Ganhar Dinheiro com Grupos no Facebook: o que você precisa fazer para ter um grupo capaz de gerar renda

O Facebook é uma das redes sociais mais usadas em todo o mundo e também uma das melhores para ganhar dinheiro. Algumas técnicas de marketing são conhecidas, como venda de produtos pelo Market Place e uso de Páginas. Entretanto, uma técnica nem tão comum é a monetização de grupos do Facebook.

Os grupos do Facebook se tornaram mais atrativos para a monetização após as últimas atualizações do algoritmo da rede social. Entre elas, o aplicativo ganhou uma timeline específica para os grupos, além de que aumentou a porcentagem de exposição de publicações deste tipo no feed dos usuários.

Na conferência F8 do Facebook em 2019, por exemplo, o destaque das palestras foi os grupos e como eles são valiosos para a rede social.

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Afinal, a partir deles pode-se avaliar o comportamento dos usuários e obter uma exposição mais rápida entre pessoas que não fazem parte do mesmo círculo social, mas que ainda assim compartilham de um interesse em comum.



Mas como usar dessa pérola do Facebook para conseguir ganhar dinheiro? Aqui vai um manual rápido do que você precisa fazer para monetizar grupos que administra em sua rede social.

Qual a diferença entre Página e Grupo?

Uma Página do Facebook é um perfil oficial. Por meio dela é possível fazer anúncios e propagar suas publicações para o feed de outras pessoas. Entretanto, os anúncios ficam restritos às políticas do Facebook, que são bem complexas.

Enquanto isso, os grupos do Facebook garantem mais autonomia e interatividade entre os usuários.

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diferença grupo e página facebook

Veja também:

Passo a Passo para criar um grupo do Facebook com potencial de monetização

O primeiro passo para monetizar um grupo do Facebook é criá-lo considerando suas possibilidades.

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Para te orientar na criação de um grupo aquecido e com potencial de crescimento criamos este passo a passo rápido. Siga-o para começar um grupo do zero, mas saiba que as considerações aqui levantadas também podem ser usadas para a atualização de um grupo que você já administra.

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Escolha um nicho de atuação

Como o início de qualquer negócio, a primeira definição que se precisa ter é o nicho de mercado. Qual é o seu foco?

Você pode ganhar dinheiro em grupos de saúde e nutrição ou então de artigos musicais, por exemplo.

Na hora de definir o seu público alvo leve em consideração as seguintes perguntas:

  • Quais são os assuntos que interessam o meu público alvo e que podem virar conteúdo para as minhas publicações?
  • Quais as empresas relevantes neste mercado?
  • Existem empresas com parcerias abertas, como programas de afiliados ou potenciais patrocinadores?

Ao responder a estas perguntas você terá um planejamento básico de direcionamento para a sua página. Evite torná-la genérica demais, pois é justamente a sua singularidade que a tornará mais rentável.

Faça o SEO em seu grupo

Criar um grupo do Facebook usando uma boa descrição, título e outras técnicas do SEO te ajudarão a ter um conteúdo mais relevante dentro da plataforma.

Essas boas práticas devem ser adotadas desde a criação do grupo, mas muitas delas também podem ser alteradas mesmo após a criação na parte de configuração.

Categoria

Siga o tutorial para se certificar de que completou os campos mais importantes adequadamente:

Na home do seu Facebook vá em “Grupos”;

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Clique em “Criar novo grupo”;

Selecione a categoria do seu grupo adequadamente. Ao todo são 28 disponíveis:

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  • Casa e Jardim
  • Amigos
  • Local
  • identidade e relacionamento
  • Divertidos
  • Compra e Venda
  • Espiritual e Inspiração
  • Notícias e Política
  • Comida
  • Veículos
  • Arte e Cultura
  • Saúde e Boa Forma
  • Estilo
  • Esportes
  • Animais e Pets
  • Ciência e Tecnologia
  • Pais, mães e família
  • Fotografia
  • Atividade ao ar livre
  • Vizinhança e vivência em comunidade
  • Networking
  • Business (Negócios)
  • Escola e Educação
  • Hobby e Lazer
  • Populares
  • Jogos.

Personalização: título, foto, informações e descrição

Dê um nome atrativo para o seu grupo e que contenha a palavra chave principal. Ou seja, se a sua ideia é monetizar um grupo sobre Viagem uma boa ideia pode ser: Melhores destinos para viajar com a família.

Há empresas que criam grupos somente para a divulgação de um único produto, por exemplo, e funciona muito bem.

como personalizar grupo do facebook

Regras do Grupo

As regras e políticas do Grupo ajudam a torná-lo bem administrado.

