Melhores tipos de embalagens para alimentos – Comparação

Se você empreende no ramo alimentício, confira a nossa comparação dos melhores tipos de embalagens para alimentos e melhore seu negócio!

Melhores tipos de embalagens para alimentos (Imagem: Anna Hill/Unsplash)

Se você já empreende ou pretende começar a empreender no ramo alimentício, é importantíssimo que conheça os tipos de embalagens para alimentos disponíveis no mercado.

Nesta matéria do Revendedor.com.br, você vai descobrir quais são os melhores tipos de embalagens para alimentos disponíveis atualmente, quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas e muito mais!

Leia nossa matéria, comparando os diferentes tipos de embalagem para alimentos, analise sua situação e escolha a embalagem que melhor atender às exigências do seu negócio! Obviamente, deixaremos de fora embalagens cada vez mais defasadas, como as de plástico, que são bastante nocivas ao meio ambiente, dando prioridade às mais sustentáveis (na medida do possível).

Embalagens de vidro

Publicidade

Vamos começar por uma das embalagens mais antigas e práticas quando se pensa em armazenamento de alimentos: o vidro. Além de ter boa durabilidade e resistência, o vidro é impermeável, o que favorece e muito a conservação de alimentos a longo prazo. Ele também é bastante versátil, podendo armazenar de líquidos, como água e molho de tomate, a alimentos sólidos, como picles e pepino.



Além disso, outro ponto bastante positivo do vidro é o fato de ele ser reciclável — e reaproveitável, já que os clientes podem utilizá-lo como vaso, pote ou para criar seus próprios alimentos em conserva.

Porém, quando se pensa em delivery de alimentos, por exemplo, o vidro não é muito recomendado, já que há grandes chances de a embalagem se quebrar durante o transporte até a casa do cliente. Este problema também se estende a outros segmentos da indústria alimentícia, já que embalagens de vidro exigem cuidado redobrado quando o assunto é transporte e armazenamento.

Embalagens de alumínio

Ideais para conserva graças à capacidade de proteger alimentos sensíveis à luz e mais duráveis e resistentes que o vidro, as embalagens de alumínio também são maleáveis, podendo assumir diversas formas. Além disso, também ajudam a evitar a oxidação e conservam os alimentos por um longo período de tempo.

Publicidade


Publicidade


O problema, entretanto, é que muitas vezes as embalagens de alumínio exigem que o consumidor final recorra a ferramentas para abri-las, como abridores de lata, que nem sempre estão à disposição.

Apesar de não serem muito recomendadas para delivery, as embalagens de alumínio são ótimas quando o assunto é transporte de longa distância, pois são facilmente armazenadas em caixas e containers. Além de também facilitarem o armazenamento em estoque, podendo ficar lá por longos períodos de tempo graças ao poder de conservação.

Publicidade

Outra vantagem: as embalagens de alumínio são recicláveis — e sustentáveis, mais ainda do que as de vidro, pois exigem bem menos energia para serem fabricadas.

Publicidade

Aproveite e leia também:
Franquias de lanchonete – As melhores com baixo investimento!

Embalagens de isopor

Bastante leve, uma das principais vantagens do isopor é o seu isolamento térmico, preservando a temperatura dos alimentos e das bebidas por longos períodos de tempo. Justamente por estas duas características, o isopor é amplamente utilizado em delivery, mas pouco em outros segmentos da indústria alimentícia.

Embora nem todos saibam, o isopor, cujo nome verdadeiro é poliestireno, mesmo fazendo parte do grupo chamado termoplásticos, é 100% reciclável, não sendo tão prejudicial ao meio ambiente quanto outros derivados do plástico. No meio ambiente, entretanto, ele pode demorar até 50 anos para se degradar, devendo ser corretamente descartado — o que nem sempre acontece, já que a reciclagem do isopor não é financeiramente atraente para muitas empresas.

Além disso, o isopor também é super resistente contra a ação de bactérias e outros micro-organismos, o que é sem dúvidas um atrativo e tanto em tempos de pandemia. Porém, ele é de difícil customização, o que é um defeito em se falando de divulgação de marca.

Embalagens de papelão

Simples e baratas de serem fabricadas, as embalagens de papelão são amplamente utilizadas no setor alimentício, inclusive em delivery de alimentos. Versáteis, as embalagens desse tipo podem revestir tanto o próprio alimento quanto outra embalagem, a fim de dar uma camada extra de proteção. Além disso, o papelão também é reciclável, sendo uma alternativa ecologicamente sustentável.

Porém, ele tem alguns problemas: ele não é nada impermeável e frágil, estando suscetível a danos. Portanto, exigirá certo cuidado na hora do transporte e do armazenamento.

Uma alternativa mais resistente, semelhante ao papelão, são as embalagens Tetra Pak, amplamente utilizadas para embalar leite, sopa, suco e outros produtos líquidos. Econômica, mais resistente e com proteção a bactérias e outros micro-organismos, as embalagens Tetra Pak podem ser uma boa opção para o seu negócio alimentício.

Veja também:
Franquias de alimentação – As melhores para abrir com até R$ 10 mil!

Publicidade

Embalagens de papel cartonado

Um tipo específico de embalagens de papel são as embalagens de papel cartonados, cada vez mais comuns na indústria alimentícia, especialmente para delivery. Produzidas geralmente em cartão duplex, com várias gramaturas, elas são bem mais resistentes que embalagens feitas de outros tipos de papel.

Além disso, outra vantagem grande desse tipo de embalagem é a facilidade de ser montada e desmontada, o que não só aumenta a velocidade de se embalar, mas também a facilidade de se estocar. O papel cartonado também isola completamente o alimento, preservando-o muito bem.

Publicidade

Por estas e outras vantagens, como o fato de poder ser facilmente customizado com o logo, o nome e as cores da empresa, o papel cartonado é super recomendado para delivery de alimento e também para diversos outros segmentos da indústria alimentícia.

Gostou dessa matéria? Pois leia também:
Melhores fornecedores de embalagens para frango assado

Deixe seu comentário