Os 10 hábitos que diferem um funcionário de um líder

Quando entramos em uma empresa normalmente almejamos crescer e melhorar nosso cargo principalmente quando atuamos na área que gostamos. Você talvez já tenha se perguntado “como eu faço para crescer dentro de uma empresa?”. Será que há hábitos que podem te fazer ser visto como um líder?

Existem práticas rotineiras comuns de pessoas bem sucedidas, e nesse texto vamos explorar hábitos de liderança, para que você tenha mais chances de ser visto e escolhido para um cargo melhor na empresa em que você trabalha.

hábitos de líder

1 – Buscar aprender

Um hábito para a liderança é ter o estudo para área que almeja, se você ainda não possui o curso adequado para o cargo, começar um curso é importante.

Publicidade

E se você já tem formação, que tal se aprofundar na área? Isso te colocará a frente dos demais candidatos, estar por dentro da área que atua é um hábito de líder. Além de te abrir portas para maiores cargos até mesmo em outras empresas.



2 – Estar sempre de olhos abertos

Outra dica é ser observador: estar sempre um passo a frente das outras pessoas faz você se destacar entre todos e mostra o seu potencial para liderar sua equipe.

Então esteja sempre atento aos problemas que podem acontecer e aja antes mesmo que aconteçam. Não confunda ser observador com sair falando sobre os problemas da empresa! Lembre-se de ser discreto e procurar sempre que observar os fatos tentar em seguida resolvê-los.

3 – Solucionar os problemas

Como abordamos anteriormente, ser observador é uma característica nata de um líder, mas saber agir sem depender sempre do seu superior demonstra iniciativa e competência. Quando não tiver certeza de como agir é bom perguntar, mas preste atenção para que quando ocorrer o mesmo fato você ter a resposta na ponta da língua!

Publicidade


Publicidade


4 – Saber lidar com as pessoas

É imprescindível para um líder saber se comunicar e ter um bom relacionamento com os demais funcionários. Demonstrar empatia por seus colegas e estar sempre disposto a ajudar, reconhecendo limites e competências além de ser uma qualidade torna o ambiente de trabalho mais agradável para todos.

5 – Ser pontual

Toda empresa admira um funcionário que não se atrasa, este é um hábito que todo colaborador deve ter, principalmente quem pretende se tornar um líder. Seja exemplo para seus colegas estando na empresa na hora certa demonstrando hábitos de líder.

Publicidade

6 – Ser humilde

Tenha humildade para reconhecer os seus erros e pedir ajuda quando precisar. Demonstrar que está suscetível ao erro, mas sempre irá assumi-lo e buscar formas de não repetir te torna uma pessoa de confiança. Tentar esconder o erro ou omitir nunca é um bom caminho.

Publicidade

7 – “Vestir a camisa da empresa”

Já ouviu aquela frase “ser pau pra toda obra”? Se você quer se destacar entre os demais funcionários, um hábito de líder é estar sempre disposto a colaborar com a empresa.

Esse comportamento inclui sugerir melhoras, estar disponível quando precisarem de você e fazer mais do que esperam. Dessa forma você está sempre surpreendendo seus líderes com confiança, inteligência e disponibilidade, chamando a atenção com sua dedicação com a empresa.

8 – Ser Criativo

Ser criativo, trazendo ideias e soluções para empresa, demonstra a sua preocupação com a melhoria e profissionalismo. Portanto, pense em soluções adequadas para os problemas, faça sugestões para melhoria, crie novos conceitos que melhorem a qualidade de trabalho e funcionalidade na sua área.

Uma habilidade de líder é saber organizar sua equipe de maneira funcional e eficaz. Aproveite para conferir essas 10 dicas de como ser mais criativo no dia a dia.

9 – Ser responsável

Se comprometer com os objetivos da empresa, fazer metas e alcançá-las, buscando maneiras novas de atingir os objetivos da empresa assumindo riscos e fazendo acontecer. A responsabilidade é essencial para todos os profissionais, mas para um líder ela é imprescindível.

10- Ter inteligência emocional

Por fim, cabe destacar que refletir sobre todo o esforço que você vem fazendo para crescer em sua empresa e o reconhecimento que você está recebendo é muito importante, pois mesmo que você almeje um cargo de liderança, é preciso saber separar profissionalismo de exploração.

Afinal, infelizmente existem empresas que exigem muito do funcionário sem oferecer nada em troca. Então se você se esforçar e ver que o reconhecimento, promoção ou aquilo que você almeja está distante da realidade, seja o primeiro a se valorizar: busque outra empresa.

Não adianta adotar hábitos de líder se a empresa não oferece espaço para crescimento, portanto, conheça bem o seu ambiente profissional.

Publicidade

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário