Franquia de limpeza ‘Maria Brasileira’ fatura milhões em 2020

franquia de limpeza

O setor de serviços de limpeza foi um dos menos afetados durante a pandemia de coronavírus em 2020, tanto que a franquia de limpeza “Maria Brasileira” faturou 80 milhões ao longo do ano.

A Maria Brasileira nasceu da necessidade que dois colegas de universidade tinham em encontrar profissionais de limpeza para realizar a manutenção de suas residências. Segundo Felipe Buranello, um dos fundadores da empresa, o maior problema era encontrar pessoas confiáveis e com horários livres para realizar os atendimentos.

Antes de 2020 a franquia já era uma das melhores opções de serviços da área no Brasil e também para os empreendedores que desejavam investir em franquias. No entanto, no ano passado foi que a empresa realmente viu um crescimento expressivo, tanto na procura pelos seus serviços quanto na procura por interessados na franquia.

Ao todo, foram vendidas 153 novas unidades só entre março do ano passado e fevereiro desse ano. Dessa forma, a empresa chegou a marca de 350 unidades espalhadas por todo o país.

O mais impressionante desses números é que a empresa foi fundada em 2012, sendo assim, até o início de 2020, apesar de numerosas, as unidades não chegavam a duzentas. Apenas no ano passado, o crescimento da franquia foi de mais de 76%, uma expansão impressionante em um período tão curto.

Buranello acredita que o sucesso da venda de novas unidades se deu porque a franquia de limpeza ajustou seus valores de taxa de franquia logo no início da pandemia. Outro atrativo aos investidores pode ter sido a isenção do pagamento dos royalties e publicidade, o que tornou o negócio mais lucrativo.

Alta na procura por serviços tornou a franquia de limpeza uma ótima alternativa para investimento

franquia de limpeza

A busca por manter suas residências higienizadas e longe do vírus, tornou os serviços de limpeza especializada ainda mais essenciais durante a pandemia.

Além da limpeza de residências, a Maria Brasileira também obteve alta procura de empresas que ainda não utilizavam seus serviços. Isso se deu pelo fato de os postos de trabalho precisarem seguir os rígidos protocolos de higienização para que os funcionários pudessem trabalhar com maior segurança.

Com isso, o número de clientes das unidades também cresceram, tornando o faturamento das mesmas ainda mais expressivo.

Segundo o CEO da empresa, outra característica que torna a Maria Brasileira potencialmente rentável ao franqueado é a oferta de serviços que vão além das faxinas. Isso porque os clientes podem acabar comprando combos de serviços completos ao entrar em contato com uma unidade.

Dessa forma, além de limpeza, as unidades também contam com profissionais cuidadores de idosos e crianças, passeadores de cães, serviços de jardinagem, cozinheiros, entre outros. O cliente pode resolver todas as suas necessidades de serviços com uma única empresa.

Além disso, em 2017 a franquia de limpeza decidiu por oferecer um serviço que veio a se tornar um dos mais lucrativos para o franqueado. No caso, as limpezas pós-obras, que em pouquíssimo tempo se tornou um sucesso.

Leia também

Plano de expansão da franquia deseja atingir 500 unidades até o final de 2022

Os proprietários da franqueadora acreditam que a empresa conseguirá atingir a marca de 500 unidades da Maria Brasileira até o final de 2022.

A estratégia para que isso aconteça já foi implantada há algum tempo pela franqueadora. No caso, o foco é que essas unidades sejam abertas em cidades com até 30 mil habitantes e no formato da franquia Home Office.

A franquia Home Office da Maria Brasileira permite que o franqueado opere a unidade da empresa de sua própria casa. Com isso, são economizados despesas com aluguel de espaço, água e luz, o que faz com que fique mais barato se tornar um franqueado da empresa.

O formato foi um dos responsáveis pela expansão da franquia no ano passado, e atualmente corresponde a 58% de todas as unidades em operação.

O investimento em uma franquia de limpeza da Maria Brasileira gira em torno de R$30 mil a R$60 mil e a empresa é líder no seu segmento no país. Além disso, é pioneira na oferta de multiserviços e amplamente citada como uma das melhores franquias para se investir.

Para saber mais sobre como se tornar um franqueado da empresa, basta acessar o site da Maria Brasileira no meu “Seja um franqueado”, preencher e enviar seu formulário de interesse.

Veja também: Como abrir uma empresa de limpeza: Requisitos e como começar

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
Veja mais ›
Fechar