Ganhar dinheiro como afiliado em 2022 – Ainda é possível? Como está o mercado?

Ser afiliado sempre aparece em listas de como ganhar dinheiro online. Mas, será que ainda é possível ter alguma lucratividade nesse modelo? Como está o mercado nesse segmento?

Aqui, respondemos essas questões e também damos mais informações importantes sobre ganhar dinheiro como afiliado em 2022. Continue a leitura e confira!

afiliado 2022

O que é um afiliado?

Trata-se de alguém que indica e recomenda produtos físicos ou digitais em canais diversos, como blogs, redes sociais e vídeos no YouTube.

Publicidade

Essa recomendação sempre é feita com um link que direciona o cliente para a página em que o produto é vendido. Quando qualquer pessoa faz uma compra por esse link, o afiliado recebe uma comissão.



Os valores de comissão variam de acordo com os programas e produtos, mas costumam ser entre 5% e 20% do valor do produto. Por exemplo, suponha que venda um curso digital de R$ 1.000,00 e a comissão seja de 10%. Logo, seu lucro será de R$ 100,00.

Vale ressaltar que a comissão é paga por venda realizada. Logo, quanto mais pessoas utilizarem o link para compra, mais comissão o afiliado recebe.

Como está o mercado de afiliado?

Uma das principais dúvidas de quem quer investir nesse segmento é como está o mercado, se está saturado. Curiosamente, a pandemia de covid-19 fez com que o número de compras online crescesse muito, portanto, o mercado de afiliados ainda está aquecido.

Publicidade


Publicidade


Para quem se preocupa com o fato de o mercado estar saturado, uma dica é trabalhar com produtos de nicho, que costumam trazer boa lucratividade e ter um índice de vendas elevado.

Afiliado: quais os melhores nichos?

Com a pandemia de covid-19, o número de pessoas que buscam formação profissional online cresceu expressivamente. Logo, o nicho de educação é um dos principais para afiliados.

Publicidade

Tente divulgar cursos de formação e atualização profissional, bem como os de capacitação de curta duração, que normalmente entregam bons resultados.

Publicidade

Além disso, produtos de alimentação e vida saudável, mundo pet, maternidade e marketing digital também estão em alta, inclusive os voltados para criadores de conteúdo.

Como ser afiliado?

Interessado em se tornar afiliado para ganhar dinheiro em 2022? Para isso, é só se cadastrar em uma plataforma de afiliados! Essas plataformas conectam anunciantes e pessoas que têm interesse na divulgação de produtos em troca de comissão.

Utilizando a plataforma, o afiliado tem acesso a possíveis anúncios, além e controlar comissões, tendo uma melhor gestão de todo o processo de divulgação e pagamentos.

Para os afiliados, o cadastro na plataforma é gratuito, logo, não se paga nada para divulgar produtos. Confira como funciona todo o processo na prática:

  1. A pessoa se cadastra na plataforma de afiliados;
  2. Já afiliada, a pessoa se inscreve em produtos e serviços que quer divulgar e espera a autorização do anunciante, bem como o link utilizado para divulgação;
  3. Após a liberação, o afiliado já pode divulgar o produto ou serviço em seus canais;
  4. A cada venda feita usando o link de afiliado, a pessoa ganha uma comissão.

Principais plataformas de afiliados

Há várias plataformas de afiliados, o que permite se inscrever em uma ou mais de uma que seja adequada ao seu perfil. Abaixo, listamos as principais:

Monetizze

Trata-se de uma plataforma de afiliado com foco em conversão, com possibilidade de personalização e uso de ferramentas que ajudarão a analisar dados e delinear uma estratégia que traga resultados.

Hotmart

A Hotmart é uma plataforma de afiliado voltada a cursos online, principalmente. Já possui mais de 700 mil usuários, mas oferece a possibilidade de selecionar produtos mais relacionados à sua audiência, ajudando a segmentar e ter melhores resultados na divulgação.

UOL Afiliados

O UOL Afiliados é uma alternativa para quem busca programas com pagamento diferenciado. Todos os afiliados recebem por click no link, portanto, se um potencial cliente clicar no link e não fizer a compra, dá para receber comissão mesmo assim.

Publicidade

Logo, é uma opção para quem está atrás de programas que possibilitem alguma lucratividade mesmo que a compra não seja realizada.

Amazon

A Amazon tem um programa de afiliados que possui o diferencial de pagar comissão não somente sobre o produto divulgado, mas também sobre outros itens da compra do cliente.

Publicidade

Suponha que o afiliado divulgue um livro pelo link, o cliente acesse esse link, compre o livro e mais um dispositivo inteligente para casa, como a Alexa. Neste caso, o afiliado ganha comissão sobre os dois produtos e não somente no livro.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário