Ideias de negócios para abrir em cidades pequenas – Ideias Lucrativas

Acabou de se mudar, ou vive já há algum tempo em uma cidade pequena e está pensando em abrir um negócio? Nesse artigo nós temos algumas ideias de negócios para cidades pequenas que possivelmente tem demanda, porém pouca oferta na região onde você vive.

Umas das estratégias mais recorrentes para ter sucesso nos negócios é ser um dos primeiros a abrir um negócio em uma região que existe demanda, porém, ninguém conseguir enxergar uma oportunidade.

Porque você não poderia ser o primeiro a revolucionar essa situação, não é mesmo?

negócios-cidades-pequenas

É claro que, de nada adianta abrir um negócio inovador onde você não terá clientes. O mundo dos negócios não pode se feito de achismos, por isso análise e pesquisa sempre será necessário antes de investir qualquer quantia em um novo empreendimento.

Dessa forma, a seguir, além das ideias de negócios para cidades pequenas, nós também temos algumas dicas para que as chances do seu empreendimento engrenar sejam maiores. Pois bem! Chega de papo e vamos ao que interessa!

Estudo de Viabilidade para abrir negócios em cidades pequenas

Antes de colocar em prática qualquer uma das ideias que daremos aqui é imprescindível realizar uma pesquisa de viabilidade de negócio. Dessa forma, você não arrisca a gastar o seu dinheirinho suado em algo que não tem a mínima chance de dar certo.

A melhor maneira de realizar esse estudo é sem dúvida com a ajuda de algum especialista, como é o caso de alguns serviços oferecidos pelo Sebrae. Sendo assim, se tiver condições, não exite em contratar esse serviço.

No entanto, se a renda é contata e não há a mínima possibilidade de contratar serviço especializado, você terá mais trabalho, mas conseguirá realizar essa pesquisa por si mesmo.

Basicamente, nesse estudo você precisará saber exatamente quais serão os seus gastos, despesas e possibilidades de ganhos com o negócio que pretende abrir. Claro que existem outras informações, no entanto, essas são as principais.

Para realizar esse estudo da forma mais certeira possível, faça  esse curso online completamente gratuito do Sebrae. Ele tem duração de 3 horas e com certeza será um ótimo conhecimento adquirido.

Pesquisa de Mercado para abrir negócios em cidades pequenas

Esse é outro levantamento mais do que necessário no planejamento de qualquer empreendimento, afinal de contas, é ele que te dará a noção da demanda que o seu negócio pode ter na região escolhida.

Para realizá-la você deve saber quem é o seu público alvo (com características como idade, gênero, classe social), se existem concorrentes (quem são, quais serviços oferecem, quanto cobram) e qual a potencial demanda do negócio que você quer abrir nessa região.

Essa pesquisa pode ser feita por meio da internet, pedindo para as pessoas responderem algumas perguntas chave, e pessoalmente.

Para entender um pouco mais como deve funcionar isso, veja esse artigo no Portal do Sebrae

Pronto, agora que você já tem noção dos principais pontos que dirão se você deve ou não abrir o negócio que está pensando na sua região, podemos passar para as ideias de negócio para cidades pequenas.

Passeador e Hospedagem de PETs

O amor pelos bichos de estimação não difere muito em cidades grandes ou pequenas, assim como o tempo que as pessoas dispõem para dar atenção a eles.

Dessa forma, uma boa ideia de negócio para abrir em cidade pequena é a de passeador de cães ou mesmo uma creche para PETs.

Muitos donos de bichinhos que trabalham, gostariam de ter um local onde seus amados pudessem ficar durante o dia para que não se sintam sozinhos e com poucos cuidados em casa. Sendo assim, se não existe nenhum negócio desses, na região onde você mora, você pode ser o precursor desse negócio e lucrar bastante.

Só não esqueça que, assim como crianças, é necessário realmente ter todo o cuidado com o PET alheio. Qualquer imprevisto que aconteça, você será o responsável. Por tanto, muito cuidado.

Creche para crianças

Com a falta absurda de vagas em creches públicas, muitos pais buscam locais particulares e de confiança onde possam deixar seus filhos enquanto trabalham. Então, esse também é um ótimo negócio para se oferecer em uma cidade pequena.

Só tenha em mente que, se for cuidar das crianças em sua casa, algumas adaptações precisam ser feitas como colocar proteção na quina dos móveis, comprar alguns brinquedos e artigos para entreter os pequenos, além de ter consciência que dessa forma só é possível oferecer serviços a um número pequeno de clientes.

Porém, se a ideia te parece atrativa e você gostaria de saber como abrir uma creche de verdade, leia esse artigo aqui.

Escola de artes – um dos melhores negócios para cidades pequenas

Se você tem um pezinho no mundo das artes, porque não oferecer serviços como arte-educador?

As escolas de música, teatro e dança são bastante raras em cidades pequenas. Porém, esse universo artístico costuma ter forte apelo sobre as pessoas, em especial sobre os pais que desejam que os filhos pratiquem atividades culturais.

Claro que para oferecer os melhores serviços, o mais interessante é ter real conhecimento dessas áreas, ou contratar profissionais especializados.

Essa sem dúvidas é uma das melhores opções de negócios para abrir em cidades pequenas.

Brechó

Roupas são uma necessidade em todo e qualquer lugar, e com o preço das coisas hoje em dia, mais e mais pessoas tem optado por realizar compras em brechós.

Esse é um negócio fácil de ser aberto e com ótimo retorno financeiro. Sendo assim, se a sua região ainda não tem esse tipo de negócio, ou se tem eles são em pouca quantidade ou tem pouca qualidade, faça diferente e conquiste clientes.

Esse texto aqui é sobre como montar um brechó online, porém, muitas dicas podem ser aplicadas em estabelecimentos físicos. Vale a pena dar uma olhada.

Sebo

Mais um estabelecimento de artigos usados e que também teve uma alta na procura. Muitas cidades não contam com livrarias ou outras lojas com grande disponibilidade de livros. Sendo assim, a abertura de um Sebo é uma das boas opções de negócios para abrir em cidades pequenas, e pode representar uma revolução nessa região.

Leitores são números em muitas cidades e muitas pessoas que vivem na região onde você vive podem ter sonhado diversas vezes com um sebo sendo aberto por aí. Então, porque não fazer a alegria delas e conseguir faturar alto abrindo um negócio desses?

Para saber todos os passos para abrir um Sebo de livros, veja esse artigo onde a gente te explica timtim por timtim.

Veja também

Programa de educação financeira do Facebook ajuda mulheres empreendedoras

E então, gostou das nossas ideias de negócios para abrir em cidades pequenas? Pois então, tudo o que você precisa fazer é realizar aqueles levantamentos que falamos no início do texto e se estiver tudo certo, boa sorte com o seu negócio 😉

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário