Formatação de Franquias: entenda como funciona o processo para expandir o seu negócio e saiba o que você deve fazer

formatação franquias

Configurar o seu negócio no formato de franquias é uma das melhores maneiras de expandir o negócio. No entanto, a formatação de franquias pode gerar muitas dúvidas. 

Se você está pensando em expandir o seu negócio no formato de franquias, acompanhe! A seguir separamos um guia completo.

formatação franquias

Formatação de Franquias: entenda como funciona o processo para expandir o seu negócio e saiba o que você deve fazer

Para expandir o seu negócio na formatação de franquias, você deverá seguir diversos passos. Veja quais são:

Realizar o registro da marca

Se a sua marca ainda não estiver registrada, o primeiro passo para formatar uma franquia é registrá-la. 

Para isso, solicite o registro da marca no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Se você tem um produto inovador, é fundamental fazer o registro dele para evitar que “cópias” possam ser vendidas pela concorrência.

Produza a COF de sua empresa

A COF (Circular de Oferta de Franquia) pode ser produzida com o auxílio de um advogado, consultoria profissional, contador, entre outras pessoas. 

Busque oferecer informações claras e objetivas sobre o negócio e o modelo de franquia a ser optado pela franqueadora.

Elabore um Plano de Negócios e Planejamento Financeiro 

O plano de negócios e planejamento financeiro direciona os futuros franqueados em termos de:

  • Estrutura física necessária;
  • Objetivos da empresa e da marca;
  • Estimativa da totalidade de custos para a instalação da franquia;
  • Os produtos e seus diferenciais competitivos;
  • Previsão do prazo de retorno de investimento;
  • Lucratividade da unidade franqueado;
  • Royalties a serem pagos à franqueadora.

Crie um manual de franquia

O manual de franquia deve conter todas as rotinas operacionais. Se bem feito, poderá ser usado por muitos anos, mas sempre que for necessário, ele deve ser atualizado.

Elabore um manual sobre o uso da imagem 

Neste manual é fundamental constar o que é proibido e permitido no que se refere ao uso da marca, pois dessa forma você padroniza as unidades franqueadas. 

Por isso, busque investir nos quesitos de padrão e cor, já que interfere diretamente na apresentação da marca.

Programas de treinamento 

O treinamento é super importante para que as unidades franqueadas sejam padronizadas. Portanto, busque elaborar programas de treinamento, desde os gestores até os colaboradores. 

Plano de Expansão de Marca

Para se obter sucesso com a marca, você precisa fazer uma análise criteriosa do mercado onde as franquias serão inseridas. Essa análise deve ser construída a partir de decisões tomadas em relação ao espaço geográfico de atendimento da marca. 

Tenha em mente que é você, franqueador, o responsável por auxiliar o franqueado ao escolher o local em que a unidade será instalada. Dito isso, considere a concorrência e a saturação do mercado.

Organize uma boa ferramenta de comunicação e suporte

Por fim, ter uma boa ferramenta de comunicação e suporte será fundamental para que a comunicação entre você franqueadora e os franqueados se comuniquem. Com ela, você terá certeza de que a unidade franqueada está funcionando da maneira correta, como foi combinado anteriormente.

Veja mais ›
Fechar