Franquia Melissa – Lucros, investimentos e como abrir

A franquia Melissa é uma das redes de sapato mais populares do Brasil, afinal, muitas clientes usam os produtos Melissa desde a infância.

O inconfundível cheirinho de chiclete que apenas os sapatos da Melissa têm, é uma marca registrada da empresa e desde sempre conquista meninas, adolescentes e mulheres em todo o Brasil. A Melissa se tornou muito mais do que um sapato, ela é um estilo carregado pelos fãs fiéis da marca chamados de “melisseiros.” Toda essa fama, acaba sendo um dos motivos que fazem da franquia Melissa um ótimo negócio para se investir.

O empreendedor que se identifica com o setor de moda e estilo, com certeza ficará bastante satisfeito ao gerenciar uma loja Melissa. Isso porque, além de um mercado com alta demanda, a marca também é conhecida pela qualidade do suporte prestado aos seus parceiros.

franquia melissa

Se você quer saber mais sobre a marca, além do investimento necessário para adquirir uma franquia, fique ligado até o final desse artigo que nós explicaremos tudo o que você precisa fazer para se tornar um parceiro Melissa.

Historia da Melissa

A história da Melissa começou em 1979 quando a empresa de sapatos Grendene decidiu que era hora de lançar mais uma marca para completar o seu catálogo de produtos. Decidiram por criar sapatos utilizando como matéria-prima o plástico e depois de vários experimentos frustrados finalmente acertaram o modelo. Dessa forma, foi criada a primeira e mais famosa sandália da marca, a Melissa Aranha, que tinha seu modelo inspirado nos sapatos utilizados pelos pescadores franceses.

A partir de então, o sucesso da Melissa foi expandido para o mundo todo e em 1983 a marca lançou um projeto inédito no mundo da moda. Nessa ação, a marca reuniu inúmeros super estilistas do mundo todo para assinarem alguns modelos de seus sapatos. Nisso, nomes como o de Jean Paul Gautier e Vivienne Westwood foram cravados para sempre na história da empresa brasileira, e a Melissa reconhecida como uma das grandes inovadoras da moda e estilo mundial.

Atualmente, a marca conta com mais de 500 modelos de sapatos e exporta para mais de 80 países.

A ideia de transforma a Melissa em franquia surgiu mais recentemente, em 2012, com a criação do Clube Melissa. Desde então, são quase 200 lojas espalhadas pelo país.

Investimento na franquia Melissa

O investimento para abrir uma franquia Melissa varia muito por conta do ponto comercial escolhido para a instalação da loja. No entanto, nesse valor inicial costumam estar inclusos a construção do espaço de vendas, mobiliário e capital de giro. No entanto, para ter certeza de tudo que esse valor inicial cobre, o ideal é tirar as dúvidas com a própria empresa.

Outro ponto interessante saber, é que a marca não cobra royalties, contudo, existe a exigência de que a unidade aplique 2% do faturamento em publicidade e marketing.

Investimento Inicial: entre R$265 mil a R$495 mil

Faturamento médio: R$150 mil

Taxa de Franquia: R$45 mil

Retorno: de 24 até 48 meses

Royalties: não cobrado

A franquia Melissa pode ser adquiridas em dois modelos: loja de rua ou loja de shopping. Para escolher qual a melhor, é necessário fazer uma boa análise da região onde a unidade pretende ser instalada.

A marca indica que para as instalações em pontos de rua, a loja precisa ficar em áreas com muito movimento de pessoas, e de preferência contar com estacionamento próximo ou no próprio local.

Já para as instalações em shoppings, a marca se dispõe a auxiliar o franqueado nas negociações com a administração do centro comercial.

Como se tornar um franqueado Melissa?

É necessário ter o perfil certo para se tornar um franqueado Melissa. No caso, a marca espera que seu parceiro já tenha prévia experiência com gestão de pessoas, área administrativa ou financeira. Além disso, o franqueado deve conhecer bem o local onde pretende instalar a unidade, além de ter perfil para seguir as regras de padrão exigidas pela marca.

Para iniciar o processo de franqueamento, a primeira coisa a fazer é responder uma ficha de interesse disponibilizada no site da marca.

Após isso, a empresa entrará em contato para iniciar as fases de avaliação do franqueado que contam com:

  • Preenchimento da ficha de pré-qualificação;
  • Análise de documentos do franqueado;
  • Reunião de apresentação da franquia Melissa;
  • Entrega da Circular de Oferta de Franquias;
  • Assinatura de pré-contrato;
  • Assinatura de contrato.

Após as etapas, começa a parte de instalação da loja, treinamento de equipe e franqueado, e finalmente, inauguração da unidade.

Vale a pena abrir uma franquia Melissa?

Por a Melissa ser uma marca reconhecida a muitos anos em todo o território nacional, além de o segmento de calçados ser expansivo, as chances de que o investimento na franquia seja bom são grandes.

No entanto, como sempre falamos por aqui, tudo depende da realidade financeira do empreendedor, da região em que a franquia pretende ser instalada e das expectativas geradas sobre ela.

Uma das coisas, por exemplo, que precisa ser muito bem avaliada pelo empresário é em relação ao público da região de abertura da franquia. É preciso ter em mente de que a Melissa pode não praticar preços tão populares para certas classes sociais, e que o estilo da marca pode não fazer sucesso com alguns públicos. Por isso que, antes mesmo de entrar em contato com a marca, realizar uma boa pesquisa de mercado pode evitar que o empreendedor perca tempo e dinheiro.

Veja também

Franquia odontológica ‘Oral Sin’ alcança a marca de 300 unidades no Brasil

Nesse artigo você pode conhecer um pouco mais sobre a franquia Melissa, porém, aqui no site nós temos muitos outros textos falando sobre outros segmentos de franquias. Vale a pena dar uma olhada.

E se por acaso você já tem uma marca e gostaria de saber como poderia transformá-la em franquia, veja o nosso artigo de como montar uma franquia: transforme o seu negócio em uma rede.

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário