Franquia Perfeita existe? Dicas para escolher a melhor franquia para você!

É cada vez maior o número de pessoas que pensa em iniciar um investimento por meio de uma franquia que tenha a sua cara e boa lucratividade. Mas, será que a ideia de franquia perfeita existe?

As franquias são opções atrativas para se investir por, na maioria das vezes representarem baixo risco. No entanto, ainda que se compre uma franquia famosa, não será apenas isso que definirá se a franquia é ou não perfeita. Isso porque a questão de “perfeição” está diretamente ligada ao objetivo do empreendedor.

Dessa forma, o que pode ser o ideal para um negociante pode não ser para o outro. Por isso, que antes de fechar negócio com uma franqueadora, é necessário pesquisar muito sobre a marca.

franquia perfeita

A seguir nós damos algumas dicas que certamente te ajudarão na tarefa de escolher a franquia perfeita para você.

Pense no capital de investimento

A primeira coisa que precisa ser avaliada com bastante lucidez é a quantia que se tem para realizar o investimento.

Um dos pontos da franquia perfeita para você é que a mesma caiba muito bem no seu orçamento e impeça que seja necessário se endividar de forma exagerada para conseguir adquiri-la.

Além disso, ao pensar no montante o empreendedor também precisa guardar um valor a mais que servirá como capital de giro. Isso é claro, no caso de os valores totais da franquia já não preverem essa quantia.

Outra coisa importante antes de fechar com uma marca é avaliar se os valores cobrados por ela estão de acordo com o que a mesma oferece. Nesse momento o ideal é fazer comparações entre opções do mesmo segmento e na mesma faixa de preço, e avaliar:

  • Qual o reconhecimento que essa marca possui;
  • O que a franqueadora oferece de suporte ao franqueado;
  • O valor da taxa de franquia é compatível?

Acessando o site da Associação Brasileira de Franchising (ABF) é possível ter um release melhor de cada empresa. No entanto, o ideal também é procurar em outros canais sobre as franquias que se está cogitando.

Segmento de gosto do empreendedor – Franquia Perfeita

Uma franquia só pode ser perfeita se o empreendedor realmente gostar daquilo que faz.

Dessa forma, outra dica é optar por um segmento de franquia que te agrade e que não acabe se tornando um sacrifício de administrar.

Por isso avalie bem aquilo que você espera do seu negócio. Liste aquele tipo de franquia que você gostaria muito de trabalhar e aquele que seria impossível.

Tenha um objetivo claro

Para que um negócio acabe sendo ideal é preciso reconhecer o que se espera dele. Sendo assim, trace os objetivos que você tem ao abrir o seu negócio próprio.

Com isso em mente é preciso listar que tipo de administração você gostaria de fazer. Por exemplo, pode ser que você tenha outros negócios para dar atenção, e por isso o ideal seria abrir uma franquia que não exija a sua presença constante.

A mesma coisa se a ideia é poder trabalhar sem sair de casa. Nesse caso o ideal seria optar por uma franquia home office.

Uma média de valores que seria interessante faturar por mês também ajuda muito nessa lista de objetivos. Com tudo isso avaliado, já é um pouco mais fácil filtrar as opções.

Avaliações se o negócio é confiável – Franquia perfeita

Nós já explicamos aqui como saber se um negócio franchising é ou não confiável e esse é outro ponto que você precisará ficar de olho.

A franquia perfeita é aquela que atende a maior parte dos critérios de confiança de um negócio. Sendo assim é preciso pesquisar qual o histórico de mercado da rede de franquias da marca, qual a opinião de outros franqueados, qual a solidez da mesma no mercado, entre outras coisas.

Lembre-se, a franquia perfeita para você será aquela que dará o mínimo de dor de cabeça possível, principalmente em relação a confiança.

Demanda de clientes pelos produtos ou serviços da marca

Apesar de ser muito importante que o empreendedor escolha um segmento que lhe agrade, não adianta escolher um negócio que não tem clientes. Esse é um erro clássico de muitos empreendedores que acabam fracassando nos negócios.

Por isso, antes de optar por uma ou outra opção busque saber se a franquia tem um potencial grande de conquista de clientes na região que você pretende abri-la.

Caso você perceba que as chances de o negócio ter clientes é baixa, tente optar por outro que consiga alinhar os seus gostos e a necessidade dos consumidores da sua localidade.

Como você pode ver, não existe franquia perfeita no geral, e sim o que é perfeito para cada tipo de empresário. Tenha autoconhecimento para identificar o que você espera do seu negócio e certamente você ficará mais satisfeito administrando a sua empresa.

Veja também: Franquia de limpeza Maria Brasileira fatura milhões em 2020

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário