Ideias para ganhar dinheiro com artesanato na pandemia

Um dos setores que mais ganhou adeptos durante a pandemia, tanto no fazer quanto no comprar, foi o de artesanato. Diversos artesões representaram exemplos de que é possível ganhar dinheiro com artesanato em momentos de crise.

As peças artesanais sempre tiveram um espaço garantido nos hábitos de compra das pessoas. No entanto, de uns anos para cá, o setor ganhou ainda mais importância por conta das tendências de exclusividade crescentes no mercado.

Cada vez mais, os clientes prezam por comprar tanto para si mesmos quanto para dar de presente aquelas peças especiais, muitas vezes feitas com exclusividade para alguém específico.

dinheiro com artesanato
Publicidade

Durante a pandemia isso não se perdeu. Tendo a casa como ambiente de trabalho, é comum querer que o ambiente pareça o mais confortável e acolhedor possível.  Com isso, a busca por objetos de decoração, por exemplo, foi crescente.



Para quem deseja iniciar nesse ramo, porém não sabe muito bem que tipo de artesanato teria boa saída, nós preparamos uma lista com ideias para ganhar dinheiro com artesanato.

Macramê – Ganhar dinheiro com artesanato

O macramê se tornou bastante popular há alguns anos e com a tendência de decorações mais naturais para casa, com plantas e outros itens de estilo parecido, ele ganhou ainda mais relevância.

A atividade diz respeito a um tipo de tecelagem manual, onde os nós feitos no fio criam os formatos das peças.

Publicidade


Publicidade


O macramê pode ser utilizado para fazer peças de decoração da casa, como pendentes, porta-vasos de plantas, e também  para fazer acessórios como pulseiras e colares.

A técnica também pode ser utilizada na confecção de chinelos, bolsas e outros objetos de vestuário.

Publicidade

Para aprender a fazer o macramê, o artesão precisa apenas de alguma habilidade manual. Diversas aulas podem ser encontradas no Youtube e é um negócio que, inicialmente, não exige um investimento muito alto.

Publicidade

Bordado Livre em bastidor

O bordado em bastidor foi uma das novidades artesanais mais vendidas no ano passado e promete permanecer como tendência esse ano.

As técnicas do bordado são tão antigas quanto a própria fabricação de roupas, e com o tempo foram apenas evoluindo.

O bastidor que é utilizado em praticamente todas as técnicas do bordado como apoio para os pontos, a pouco ganhou protagonismo e hoje serve como tela de decoração onde os bordados permanecem.

São diversos os tipos que podem ser combinados com esse tipo de artesanato como as pinturas em aquarela, e até mesmo uma forma 3D de fazer as figuras.

Assim como qualquer outro artesanato hoje em dia, é possível encontrar video aulas desse tipo no Youtube, como no canal Nossa Bordaria do vídeo abaixo, e em outras plataformas que oferecem cursos artesanais.

Amigurumi  – Ganhar dinheiro com artesanato

Para quem já conhece um pouco de crochê, começar a produção de Amigurumis não é uma tarefa tão complicada.

Amigurumis nada mais são do que bonecos feitos de crochê. Essas peças podem ser criadas pelo próprio artesão ou baseadas em personagens já existentes, como os de desenhos animados, livros e filmes.

Os amigurumis se tornaram uma febre já há uns dois anos, e quem trabalha com a sua produção recebe encomendas constantes. Eles são utilizados em decorações de casa e de festas infantis, e também são artigos presenteáveis.

Publicidade

Acessórios artesanais para Pets

2020 foi o ano em que as pessoas passaram a mimar ainda mais os seus pets, visto que os bichinhos foram os fiéis companheiros de muita gente que precisou ficar em casa.

Dessa forma, o mercado de produtos para esse público explodiu e com ele os acessórios artesanais como roupinhas, laços, gravatas, porta-potes de água e ração, entre outros produtos.

Publicidade

Segundo o Sebrae, o ramo de produtos para pet foi o mais buscado do ano passado, o que só reafirma o potencial desse tipo de negócio.

Pães de fermentação natural – Ganhar dinheiro com artesanato

Os alimentos preparados de forma manual e com ingredientes naturais, também são considerados produtos artesanais.

Dessa forma, os pães de fermentação natural e produzidos manualmente também entram nessa lista para ganhar dinheiro com artesanato.

As alternativas de venda para o artesão estão desde a venda para o consumidor final, até a parceria com estabelecimentos comerciais, hotéis, restaurantes entre outros.

Assim como as outras opções desse artigo, é possível encontrar várias receitas de pães de fermentação natural no Youtube.

Veja também: Como vender artesanato para lojistas? Dicas e cuidados

Publicidade

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário