Máquinas de estampar camisetas – comparação das melhores para não errar no seu negócio!

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Se existe uma peça do vestuário que é democrática é a camiseta. Ela pode ser usada de mil e uma formas e ganhou muito destaque nos últimos anos. A diversidade das estampas e nichos de mercado se deve muito a evolução das máquinas de estampa e, também, a criatividade dos empreendedores do ramo.

Se você já tem em mente que tipo de público irá atender e qual será o foco do seu novo negócio de vendas de camisetas, precisará decidir por qual tipo de máquina de estampas é melhor para o seu empreendimento.

A máquina de estampas poderá te ajudar a definir até mesmo qual o tipo de tecido e estampas deseja trabalhar. Por isso, vale a pena você conferir este conteúdo até o final.

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Tipos de estampas e máquinas

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Antes de comprar o equipamento de estamparia é preciso saber que existem várias formas de fazer estampa em tecido e cada uma delas usa funciona de um jeito. Portanto, é preciso ter em mente com qual modelo de estamparia você pretende trabalhar.

Aqui nós iremos falar sobre os modelos de Transfer Sublimação que são os dois modelos mais utilizados em negócios de pequeno e médio porte.

Estes tipos de estampas feitas por máquians de transfer e sublimação não podem ser produzidas em escala industrial, entretanto, são o suficiente para viabilizar negócios que ainda possuem poucos pedidos.

Entenda abaixo a diferença entre cada tipo de estampa e quais as melhores máquinas para cada uma delas:

Estampa de sublimação

O processo de sublimação  acontece a partir da transferência de uma imagem impressa em papel, para um tecido ou superfície tratada com poliéster.

Dessa forma, é feita uma impressão no tecido, como se a peça já tivesse sido fabricada com a estampa.

A estamparia acontece colocando o papel com a imagem e a peça a ser estampada em uma prensa térmica que transfere a estampa do papel para a camiseta ou outro material, pelo calor.

Essa técnica exige sempre que o tecido a ser estampado seja composto de no mínimo 80% de poliéster.

Se você pretende fazer estampas em outros materiais como chinelos, canecas ou garrafas, é preciso que essas peças também recebam um tratamento com poliéster antes de passar pelo processo de sublimação. Ou seja, na sublimação só é possível trabalhar com materiais próprios para personalização.

Outra coisa importante a se saber sobre esta técnica é que ela funciona melhor em superfícies brancas ou claras, não sendo indicadas para uso em peças coloridas ou escuras como o preto, cinza ou roxo.

As estampas feitas por sublimação também funcionam bem em outros tipos de produtos como canecas e chinelos. Por isso, vale a pena considerar ter também para o seu negócio uma máquina de prensa cilíndrica além da plana.

Se for do seu interesse este setor, recomendamos que confira nosso conteúdo sobre máquinas para estampar canecas.

No caso da sublimação, a impressora precisa ser adaptada com tecnologia ‘bulk ink’ e o uso de tinta sublimática é obrigatório. Lembrando que a mesma impressora de sublimação pode ser usada para Transfer.

Outra coisa importante é preferir investir em uma prensa específica para sublimação, pois ela também pode ser usada com transfer, sendo que o contrário não é possível.

Anota o que você vai precisar para abrir uma estamparia de camisetas sublimadas:

  • Impressora jato de tinta com bulkink
  • Papel de transfer sulimático
  • Tinta sublimática
  • Tecido e camiseta com pelo menos 80% poliéster
  • Máquina de sublimação (a prensa térmica)
KIt Sublimação para estamparia de camisetas

Melhores prensas de sublimação

Anota aí quais são as melhores prensas de sublimação/transfer disponíveis no mercado

Prensa Sublimadora Deko Flat Thermal Press
Prensa Deko Sublimação

Essa máquina é específica para trabalho com sublimação e transfer, por tanto conta com controle de pressão e temperatura que se ajustam conforme a técnica.

  • Área de impressão: 38×38 cm
  • Valor: Entre R$1.200 e R$2.000
Prensa Sublimadora Stampcor Jr Rimaq
Stampcolor Junior

Essa máquina é utilizada em superfícies planas e é ideal para trabalhar com camisetas até o tamanho G.

