5 franquias inovadoras que chegaram ao Brasil em 2020

O ano de 2020 observou um aumento no empreendedorismo como alternativa para a crise que fez o desemprego bater níveis recordes no Brasil. E um dos modelos mais buscado por novos empreendedores foi o de franquias, que além de aumentar sua popularidade também apresentou alguns negócios diferentes daqueles que estamos habituados, com ideias inovadoras.

Observando a atuação destas empresas que oferecem serviços incomuns, o site Pequenas Empresas & Grandes Negócios listou sete franquias inusitadas que surgiram em 2020.

Nós trouxemos aqui algumas dessas histórias e explicamos também como funciona o modelo de negócios que fazem essas franquias serem inovadoras. Quem sabe algum destes formatos não te desperta interesse em investir, ou mesmo dá o estalo que falta para desenvolver a sua ideia de empreendimento?

franquias inovadoras

1 – Doca Omni Store (Mormaii)

Este é um projeto de franquias que marca a entrada da Mormaii, varejista do setor de moda, no universo OmniChannel. O segmento OmniChannel é responsável por fazer a integração entre fabricante, lojas físicas, e-commerces e o consumidor final.

No caso do projeto de franquia da Mormaii, as fábricas e lojas atuam como docas para as regiões onde estão inseridas. Assim, o franqueado ficar responsável por realizar as entregas de última milha para os clientes.

Para conhecer melhor o novo formato de franquias da Mormaii, e preencher o formulário de interesse, é só acessar o site da rede por meio deste link.

2 – Casa Group

A Casa Group está inserida no mercado de vending machines, e é especializada em equipamentos personalizáveis. Apesar de a empresa ser norte-americana, o seu fundado é o brasileiro Claudio Landsberg.

Aqui nós já explicamos o que são e como funcionam as vending machines, que basicamente se tratam de máquinas de venda automática, como a de refrigerantes, por exemplo. O diferencial da Casa Group é a customização, conforme você pode conferir no site da empresa.

Em 2020, a rede chegou ao mercado brasileiro com o objetivo de atender a demanda pelo varejo sem toque no país. Até aqui, a Casa Group já atendeu marcas como Petz e C&A, que inaugurou esse ano uma máquina de vender camisetas em São Paulo.

3 – Buratto Consultórios

Este é um empreendimento que “sem querer” virou uma franquia de consultórios médicos. A fundadora da empresa, Cássia Buratto, comprou um espaço muito grande e caro para abrir seu consultório de acupuntura, e resolveu dividis os custos locando consultórios para outros profissionais.

Hoje, a Buratto Consultório é uma rede de coworking exclusivo para profissionais de saúde, que conta com cinco espaços diferentes em áreas bem localizadas. Além do ambiente para os consultórios, a empresa também oferece todos os serviços e infraestrutura necessários para o funcionamento, como os alvarás necessários e um sistema próprio para prontuário, agendamento e controle financeiro.

Para conhecer melhor o trabalho da Buratto Consultórios e entrar em contato com representantes, é só acessar o site da empresa disponível neste link.

4 – CAMES Brasil

A área de atuação da Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada (CAMES) é a resolução de conflitos fora do Poder Judiciário. A empresa foi criada em 2016, mas entrou para a categoria de franquias este ano, oferecendo serviços diferentes do comum na modalidade.

A rede trabalha com mediação e arbitragem na solução de conflitos patrimoniais, financeiros e contratuais. O objetivo de sua atuação é oferecer soluções seguras e mais rápidas que o caminho judicial.

O site da CAMES Brasil apresenta os destaques da empresa e vantagens de se trabalhar com ela, e as informações sobre o formato “franquia” você pode encontrar na página “Seja Sócio” disponível a partir deste link. O valor informado de investimento é a partir de R$ 60 mil, e em caso de interesse é possível entrar com representantes por meio dos canais informados no site.

5 – Go Fit Truck

Outro segmento presente na lista de franquias inovadoras que surgiram em 2020 é de academias. A Go Fit Truck é uma academia itinerante, que pode ser levada para diversos lugares dentro de um carro.

A ideia surgiu como uma maneira do criador Leonardo Lívio diminuir os custos de suas academias convencionais, e hoje está na vanguarda de um novo conceito do setor. O serviço é oferecido nos melhores locais ao ar livre disponíveis na região demarcada, proporcionando mobilidade para o negócio e conforto para os alunos.

No site, os representantes da Go Fit Truck destacam que não é necessário ser um gestor de negócios ou profissional de Educação Física para investir em uma franquia da rede. Afinal, os franqueados contam com todo o suporte necessário para iniciar e gerenciar o seu negócio.

O retorno estimado do investimento é de 10 meses, e para conhecer melhor a franquia e manifestar interesse em uma unidade, é só clicar aqui para acessar o site da rede.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário