ATENÇÃO! Esses são os meios de pagamento MAIS utilizados pelos brasileiros: Disponibilize em seu negócio

Meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros
Meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros (Imagem: storyset/Freepik)

A hora de pagar as compras é a mais temida pelos clientes. Por isso, conhecer os meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros é essencial para garantir que ninguém desistirá do seu negócio no momento mais importante.

Não é novidade que, dependendo dos métodos e condições dadas, é aqui que muitos desistem da compra. Afinal, todo mundo quer pagar da melhor forma possível para sua carteira.

Meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros
Meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros (Imagem: storyset/Freepik)

Os métodos aqui discutidos são os preferidos no nosso mercado e mostraremos exatamente o porquê. Usá-los em seu negócio e dar ao cliente a melhor forma de comprar, e, para você, a melhora de receber.

Meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros

Pagamentos via PIX

Lançado em novembro de 2020, o PIX é um meio de pagamento instantâneo revolucionário. Desenvolvido pelo Banco Central do Brasil que permite transferências bancárias 24 horas por dia, 7 dias por semana, em tempo real e sem custo para pessoa física.

Neste tempo, ele já se tornou o meio de pagamento mais popular do Brasil. Apenas em 2022 foram cerca de 24 bilhões de transações, que movimentaram um total de 10,9 trilhões de reais!

As transações podem ser feitas de uma conta bancária para outra, independente de instituição. Estas são identificadas através de uma chave PIX – que pode ser atrelada ao CPF ou CNPJ, número de celular ou código gerado – ou por transação individual, geralmente na forma de um QR Code.

As vantagens do PIX são inúmeras, especialmente como forma de pagamento para um negócio.

Primeiramente, ele é uma opção muito mais rápida e eficiente do que as transferências bancárias tradicionais, que podem levar horas, ou até mesmo dias, para serem processadas. Além disso, ele é gratuito, o que pode representar uma economia significativa em taxas bancárias.

Para as empresas, disponibilizar o PIX como forma de pagamento pode ser uma excelente estratégia para atrair e fidelizar clientes. Afinal, oferecer um meio de pagamento tão eficiente e gratuito é um grande benefício para qualquer nicho, independentemente do público

Por fim, o pagamento via PIX contribui para a redução de custos e a simplificação dos processos financeiros. Isto porque ele elimina a necessidade de pagar taxas, como no uso de maquininhas de cartão. E, uma vez que o comprovante sai na hora e o dinheiro já entra na conta, é muito mais simples evitar fraudes e golpes.

Cartão de crédito

O cartão de crédito, por sua vez, já é um meio de pagamento bastante popular no Brasil há anos. Afinal, ele permite que o consumidor faça compras mesmo sem ter o dinheiro em mãos, de forma parcelada e pagando apenas na data de vencimento da fatura.

Além disso, muitos cartões oferecem benefícios como programas de pontos, descontos em lojas parceiras e segurança na compra, seja em loja física ou na internet.

As vantagens do cartão de crédito para os consumidores são óbvias: ele dá às pessoas a possibilidade de fazer compras que, de outra forma, não seriam possíveis. Isto sem contar a possibilidade de benefícios exclusivos.

No entanto, ele também é bastante vantajoso para as empresas.

Disponibilizar o cartão de crédito como meio de pagamento contribui para o aumento do ticket médio das compras, uma vez que ele permite que os clientes parcelem o valor e, assim, realizem compras maiores.

Assim o cartão de crédito se torna uma ferramenta incrível para a fidelização dos clientes. Oferecer condições especiais para este tipo de pagamento, como parcelamentos sem juros, é ideal nesta hora.

Como disponibilizar o PIX e o cartão de crédito em seu negócio

Para disponibilizar o cartão de crédito em seu negócio, é necessário contar com a ajuda de uma operadora – empresa responsável pela administração deste modelo. Elas oferecem soluções tecnológicas para que as transações sejam realizadas de maneira rápida, segura e eficiente.

O primeiro passo é escolher a operadora que melhor se adequa às necessidades do seu negócio. Para isso é importante levar em consideração fatores como taxas, tempo de processamento das transações, suporte técnico e facilidade de integração com o seu sistema de vendas.

Uma vez que tome essa decisão, é necessário integrar o sistema de pagamentos com o sistema de vendas do seu negócio. Isso pode ser feito de diversas maneiras, dependendo da solução escolhida.

Algumas empresas oferecem plugins para integração com plataformas de e-commerce, enquanto outras disponibilizam APIs para que o desenvolvedor possa criar uma solução personalizada.

Além disso, a maioria oferece uma diversidade de máquinas para cartão de crédito, inclusive integradas com smartphones. Assim garantem o pagamento imediato pelo cliente, geralmente através de conexão com a internet. Esta é a melhor maneira para quem possui estabelecimento físico ou mesmo entregadores.

No caso do PIX, basta disponibilizar as informações necessárias para que o cliente possa realizar a transferência, como uma chave PIX da conta da empresa ou um QR Code gerado para tal propósito.

Por fim, certifique-se de deixar claro para os clientes as opções de pagamento, e incentivar o uso daquelas mais vantajosas para você. Por exemplo, muitos estabelecimentos dão desconto para pagamento à vista no PIX.

Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
Veja mais ›
Fechar