  • Área de impressão: 35×35 cm
  • Valor: Entre R$1.900 e R$2.900 (usada e nova)
Compacta Print R35
Prensa Compacta Print

Máquina de uma das marcas mais reconhecidas no setor de estamparia do país. Ideal para estampas em tecidos e materiais planos. Com controle de tempo e temperatura.

  • Área de Impressão: 35×35 cm
  • Valor: Entre R$ 1.000 e R$2.300 (usada e nova)
Compacta Print P40
Prensa Compacta Print 40

Muito semelhante com a opção anterior, o que muda é a área de impressão que permite estampar tecidos maiores.

Prensa Plana Mecolour SOCD (40×60)
Prensa plana Mecolour

Essa máquina de estampar camisetas é indicada para quem pretende estampar superfícies maiores. A marca é uma das mais reconhecidas no quesito de sublimação do país e é um ótimo custo benefício.

Essa foi a nossa lista com as melhores opções de máquina de camisetas do mercado. Lembrando que além das camisetas, essas prensas planas também servem para estampar chinelos, bolsas, azulejos e demais superfícies planas.

Estampa Transfer

A técnica de Transfer é basicamente uma adesivação da estampa na camiseta, diferente da sublimação que é uma impressão.

O transfer é feito com papel “transfer” que tem uma camada especial que é transferida para a camiseta com o calor da prensa.

Essa técnica permite trabalhar com tecidos de algodão, por exemplo, não exigindo o tratamento ou composição de poliéster. A alternativa é melhor porque tecido de algodão é considerado de melhor qualidade, durabilidade e atende também às pessoas com alergia a tecidos sintéticos.

Outro benefício é que por ser adesivação, e não impressão, ela também possibilita a estamparia em superfícies coloridas e escuras.

Apesar disso, o Transfer pode trazer uma desvantagem se comparado a sublimação que é a durabilidade. Por ser uma adesivação, o tempo de vida das peças tende a ser menor, podendo ocorrer descolagem ou desbotamento da estampa com o passar do uso.

Para abrir uma estamparia de camisetas do tipo transfer você vai precisar:

  • Impressora jato de tinta;
  • Tinta pigmentada;
  • Papel de transfer especial;
  • Prensa térmica transfer;
  • Plotter de recorte.
Kit Transfer para estamparia de camisetas

Silk Screen (Serigrafia)

As camisetas Silk Screen são de maior qualidade, entretanto, possuem um valor de investimento bem mais alto. Afinal, a produção com máquina funciona com diferentes telas. As telas são feitas com recortes que são dispostos em cima dos tecidos, fazendo com que as malhas sejam tingidas e se forme a estampa.

Neste caso, a estampa deve ser pensada para vender em larga escala e não para personalização.  Afinal, para cada cor é preciso criar uma nova tela de recorte. Além disso, o manuseio das tintas e da técnica requer conhecimento prévio.

Para abrir uma estamparia de serigrafia você vai precisar:

  • Mesa própria para estamparia
  • telas
  • rodos
  • emulsão
  • espátula
  • desengraxantes para limpar as telas
  • soprador
  • mesa de revelação
  • estuda de secagem
  • calhas
  • tintas
Kit Serigrafia para estampa de camisetas

Melhores máquinas de serigrafia

As máquinas de serigrafia precisam ser compradas com o kit de tintas e telas. Em geral, possuem um valor um pouco mais alto. As melhores avaliadas no mercado são:

Master Ink
Máquina de serigrafia Master Ink

Esta máquina para a gravação de telas serigráficas UV é uma das mais bem avaliadas do mercado.

  • Area de plotagem: 65x55cm
  • Preço médio: R$ 2.800,00
Lavadora de telas LT-20 Master Ink
Lavadora de telas master ink

A Lavadora de Telas é um preço com melhor custo-benefício e ideal para quer começar a aprender o ofício da serigrafia.

  • Área de plotagem: 60x55cm
  • Preço médio: R$ 1.800,00
Mesa gravadora de telas serigráficas SG-10 Master Ink
Mesa gravadora de telas master Ink

Idel para quem quer fazer camisetas menores e personalizadas. Ela costuma ser um pouco mais demorada para se trabalhar, mas possui excelente custo benefício.

