Franquia Imaginarium – Investimentos e como abrir

A compra de presentes e artigos de decoração são bastante frequentes para algumas pessoas, e quem busca criatividade na hora de escolher, provavelmente já deve ter encontrado alguns desses artigos em uma franquia da loja Imaginarium.

Com uma gama bastante ampla de presentes e acessórios estilosos, a Imaginarium está inserida no mesmo segmento que as franquias Uva e Verde e Piticas, e preza pela venda de artigos únicos. Com isso, a loja tem um grupo de clientes fiéis sempre ligados nas novidades e ansiosos pelos próximos lançamentos.

Além dos clientes, outras pessoas a quem a empresa pode interessar são os empreendedores que desejam investir no mercado de franquias. Com 30 anos de mercado, a marca representa um negócio sólido, lucrativo e reconhecido pelos consumidores.

Para saber tudo sobre a abertura de uma franquia Imaginarium, acompanhe o texto até o final.

Investimento em uma franquia Imaginarium

franquia imaginarium

O valor de investimento em uma franquia da marca depende do modelo escolhido pelo interessado. Atualmente a empresa oferece três tipos de lojas completas e um quiosque.

Cada um dos modelos se diferencia no tamanho do estabelecimento e potencial de estoque.

No modelo de quiosque a área mínima necessária para abertura é de 6 metros quadrados. O estabelecimento pode ser aberto em centros comerciais, shoppings, hipermercados, entre outros locais de grande circulação de pessoas. Aqui o estoque é reduzido por motivos de tamanho do estabelecimento. Apesar disso, o negócio conta com boa variedade de produtos.

Uma das vantagens do modelo de quiosque, é que por ser menor, a empresa acaba não comprando a taxa de propaganda.

Já no formato loja, o negócio pode ser encaixado em três categorias:

  • Fit: o menor modelo de loja entre as opções. É o comumente instalado em cidades com população acima de 100 mil habitantes.
  • Compacta: modelo mediano de loja. Indicado para a instalação em cidades acima de 200 mil habitantes.
  • Premium: a loja premium é o maior modelo da marca e indicada para ser instalada em locais com grande circulação de público A e B.

A área para instalação varia de 30 até 50 metros quadrados e o estabelecimento pode ser instalado em shoppings, centros comerciais, pontos de rua, entre outros. Nesse formato, a empresa recomenda a contratação de uma equipe de 6 funcionários entre estoquista, gerente e vendedores.

Nesse formato, além de outros valores de investimento e taxas, também é cobrada a taxa de propaganda que varia de 2% a 2,5%.

Aos interessados em se tornar franqueados Imaginarum, a empresa oferece facilidades para a obtenção de crédito por meio de parcerias com algumas instituições financeiras.

Com todas as informações relevantes sobre cada modelo, vamos passar aos valores necessários para o investimento nos estabelecimentos:

Investimento Quiosque

Investimento: a partir de R$70 mil

Faturamento: R$50 mil

Taxa de Franquia: R$5 mil

Retorno: entre 18 e 30 meses

Royaties: 5% sobre vendas.

Investimento Loja

Investimento: de R$129 mil a R$460 mil

Faturamento: de R$70 mil a R$150 mil

Taxa de Franquia: de R$30 mil a R$40 mil

Retorno: de 18 a 36 meses

Royaties: 5% sobre vendas.

Lucros de uma franquia Imaginarium

Segundo informações disponibilizadas pela marca, a lucratividade mensal do negócio fica em torno de 10% a 12% sobre o faturamento de cada loja. Dessa forma, calcula-se que no modelo quiosque, o lucro pode ir de 5 a 7 mil reais, e no modelo loja variar entre 7 a 17 mil reais mensais.

Lembrando sempre que esses números são aproximados e baseados nas informações de faturamento médio disponibilizados pela empresa.

Leia também

Como se tornar um franqueado Imaginarium

Assim como em outras franquias, para se tornar um franqueado é necessário que o candidato passe por um processo seletivo.

O primeiro passo do candidato a franqueado é o preenchimento do formulário de interesse de franquia no site da Imaginarium. Em seguida, é necessário aguardar o contato de um representante da empresa para dar início as etapas de seleção.

Nesse processo são realizadas avaliações financeiras para o investimento na marca, avaliação de perfil do empreendedor, localização na qual se pretende instalar a nova unidade, entre outras análises necessárias. Para isso, são realizadas conversas e reuniões por meios digitais e presenciais, onde o interessado também será apresentado mais profundamente ao modelo de funcionamento e administração das lojas.

Caso a parceria seja vantajosa para ambas as partes, é fechado o contrato e a empresa acompanha todo o processo de instalação da unidade, treinamento de franqueado e equipes, além de outras assessorias até a inauguração da loja.

Perfil para abrir uma franquia Imaginarium

A avaliação do perfil empreendedor de interessados em franquias é uma das etapas mais importantes e tradicionais da seleção de candidatos.

A Imaginarium busca por empreendedores que:

  • Não tenham restrições jurídicas ou financeiras;
  • Tenha facilidade em seguir regras e padrões;
  • Capacidade de liderança e de gerenciamento equipes;
  • Perfil empreendedor;
  • Capacitação técnica para administração do negócio.

Vantagens da franquia

Abrir uma franquia em si já pode oferecer diversos tipos de vantagens ao empreendedor, a começar pela não necessidade de elaborar um projeto de negócio do zero. Mas além disso, ser um franqueado Imaginarium pode ser ainda mais vantajoso.

Atualmente, a empresa possui mais de 190 unidades espalhadas pelo Brasil, dessa forma, a empresa se mostra sólida e muito atuante no segmento o qual faz parte.

Além disso, a gama de produtos da marca é seu maior atrativo, reconhecido pelos consumidores por possuir qualidade e designs inovadores e divertidos.

O suporte oferecido pela franqueadora também faz toda a diferença na administração das unidades. Segundo a empresa, o franqueado poderá contar com:

  • Auxílio na escolha do ponto de vendas;
  • Suporte de marketing;
  • Assessoria financeira;
  • Consultorias e treinamentos;
  • Sistema de gestão exclusivo;
  • Entre outros.

Veja também: Franquia Subway: Lucros, investimentos e como abrir

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário