Aprenda a ganhar dinheiro com hortas orgânicas e hidropônicas – surpreenda-se!

Hortas orgânicas e hidropônicas são alternativas para empreender e ganhar dinheiro. Mas, você sabe o que são e como fazer esse investimento? Aqui, damos essas e outras informações. Confira e aprenda a ganhar dinheiro com esse tipo de horta!

hortas organicas e hidroponicas

O que é horta orgânica e horta hidropônica?

A princípio, é importante conhecer o que é horta orgânica e horta hidropônica, o que ajudará a entender como cada uma funciona e quais são seus diferenciais.

A horta orgânica é uma área de plantação em que se cultiva alimentos orgânicos, ou seja, que não receberam adubos químicos ou agrotóxicos durante seu desenvolvimento.

Publicidade

Por isso, há um maior respeito à natureza, com foco na preservação de recursos naturais. Além disso, garante-se alimentos muito mais saudáveis, alternativas que têm sido muito buscadas pelos consumidores.



Já a horta hidropônica é um sistema de cultivo de hortaliças feito somente com a imersão de raízes em água rica em nutrientes. Portanto, não há o uso de terra, o que torna o sistema uma alternativa interessante para quem não tem um terreno próprio para plantio.

Como montar hortas orgânicas e hidropônicas

Saber montar hortas orgânicas e hidropônicas é essencial para aumentar a possibilidade de sucesso do empreendimento. Confira, a seguir, dicas para estruturar seu negócio:

Escolha entre horta orgânica e hidropônica

A escolha entre ambos deve considerar o terreno para plantio e o orçamento disponível. Lembre-se que em ambos os casos é preciso realizar investimentos pontuais.

Publicidade


Publicidade


No caso da horta orgânica, deve-se investir em ferramentas para cultivo e plantio, bem como em insumos. Trata-se de uma alternativa interessante para quem possui um terreno fértil de pequeno a médio porte e quer aproveitá-lo para lucrar.

Já no caso da horta hidropônica é preciso montar a estrutura de imersão na água, assim como investir em ferramentas e insumos. Essa opção é um bom investimento quando não se tem terreno com solo fértil e prepará-lo demandaria muitos gastos e cuidados complexos.

Publicidade

Faça um planejamento

Um dos passos iniciais é fazer um planejamento que funcionará como um guia para o empreendedor, sabendo exatamente como aproveitar a área de plantio e no que precisa investir.

Publicidade

Defina o que plantará

Se for uma horta orgânica, escolha o que plantará com base nas informações sobre o solo. Para obtê-las, basta realizar uma análise do terreno, o que possibilitará conhecer suas características.

Dessa forma, é possível identificar previamente se o solo apresenta uma deficiência nutricional, acidez alta, entre outras características, podendo estabelecer um plano para prepará-lo adequadamente e ter maior chance de sucesso na safra.

Se optar pela horta hidropônica, plantar verdura é muito comum. É o caso da alface hidropônica, bem como do agrião, rúcula, entre outras folhas. Mas, saiba que praticamente qualquer alimento pode ser cultivado em hidroponia.

Por exemplo, dá para plantar morango em hidroponia, bem como mudas de árvores, brócolis, melão, repolho, pepino, pimentão, arroz, tomate, entre outros alimentos.

A diferença é que alguns desses alimentos demandam uma estrutura de hidroponia especial que exige mais espaço e investimento. Logo, é muito importante analisar se tem tudo isso para investir em outras culturas que não as de verduras.

Invista em ferramentas e insumos de qualidade

Ferramentas de qualidade são resistentes a danos, portanto, durarão mais. Se escolher ter uma horta hidropônica, também é importante que a estrutura de imersão tenha materiais de qualidade.

Sobre os insumos, lembre-se de adquiri-los de fornecedores experientes, o que possibilitará garantir sementes e mudas livres de doenças e pragas.

Acompanhe o desenvolvimento das plantas

Durante a produção, sempre acompanhe o desenvolvimento das plantas e faça as correções necessárias para garantir uma boa safra. Normalmente se realiza adubações, podas e retiradas de plantas invasoras.

Publicidade

Como vender orgânicos e hidropônicos

A venda de produtos orgânicos e hidropônicos pode ser feita para feirantes, supermercados e lojas especializadas em alimentos produzidos por meio desses sistemas de cultivo.

Além disso, a venda para restaurantes, padarias, lanchonetes e bares também é uma boa alternativa, inclusive para pequenos comércios de bairro.

Publicidade

Outra possibilidade de venda é de trabalhar com produtos derivados, como saladas prontas, doces, tortas, sorvetes, bebidas, entre outros. Tais alimentos possuem alto valor agregado e possibilitam que o produtor lucre mais.

Sempre invista em boas práticas de produção, bem como em técnicas de armazenamento e de transporte adequadas, para assegurar a qualidade dos produtos.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário