processamento logístico é feito pelo Centro de Distribuição do Mercado Livre;
  • Maior exposição no marketplace: utilizar o Mercado Envios Coleta faz com que os anúncios do comerciante apareçam com prioridade no motor de busca da plataforma;
  • Economia no frete grátis: com a função de coletas, o anunciante tem até 50% de desconto na modalidade de frete grátis para produtos novos a partir de R$79;
  • Foco total no pós-venda: como o comerciante não precisa se preocupar com o processo logístico além da separação de mercadorias, ele pode focar completamente no pós-venda de suas mercadorias. Com isso, é possível criar um relacionamento melhor com seus clientes e garantir as recompras por parte deles.

Conclusão

O sistema de coletas do Mercado Livre é mais uma funcionalidade para facilitar o processo de venda do anunciante.

Sendo um serviço sem custo extra, o comerciante conta com a vantagem de agradar ainda mais seus cliente por meio de entregas mais rápidas e de um pós-vendas dedicado. Além disso, a exposição de seus produtos na plataforma também é maior, o que potencializa as suas possibilidades de vendas.

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
Veja mais ›
Fechar