Ganhar dinheiro como afiliado de e-commerce em 2022 – O que fazer? O que vender? Produtor ou afiliado?

Não sabe como ganhar dinheiro em 2022? Ser afiliado de e-commerce é uma alternativa! Aqui, explicamos o que é afiliado, como se tornar um, o que vender e se compensa mais ser produtor ou afiliado. Confira!

vantagens de ser afiliado

O que é um afiliado?

O afiliado é alguém que anuncia produtos digitais em seus canais online por meio de links. Se uma pessoa da audiência clicar nesse link e fizer uma compra do produto divulgado, o afiliado ganha uma comissão.

Existem diversas plataformas de e-commerce que disponibilizam um programa de afiliado, como a Amazon, Hotmart e EDUZZ. Vale salientar que cada uma delas possui um sistema de comissão próprio, portanto, é possível ganhar valores diferentes nos e-commerces.

Como funciona o programa de afiliados de e-commerces?

Publicidade

Os programas de afiliados de e-commerces têm funcionamento simples! A seguir, indicamos quais são as principais etapas para todos os participantes:



Realização de cadastro no programa

O cadastro é obrigatório para começar a vender como afiliado. Ele é feito online, no site da plataforma de e-commerce, e é gratuito.

Escolha de produtos

Uma vez cadastrado, o afiliado deve escolher os produtos que quer divulgar, é só acessar a lista do e-commerce. É interessante utilizar os filtros de busca, o que possibilitará refinar a lista e exibir somente alternativas adequadas ao seu perfil e audiência.

Solicitação de filiação

Depois de escolher seus produtos, solicite a filiação, procedimento que é feito de maneira simples, basta seguir as recomendações dadas na página.

Publicidade


Publicidade


Este processo nada mais é que conseguir a autorização do dono do produto para divulgação. Quando ele autoriza, já é possível obter o link para promoção em seus canais online.

Divulgação de produtos

Após a autorização, é só divulgar os links dos produtos em seus canais, como perfis em redes sociais, blog, site, entre outros. Quando alguém comprar o produto usando seu link, você ganha a comissão indicada pela plataforma de e-commerce.

Publicidade

O que vender como afiliado?

Uma dúvida costuma ser comum sobre programas de afiliados, principalmente entre novatos no segmento: afinal, o que vender? Esta pergunta é frequente porque normalmente plataformas de e-commerce têm milhares de produtos.

Publicidade

Para acertar na escolha do produto existe uma dica eficaz: considere sua audiência. Por exemplo, suponha que tenha um perfil sobre decoração no Instagram. Neste caso, recomenda-se divulgar produtos para a casa, que é o tipo de mercadoria que seu público está mais propenso a comprar.

Dá para divulgar móveis, quadros, objetos de decoração artesanais, tapetes, almofadas, aromatizadores de ambiente, eletrodomésticos, utensílios domésticos, dispositivos para casa inteligente, entre outros.

Se anunciar algo relacionado à tecnologia, por exemplo, provavelmente não conseguirá um bom índice de vendas. É justamente por isso que se indica escolher o produto que esteja alinhado ao seu público / audiência! Assim, dá para ter um retorno melhor, com maior chance de lucratividade.

Produtor ou afiliado: qual o melhor?

Quem trabalha com esse tipo de programa normalmente tem uma dúvida: compensa mais ser produtor ou afiliado? Para responder essa pergunta, é essencial esclarecer o que é cada um.

O afiliado divulga produtos e ganha uma comissão por cada venda realizada por meio do link promocional. O produtor, por sua vez, cria um conteúdo e o disponibiliza para compra em plataformas de e-commerce.

Para ser afiliado, não há necessidade de ter conhecimento especializado em determinado assunto, basta ter um canal com boa audiência e seguidores. Já para ser produtor, é muito importante ser especialista em algo.

Também é interessante que tenha capacidade de compartilhar conhecimentos de forma objetiva, que conheça seu público, que saiba criar soluções atraentes e possua noções básicas de marketing digital e técnicas de vendas.

Portanto, para saber qual alternativa compensa mais é só considerar seu perfil. Caso não seja especialista em algo, o melhor é ser afiliado. Se tiver muito conhecimento em um tema e demais habilidades requeridas, é interessante ser produtor.

Publicidade

Vale lembrar que para ser produtor também é preciso fazer um investimento para criação do produto. Sua lucratividade pode ser maior, mas se manda mais tempo e dinheiro para ter um produto perfeito.

Para ser afiliado, não há custo direto algum, uma vez que não se cobra pelo cadastro em plataformas de e-commerce.

Publicidade

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário