Hortifruti Delivery – Venda mais com as entregas de frutas e verduras

hortifruti delivery

Os negócios de entrega a domicílio sempre fizeram sucesso, mas nos últimos tempos eles ganharam diversos atrativos a mais. Com a popularidade em ascensão, mais negócios decidiram investir no formato, inclusive os Hortifruti que adotaram o delivery como forma de expandir sua rede de clientes.

A correria do dia-a-dia faz com que  muitas pessoas deixam de comer frutas e legumes apenas pelo motivo de não conseguirem ir até um hortifruti. Com isso a alimentação passa a ser menos saudável o que pode acarretar problemas de saúde futuros.

Um hortifruti delivery consegue contornar essa situação, já que a pessoa permanece no conforto de sua casa ou trabalho apenas aguardando a chegada de suas compras. Isso pode representar um grande diferencial para o negócio, o destacando da concorrência e de quebra conquistando outros públicos.

A seguir nós te contamos tudo o que é necessário para oferecer esse tipo de serviço e faturar ainda mais.

Planejamento

hortifruti delivery

A primeira etapa de todas para transformar o seu negócio em um hortifruti delivery é planejar muito bem de que forma isso será feito.

É necessário decidir se a empresa realizará entregas durante todo o dia ou terá horários específicos para o atendimento delivery. Também é preciso decidir por qual meio os clientes poderão efetuar os pedidos e se será necessário contratar mais pessoas para atender a essas demandas.

No geral, é necessário que o empreendedor sente e avalie cada coisa que será preciso para que o projeto seja posto em prática com qualidade. Uma olhadinha no Plano de Negócios da empresa pode dar uma “mãozinha” nessa etapa.

Canais de atendimento – Hortifruty Delivery

Essa parte deve constar no planejamento e diz respeito a de que forma os clientes poderão efetuar os pedidos para a empresa.

Apesar de o ideal ser o negócio investir em uma plataforma online para os clientes poderem selecionar as mercadorias e concluírem a compra, isso pode não ser o ideal no início do serviço.

O melhor é utilizar por algum tempo, ferramentas mais simples (e baratas) como o WhatsApp, as redes sociais ou mesmo o telefone, e só após aumentar a percepção de demanda e aceitação do serviço investir de verdade em uma ferramenta própria.

É bom saber que mesmo com a plataforma, o melhor é oferecer mais de uma opção para que o cliente faça suas encomendas. Dessa forma, o mesmo se sente mais confortável por poder escolher a ferramenta mais cômoda para si.

Responsável pelos pedidos

Mesmo no início da oferta do serviço de hortifruti delivery será preciso deixar uma pessoa responsável por receber e organizar os pedidos que chegarem pelos canais de atendimento.

A princípio não necessariamente pode ser preciso contratar outro funcionário apenas para essa função. Porém, se a demanda crescer muito essa pode vir a ser uma possibilidade.

É importante responder os clientes o mais breve possível, esclarecer dúvidas e o modo como o serviço funciona, principalmente se houver horários específicos para realização das entregas.

Além disso, o ideal é que essa pessoa também possa organizar a logística de entregas, organizando as mercadorias por ordem de entrega, ou em um sistema que facilite a chegada dos produtos até o cliente.

Entregas – Hortifruti Delivery

O ponto mais importante do projeto de Hortifruti Delivery com certeza são as entregas. Sendo assim, esse é um ponto que merece atenção especial do empreendedor.

Primeiramente é necessário decidir de que forma essas entregas serão feitas. No caso se o negócio irá utilizar um veículo próprio ou fará uso de aplicativos de entrega como o Rappi, Uber Eats ou iFood.

Se a decisão for por utilizar veículos próprios, obrigatoriamente o empreendedor precisará fazer a contratação de entregadores.

Se optar por utilizar os aplicativos, é possível escolher se deseja apenas usar o app como mais um canal de atendimento e dessa forma utilizar os próprios entregadores, ou se utilizará os entregadores do aplicativo.

Essa decisão precisa ser pautada em uma análise financeira do que vale mais a pena, além é claro, dos prós e contras a depender do objetivo da empresa.

Embalagens para as mercadorias – Hortifruti Delivery

Essa é outra coisa que precisa ser pensada. A forma como o produto chega até o consumidor é muito importante. A apresentação, o cuidado para que nada seja danificado na viagem, etc.

Ao mesmo tempo, é sempre bom escolher uma alternativa de embalagem que seja mais sustentável. Além de realmente cuidar do planeta, os clientes costumam ver com bons olhos empresas que se preocupam com isso.

Uma opção bastante prática, barata e que pode ser bastante apresentável, é optar por sacos de papel kraft ao invés dos saquinhos plásticos, e também caixas de papelão. Ambos podem ser personalizados com a marca da empresa.

Divulgação e Pacotes semanais

Após todo o sistema de entregas planejado, é necessário fazer uma ótima divulgação de que o serviço está disponível.

Para isso, é importante divulgar no próprio estabelecimento, mas também por meio de panfletagem em residências e locais próximos ao hortifruti. As redes sociais também devem ser utilizadas para isso, com postagens sobre como funciona o serviço e outras informações, e conteúdos relevantes.

Agora, para quem já experimentou e aprovou o serviço é bastante interessante oferecer pacotes semanais. Dessa forma você garante vendas antecipadamente.

Nos pacotes semanais você pode montar kits que serão entregues em um dia específico da semana. O interessante desse modelo é que o cliente não precisa se preocupar em escolher o que deseja item por item. Ele pode simplesmente optar pelo kit que mais o agrada, e caso prefira, pedir para trocar um ou outro produto o qual não goste tanto.

Veja também: Supermercado Delivery: Venda remota e entrega de compras

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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