Ter uma política de comentários e estimular a interação consciente pode fazer com que novos usuários se sintam confortáveis para participar, por exemplo.

Mas cuidado para não exagerar! Ter que responder várias perguntas para conseguir participar pode fazer com que alguém desista antes mesmo de entrar.

Outra técnica que funciona muito bem é deixar as regras do grupo fixado no post inicial. Assim, você terá certeza de que todos serão relembrados do que pode e não pode fazer, ajudando a manter a comunidade sob controle.

A administração do grupo precisa ser ferrenha em todas as ocasiões. Não deixe de julgar os casos, conferindo e punindo com exclusões, caso necessário.

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Grupo aberto, fechado ou secreto?

Os grupos fechados costumam ser os mais bem sucedidos. Ou seja, é aquele em que os usuários podem conferir o conteúdo, mas para participar precisam ser aprovados.

Não demore para analisar os pedidos de entrada dos seus novos membros. Mas faça com que, ao seu aprovado, se sintam exclusivos e parte daquela comunidade. Se possível, use técnicas que o faça participar neste primeiro momento.

Uma boa ideia é dar as boas-vindas para os usuários da semana ou convidar o novo membro para fazer uma publicação assim que for aprovado.

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tipos de grupo facebook

Use estratégias para conseguir mais participantes

Ao terminar de criar o seu grupo você poderá adicionar participantes. Selecione todas as pessoas que puder.

Após ter criado a página, também poderá convidar via inbox e gerar link de compartilhamento em comentários de outros posts no Facebook.

Convidar membros página facebook

Planeje a publicação de conteúdo

Um grupo rentável precisa ser relevante para seus membros. Para isso é indispensável o planejamento da publicação de conteúdo, que precisa ser regular, interativa e relevante.

Algumas ideias de conteúdos que se adéquam a estes critérios são:

  • Formulários e questionários;
  • Publicações que geram debates ou perguntam opiniões;
  • Publicações que estimulam a interação entre a marca e os membros;
  • Propor suporte ao cliente, dando dicas de uso ou informações relevantes;
  • Conteúdo que entretenha e enriqueça as ideias, proporcionando diversão por meio de informação descontraída;
publicação grupos facebook

Como monetizar grupos do Facebook?

Os grupos do Facebook são o exercício da comunidade. Por isso, tire a ideia da sua cabeça que conseguirá promover um produto unicamente ou fazer propaganda barata.

Os grupos funcionam quando prestam verdadeiro valor aos seus participantes.

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E como fazer isso?

Interação e mais interação. Estimule o máximo que puder da participação dos usuários e seja ativo na solução de problemas e retirada de dúvidas.

Quanto mais valor de informação ou entretenimento trouxer ao seu público, mais forte será seu grupo.

Mas como é difícil ganhar dinheiro só com informação ou entretenimento dentro do Facebook é preciso pensar como lucrar.

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Aqui vai algumas ideias.

como ganahr dinheiro facebook grupos

Venda de produtos e serviços

Promova produtos com tom de ajuda ou sugestão aos usuários, fortalecendo o relacionamento das marcas com os clientes.

Os Grupos no Facebook são canais interessantes para ganhar comissão de vendas de produtos afiliados, por exemplo.

Venda da administração dos grupos

Quando tiver crescido um grupo no facebook poderá vender o direito de administração para outros usuários.

Assim como no comércio de Páginas, essa técnica só vale a pena para grupos fortes e que representam a criação de uma bolha de usuários com perfil relevante para marcas do nicho.

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Neste caso, a monetização é pensada no longo prazo – já que renderá frutos somente após o crescimento de membros e consolidação da comunidade.

Uso de publicidade e patrocínio

Quando um grupo é forte e tem bastante participação dos usuários, vale a pena investir na publicidade e patrocínio de marcas.

Em alguns casos a oferta de patrocínios chega a ser orgânica, isto é, as próprias empresas vão atrás destes canais para anunciar seus produtos ou um evento, por exemplo. Quando isso acontecer, é hora de cobrar pela divulgação.

O Clube da Alice é um bom exemplo disso.

O grupo foi criado em 2014 como uma iniciativa de divulgar trabalhos de empreendedorismo feminino.

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No início de 2020 registrou mais de 500 mil membros e se configura como uma plataforma importante para a divulgação de trabalhos de pequenas empresas.

Atualmente,  o grupo é monetizado por meio do patrocínio de publicações, produtos e a administração  chega a participar de eventos oficiais do setor de empreendedorismo nacional.

 

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Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

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