Franquia Natura existe? Saiba como funcionam as lojas da marca

A Natura é uma das maiores marcas do Brasil, reconhecida mundialmente pela qualidade de seus produtos e pela sua política sustentável. Mas será que além de seus consultores, a Natura também tem franquia, como é o caso do Boticário, por exemplo?

A resposta para essa questão é sim, a Natura também tem franquia de lojas, porém seu modelo de aquisição é um pouco diferente do usual.

A Natura foi fundada em 1969 e desde 1974 seu principal modelo de vendas é a direta por meio de seus mais de 1 milhão de consultores espalhados pelo Brasil.

Durante muito tempo, eram pouquíssimas as lojas físicas da Natura que podiam ser encontradas no Brasil e todas elas pertenciam a própria empresa, ou seja, não havia franqueamento. Isso mudou a partir de 2017 quando a marca decidiu por ingressar no ramo do franchising e criou a franquia “Aqui tem Natura“.

Veja a seguir como funciona uma franquia Natura e quais os requisitos para se tornar um franqueado.

Como funciona uma franquia Natura

franquia Natura

O modelo de franquias da Natura é bastante recente, porém já conta com mais de 400 lojas franqueadas espalhadas pelo país. Isso se deve a estratégia adotada pela marca que tem em seus consultores o público-alvo de seus modelos de loja.

Basicamente, a Natura tem como foco transformar seus próprios revendedores em franqueados da marca. A preferência é para aqueles que já possuem estabelecimento físico, porém, qualquer um que tenha interesse pode ser avaliado pela empresa e se tornar dono de loja.

Essa jogada fez com que ficasse um pouco mais fácil a expansão de unidades franqueadas. Isso porque, ao ser um consultor, o empreendedor já possui conhecimento prévio sobre a empresa, e tem noções básicas sobre as operações da marca. Com isso, a empresa tem meio caminho andado na jornada de encontrar interessados em adquirir uma franquia.

Ao adquirir uma franquia, a marca garante todo o treinamento e especialização ao franqueado para que o mesmo gerencie seu negócio conforme as diretrizes da empresa.

Como se tornar um franqueado Natura

Seguindo a lógica estrategista da empresa, para se tornar um franqueado Natura é preciso construir uma jornada como consultor da marca por pelo menos um ano. Além disso, é necessário ser no mínimo nível prata no plano de crescimento de consultores da empresa.

Para ser escolhido como franqueado, é preciso que o consultor que atende aos pré-requisitos já informados, entre em contato diretamente com a marca e envie uma proposta de franquia. Dessa forma, a empresa consegue avaliar a viabilidade dessa proposta se encaixar na estratégia de expansão da marca.

Alguns dos pontos considerados muito importantes para essa avaliação são a localização da unidade que se pretende abrir e também o perfil do franqueado.

O perfil do franqueado diz respeito ao alinhamento dos objetivos do interessado e da empresa. No caso os especialistas da marca irão avaliar por meio de entrevistas, se o interessado tem espírito empreendedor e de administrador, qual a experiência (ou falta dela) com vendas e/ou outros tipos de atendimento ao público, entre outras coisas.

Caso o interessado seja julgado apto para ter uma franquia Natura, a empresa prestará todo o suporte em relação a preparação do profissional, sua equipe e seu estabelecimento.

Valores de investimento em uma franquia Natura

Assim como outras franquias, o empreendedor interessado em abrir uma franquia Natura também precisa se atentar ao investimento exigido para a abertura de uma unidade.

Infelizmente a empresa não divulga publicamente qual o valor necessário para iniciar as operações de franquia. Apesar disso, a empresa já deu declarações alegando que esses valores são extremamente competitivos.

Levando-se em conta que o modelo de franchising é relativamente novo para a empresa, é de se esperar que a empresa realmente pratique valores um tanto abaixo de seus concorrentes. Outra indicação disso, é o seu público alvo serem os consultores da marca, usualmente pequenos empreendedores sem tanto potencial econômico.

Apesar de não sabermos exatamente os valores da franquia Natura, sabemos que o investimento na franquia diz respeito a:

  • Estoque inicial de produtos da loja;
  • Inauguração;
  • Treinamentos e consultorias;
  • Fundo de propaganda;
  • Direitos de uso da marca.

Não se sabe se a empresa pratica a cobrança de taxa de franquia ou se isenta seus franqueados desse valor, assim como faz o Boticário.

Outra coisa que a empresa não específica, mas é algo que o empreendedor precisa se atentar é com os custos relacionados ao estabelecimento físico onde será instalada a loja. Caso o empreendedor já tenha um local desses, ok. Do contrário será necessário fazer uma boa pesquisa por ponto de venda e arcar com aluguel, compra e possíveis reformas.

Antes de conversar com a empresa em relação a franquia, o ideal é pesquisar e se basear em valores praticados pela concorrência da marca. Ainda que os valores sejam abaixo dessas, ao menos o empreendedor já fica preparado do que pode vir a ser a proposta financeira da empresa.

Como você viu, o caminho mais curto para se tornar um franqueado Natura é iniciar sua jornada como revendedor da marca. Aqui no site nós temos várias matérias no menu “Natura” que esclarecem vários pontos sobre como é ser um consultor da maior marca de cosméticos do Brasil. Vale a pena navegar por lá e pegar várias dicas.

Veja também: Produtos da Natura mais vendidos no dia das mães

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário