6 erros para não cometer na sua empresa em 2021

erros para não cometer na sua empresa em 2021

Você que já tem ou pretende abrir um negócio no próximo ano, sabe quais são os principais erros para não cometer na sua empresa em 2021?

A criação e gerenciamento de um negócio durante todo o período de atividades é passível de alguns equívocos e isso é normal. Gerenciar uma empresa própria é aprender todos os dias com as situações do cotidiano. Contudo, muitos erros que acabam sendo cometidos, poderiam ter sido evitados apenas se atentando há alguns pontos primordiais.

Em 2020 praticamente todos os empresários do mundo precisaram se adaptar a uma nova realidade para a qual ninguém estava preparado, e por meio de erros e acertos muitos encontraram as melhores formas para passar por esse momento difícil. Mas apesar da situação excepcional desse ano, a verdade é que vários dos negócios que sobreviveram a crise, só conseguiram esse feito por serem estruturados de forma a não cometerem os erros que falaremos a seguir.

erros para não cometer na sua empresa em 2021

Por tanto, para o empreendedor que pretender entrar com o pé direito no ano que vem estando pronto para todo e qualquer cenário ruim, nós listamos 6 erros para não cometer na sua empresa em 2021.

Não fazer pesquisa de mercado

Esse é um erro clássico dos novos empreendedores que muitas vezes acaba sendo o responsável pelo fechamento de muitos negócios em um curtíssimo tempo.

A pesquisa de mercado deve ser aplicada com todo o cuidado e precisão antes de iniciar as atividades de qualquer tipo de negócio, em especial os que precisam de estabelecimento físico. É por meio dela que o empreendedor adquire conhecimento do local em que pretende atuar, quem serão os seus clientes, e o principal: se o seu negócio é ou não é viável no formato em que se imagina criá-lo.

Simplesmente pular essa etapa não é uma escolha inteligente, pois é ela que demonstra ao comerciante qual a melhor forma de gerenciar o seu negócio.

Para aprender um pouco mais sobre como fazer uma pesquisa de mercado, veja o artigo no Portal do Sebrae.

Não pesquisar os seus concorrentes

Essa projeção está intrínseca na Pesquisa de Mercado, porém ela é tão importante e um erro tão comum, que merece um tópico próprio.

A pesquisa de concorrentes tem o poder de evidenciar pontos chaves que devem e não devem ser aplicados no seu negócio. Por tanto, procure saber qual a opinião das pessoas sobre o seu concorrente, que ações ele vem colocando em prática e quais os resultados que consegue com elas. Quais os preços e promoções o seu concorrente vem praticando e os benefícios oferecidos por ele.

Todas essas informações ajudam a manter a competitividade do seu negócio no mercado em que ele está inserido. Por tanto, deixar de realizar essa etapa é um dos erros que a sua empresa não pode cometer em 2021.

Deixar de acompanhar e aplicar as tendências do mercado

As tendências nunca se mostraram tão importantes de serem acompanhados pelos negócios do que em 2020, não é verdade? A maior delas, que foi a de migrar empreendimento para os meios digitais que o diga! Essa novidade teve tanta importância durante o isolamento, que boa parte das empresas que não aderiu a ela, infelizmente, acabou não sobrevivendo.

Esse tipo de tendência quando acontece, vem de forma revolucionária e acaba impactando todos os segmentos. No entanto, de modo mais comuns, tendências de mercado acontecem por nichos e é muito importante ter consciência de quando elas estão acontecendo para tentar tirar o máximo proveito possível.

Um exemplo recente que podemos citar é da preocupação que muitas pessoas estão tendo em fazer um consumo mais sustável ao comprar de forma online. De que forma o seu negócio pode se beneficiar disso? Entendeu a ideia!?

Não ter uma identidade digital

Aqui no site do Revendedor nós publicamos muitas matérias com dicas para que as empresas se deem bem nos meios online e isso não é por acaso. Nunca foi tão importante manter uma presença digital empresarial quanto agora.

Quando pensamos em fazer a compra de um produto ou serviço o primeiro impulso é buscar por ele na internet, certo? Então imagina só se a sua empresa não constar nas ferramentas de busca a quantidade de oportunidades que você pode perder por isso.

Em 2021 o número de negócios tende a crescer muito. Por conta do número crescente de desemprego no país, muitas pessoas, assim como você, encontrarão no empreendedorismo uma forma de manter sua renda. Dessa forma é uma certeza que os negócios que não buscarem manter uma presença digital relevante sairão em desvantagem com o público.

Se quiser aprender como criar bons conteúdos para sua empresa nas mídias digitais, dê uma olhada no artigo Ideias de conteúdo para bombar as redes sociais do seu negócio.

Não manter um dinheiro para emergências

Novamente mais uma lição difícil que 2020 ensinou para os negociantes: a importância de se manter um dinheiro para emergência. Esse capital pode representar a permanência ou falência do seu negócio durante um período crítico.

Por tanto, ainda que seja difícil, garanta todos os meses que uma parte dos ganhos do negócio será reservado para uma emergência.

Não separar o capital da empresa do capital pessoal

Mais um dos erros para não cometer na sua empresa, nem em 2021 e nem em momento algum.

Apesar de a empresa ser sua propriedade é preciso entender que o dinheiro do negócio é apenas dele, necessário para que ele se mantenha e cresça. Por tanto, nunca é uma boa ideia usar dinheiro da empresa para efetuar compras pessoais, para isso existe o salário do sócio e é apenas nele que você deve mexer.

Desconsiderar opiniões e reclamações de clientes

Esse erro é um dos mais graves e cometidos em larga escala por empresas de grande e pequeno porte.

Não existe bem mais precioso para um negócio do que o seu cliente. Por isso, ignorar as opiniões e reclamações deles pode acabar com qualquer empresa.

É claro que nem toda opinião cabe ou pode ser acatada em um negócio, porém é primordial ouvir o que o seu consumidor tem a dizer. Sempre considere colocar em prática algo que possa melhorar a opinião do público em relação a sua marca.

Para ter uma noção melhor de coisas que os clientes odeiam e você pode estar fazendo no seu negócio, dê uma olhada nesse artigo aqui.

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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