Freelancer na Internet – Como ganhar dinheiro com trabalhos online

Trabalhar como freelancer na internet é uma forma de fazer uma grana a mais no fim do mês, e há algum tempo esses trabalhadores ganharam novas ferramentas para realizarem seus trabalhos. Isso fez com que mais pessoas apostassem na modalidade e tem ajudado bastante aqueles que perderam seus empregos recentemente.

O freelancer é um profissional que pode atuar em diversas áreas e acaba prestando serviços sob demanda, sem registro contratual com o contratante.

Muitas pessoas optam por esse tipo de trabalho, mesmo sendo contratadas de empresas, afinal, ele serve como uma ótima complementação de salário.

Publicidade

Os trabalhos freelances amparam toda e qualquer tipo de categoria, dessa forma, as oportunidades para diversos profissionais acabam sendo numerosas.



Da mesma forma, buscando por esses serviços na internet, é bom ter em mente que haverá uma vasta concorrência sobre cada serviço disponível. Sendo assim, é bom usar de artifícios como a experiência e a oferta de preços mais acessíveis para conseguir ganhar os trabalhos.

A seguir você acompanha uma lista de ferramentas online que podem ajudar o freelancer a encontrar trabalho de maneira mais fácil.

Vantagens de trabalhar como freelancer na internet

freelancer na internet

Antes de irmos para a lista, se você está pensando em trabalhar dessa forma, contudo não sabe exatamente se essa é uma boa ideia, vamos falar um pouco dos benefícios de trabalhar como freelancer.

Publicidade


Publicidade


Entre as principais vantagens desse trabalho podemos citar:

  • Horários flexíveis: Essa é com certeza a maior vantagem de todas. Como freelancer da internet a maior parte do trabalho é em home office, dessa forma, você pode escolher quantas horas e em quais momentos do dia quer trabalhar.
  • Sem chefe: claro que você irá precisar cumprir com suas tarefas da melhor forma possível e se reportar ao contratante para tirar dúvidas e em outras situações, mas em relação a chefe, você não precisará lidar com esse tipo de hierarquia.
  • Contatos: ao trabalhar como freelancer você consegue expandir seus contatos e realizar networking com diversas pessoas e profissionais interessantes da sua área.
  • Controle total dos seus ganhos: com um trabalho de freelancer você consegue um controle completo sobre as suas finanças, sem depender de RH ou contadores de empresas para realizar o cálculo dos seus ganhos.

Plataformas online para conseguir trabalho freelancer na internet

Agora que você conhece os benefícios dessa modalidade de trabalho, vejamos quais são as plataformas online que podem ajudar o profissional a conseguir trabalhos.

Publicidade

Workana

O Workana é uma das plataformas mais utilizados por freelancer e contratantes que precisam de profissionais para realizar os mais variados tipos de serviços, em especial os de comunicação.

Publicidade

A plataforma funciona como um guia de freelas onde você seleciona as categorias e serviços que gostaria de prestar, e o site filtra os anúncios que tenham a ver com as suas definições.

São diversos autônomos e empresas que acabam publicando anúncios para trabalhos no Workana. Esses trabalhos sempre contam comum valor mínimo estipulado para a realização do trabalho, contudo o profissional tem total liberdade para colocar o preço que quiser sobre seus serviços.

A plataforma cobra uma pequena porcentagem sobre o valor dos trabalhos realizados, e essa taxa é demonstrada no momento em que o freela digita o valor que deseja receber pelo serviço.

Freelancer

Essa é uma plataforma mundial para os profissionais que trabalham na modalidade de trabalhos livres.

Ela consegue conectar mais de 10 milhões de pessoas em um mesmo site e as ofertas de trabalho são variadas entre categorias de: marketing, redação, TI, comunicação, ciências entre diversas outras.

O modo de processos do Freelancer é bastante parecido com o do Workana e para utilizá-la basta concluir um cadastro com seus dados e aptidões profissionais.

99 freela

Mais uma plataforma similar as anteriores, o 99 Freela surgiu como um site de freelances apenas para a galera que trabalha com programação e TI. No entanto, o projeto deu tão certo e hoje ele é mais um dos grandes sites em que empresas e profissionais buscam e encontram trabalhos.

A ideia no 99 Freela é semelhante aos das outras duas opções, dessa forma, o profissional deve efetuar seu cadastro e selecionar suas preferências de trabalho.

Publicidade

Em seguida, basta se candidatar nos anúncios de “jobs” divulgados no site. Toda a transação de valores é efetuada pela própria plataforma.

Outras maneiras de trabalhar como freelancer

Para além das plataformas, o profissional também pode buscar trabalhos de outras maneiras.

Publicidade

As redes sociais, por exemplo, contam com diversos grupos desses tipos de “jobs”. Basta pedir para fazer parte e se candidatar as vagas que mais tem a ver com o seu perfil profissional.

Outra ideia é, ao invés de aguardar os anúncios de vagas, ir atrás de trabalho por conta própria.

Por exemplo, digamos que você trabalha com edição de vídeo e existe alguma empresa na sua cidade que até trabalha com esse tipo de mídia mas de uma forma muito amadora. Você pode entrar em contato com essa empresa e oferecer seus serviços para que a mesma melhores sua comunicação.

Para isso, o ideal é apresentar bons trabalhos anteriores e trabalhar a princípio com valores competitivos que conquistem a atenção e confiança do potencial cliente.

Outra ideia é se você é muito bom em gramática, formatação de textos e escrita. Você pode oferecer por meio das redes sociais mesmo e uma rede de conhecidos, seus serviços de revisão, tradução e outros que dizem respeito as suas aptidões.

Veja também: Ferramentas de produtividade: 9 opções gratuitas para te ajudar em 2021

Publicidade

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário