ESTAS são as “Soft Skills” mais procuradas pelo mercado de trabalho

Soft skills mais procuradas pelo mercado de trabalho
Soft skills mais procuradas pelo mercado de trabalho (Imagem: storyset/Freepik)

Para crescer em sua carreira, e dentro de uma empresa, é preciso muito mais que simplesmente habilidades práticas. As soft skills mais procuradas pelo mercado de trabalho nos mostram como é preciso trabalhar aquilo que temos de mais humano e natural para verdadeiramente ter sucesso.

Afinal, engana-se quem acha que tudo o que precisa para evoluir na profissão são competências técnicas. Em um ambiente que nos relacionamos com outras pessoas, saber acessá-las de maneira inteligente e empática é apenas o começo.

Soft skills mais procuradas pelo mercado de trabalho
Soft skills mais procuradas pelo mercado de trabalho (Imagem: storyset/Freepik)

Além disso, muito mais que lidar com os outros, às vezes o mais importante é saber olhar para dentro de si mesmo e entender sua relação com a profissão. Tudo isso garante um profissional mais consciente, eficiente e engajado!

Soft Skills mais procuradas pelo mercado de trabalho

1 – Comunicação Efetiva

A habilidade de se comunicar de forma efetiva é essencial em qualquer esfera das nossas vidas, em especial no ambiente de trabalho. Esta habilidade nos permite não apenas transmitir ideias com clareza, mas também ouvir ativamente e resolver conflitos de maneira coletiva. 

Profissionais que possuem essa soft skill têm maior facilidade em estabelecer relacionamentos interpessoais, trabalhar em equipe e influenciar positivamente seus colegas e liderança.

Além disso, uma comunicação efetiva é fundamental para transmitir metas e objetivos de forma clara, estabelecer ações e estratégias, e alinhar expectativas.

2 – Pensamento Crítico

Pensamento crítico envolve a capacidade de analisar e avaliar informações de forma objetiva e racional. Profissionais com essa habilidade são capazes de resolver problemas complexos, tomar decisões embasadas em evidências e identificar oportunidades de melhoria no trabalho diário.

Outro ponto positivo desta soft skill é permitir uma abordagem estratégica nas ações. Isso ajuda a evitar decisões precipitadas ou baseadas em suposições.

No ambiente de trabalho ela contribui, ainda, para uma refinação dos processos – pelo menos quando o colaborador tem canais de comunicação abertos para transmitir suas opiniões.

3 – Inteligência Emocional

Inteligência emocional é uma característica complexa. Isto porque ela envolve muito autoconhecimento, a capacidade de entender as próprias emoções e se relacionar de forma empática com os outros.

Assim, profissionais com essa habilidade são mais capazes de lidar com situações de pressão, mediar conflitos e resolver problemas de forma mais equilibrada. Eles são pontos de equilíbrio dentro dos times, e servem de referência para os colegas.

Outro aspecto da inteligência emocional é como ela ajuda na construção de relacionamentos saudáveis e colaborativos, contribuindo para um clima organizacional positivo.

Logo fica claro porque, no ambiente de trabalho, essa soft skill é cada vez mais valorizada.

4 – Adaptabilidade é uma das mais importantes soft skills procuradas pelo mercado de trabalho

Em um mundo em constante mudança, a adaptabilidade tem sido uma soft skill altamente procurada pelas empresas.

Isto porque aqueles profissionais que são capazes de se adaptar rapidamente a novos cenários, aprender com as mudanças e abraçar novas tecnologias têm uma vantagem competitiva significativa. Ao trazê-la para a empresa, se mostram recursos muito valiosos.

Ser adaptável é conseguir lidar com incertezas, superar obstáculos e buscar soluções inovadoras nos tempos de crise. Isto é desejado por qualquer empresa que deseja crescer e sobreviver em um mercado super dinâmico como o de hoje.

Além disso, essa habilidade muitas vezes vem acompanhada de flexibilidade e resiliência, outras duas características muito valorizadas pelas empresas.

5 – Gestão de Tempo

A gestão de tempo é uma soft skill fundamental para aumentar a produtividade e a eficiência no trabalho. E qual empresa não deseja isso de um colaborador, não é?

Ter essa soft skill bem desenvolvida cria profissionais que são capazes de organizar suas tarefas de maneira eficiente, estabelecer prioridades, definir prazos realistas e minimizar a procrastinação. Eles são capazes de lidar com interrupções e distrações de forma adequada, maximizando o tempo disponível para produzir.

Além disso, uma gestão de tempo bem executada permite que os profissionais cumpram prazos apertados, alcancem metas mais agilmente e tenham um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal, evitando burnout e outros problemas ocupacionais.

Dessa maneira, desenvolver estas soft skills mais procuradas pelo mercado de trabalho deve ser foco do trabalhador que deseja alavancar sua carreira. Afinal, com elas traz-se resultados pessoais e profissionais tangíveis, e contribui-se para criar um ambiente mais agradável para todos.

Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
Veja mais ›
Fechar