  • Área de plotagem: 60x55cm
  • Preço médio: R$ 800,00 a 900,00

Estampa digital direta (DTG)

A impressão digital é a opção de estampa mais tecnológica que há no mercado e costuma ser usado pelas grandes empresas de camisetas.

Esta opção usa uma máquina que transfere as ilustrações para os tecidos da mesma forma que uma impressora faz com o papel. A diferença é que a tinta utilizada é especial para tecidos.

A grande vantagem deste tipo de estampa é a facilidade de transmitir os desenhos e ilustrações para estampas num processo rápido e fácil.

Entretanto, a desvantagem é que o preço das máquinas e das tintas é bem alto se comparado aos outros tipos de estampas.

Máquinas de estamparia digital direta

Máquina de estampa digital

As máquinas de estamparia digital direta podem custar entre R$ 50 mil usadas e R$ 80 mil quandonovas.

Estas máquinas possuem excelente de suporte técnico e bom desempenho para quem quer larga escala de produção.

As melhores marcas de impressão digital do mercado são:

  • Epson
  • Kornit
  • DTG Digital
  • Brother e
  • Arnajet.

Investimento para abrir uma estamparia de camisetas

Além das máquinas e tintas adequados ao seu tipo de estampa também é preciso considerar outros fatores importantes.

Um fornecedor de camisetas, por exemplo, é indispensável para o seu negócio. Faça uma boa pesquisa de mercado para conseguir boa qualidade e bons preços, assim, você conseguirá viabilizar o seu produto para o cliente final pelo melhor custo-benefício.

Considere todos estes fatores para elaborar o seu planejamento inicial de abertura. E para começar, faça alguns modelos até se adaptar com a máquina, seu estilo de estampa e público alvo.

Dicas para abrir uma estamparia de camisetas

Antes de começar o seu negócio é sempre bom elaborar um plano de ação. Existem várias técnicas de empreendedorismo que ensinam a fazer este planejamento, como o Canva, por exemplo. Aqui vamos personalizar as perguntas mais recomendadas pelos especialistas para este nicho de mercado:

  • Para quem você vai vender? Defina o seu público-alvo e perceba quais os produtos que deseja realizar: pode ser somente camisetas de super heróis como a CZ10 ou camisetas feministas, como a Peita, por exemplo;
  • Como você vai vender?  O seu canal de venda é o meio que usará para fazer as entregas aos clientes. Você pode abrir um ponto comercial,  vender pela internet ou por meio de aplicativos. Defina a sua estratégia de marketing e também de envio, pois caso tenha frete este valor precisará ser repassado ao cliente e interferirá no custo do seu produto;
  • Com quantas vai começar? Não adianta começar a vender sem ter um estoque prévio, pois isso trará uma má impressão para os novos clientes. Faça uma pesquisa preliminar para já garantir alguns modelos e tamanhos diferentes para as peças preferidas. Nas demais, trabalhe sob encomenda caso não tenha escala de produção;
  • Como será o seu atendimento? Defina quais os canais que vai escolher atender, se pelo Whatsapp, mensageiros, telefone, e-mail e garanta que todas as plataformas de atendimento estejam funcionando quando você começar as vendas, pois sempre chegarão dúvidas, sugestões e reclamações.
  • Qual será sua estratégia pós-venda? A melhor coisa para qualquer negócio é fidelizar clientes. Por isso, se você quer ver seus clientes satisfeitos precisa se mostrar preocupado e atencisoso. Anote as preferências de quem já comprou na sua loja e ofereça a ele novas estampas ou um desconto numa segunda compra, por exemplo.

Na hora de começar a vender, recomendamos que confira nossos conteúdos de apoio que podem te ajudar muito a fazer suas primeiras vendas online:

Além disso, vale a pena pensar no pós-venda e no atendimento ao usuário usando o Whatsapp Business.

Você tem uma máquina de estampas, trabalha ou já trabalhou com estampas de camisetas? Então use os comentários para deixar a sua opinião e dica para este tipo de negócio!

Leitor, comente aqui qual é a sua opinião sobre este conteúdo!

Rafaela Trevisan CortesJornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.
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