Siga essas dicas e enfrente a vergonha no trabalho para desenvolver ainda mais sua carreira

vergonha trabalho

Se você é um profissional que tem muita vergonha no trabalho, saiba que ela pode estar fazendo com que você não se desenvolva na carreira, e seguir algumas dicas irá lhe ajudar a enfrentar isso.

Veja a seguir algumas dicas que separamos para você enfrentar a vergonha no trabalho. Acompanhe!

vergonha trabalho

Siga essas dicas e enfrente a vergonha no trabalho para desenvolver ainda mais sua carreira

Todo mundo já passou por alguma situação no trabalho em que a vergonha surgiu. Porém, você não pode deixar essa vergonha se tornar em um auto isolamento. 

Veja a seguir algumas dicas para enfrentar a vergonha no trabalho e ver como algo positivo!

Analise a si mesmo quando sentir vergonha 

Analisar a si mesmo é super importante. Ao invés de deixar a vergonha dominar tudo, use-a para entender que tipo de pessoa você quer ser no mundo. Isso pode lhe ajudar a traçar suas metas e entender no que deseja melhorar.

Mapeie sua vergonha 

Para começar a reduzir o incômodo, mapeie os momentos em que você se sente constrangido. Crie uma lista de gatilhos de vergonha, como não ser promovido, receber um feedback em uma reunião de equipe ou fazer algo errado. 

Em seguida, classifique quanta vergonha cada item desperta, em uma escala de 0 a 5. Por fim, reflita se o sentimento é justificado. 

Prestar atenção em situações, pensamentos, sentimentos e ações é o caminho para gerenciar as emoções. Por isso, quando você começa a analisar o que provoca o sentimento, pode começar a resolver o problema.

Seja mais gentil com você e com os outros

A princípio, a principal característica que perpetua a vergonha é se sentir mal e sozinho. Nesse sentido, se você possui uma rede de apoio de amigos e colegas com quem você pode dividir suas inseguranças, o sentimento de vergonha irá diminuir.

Seja mais gentil consigo mesmo e com os outros para liberar a pressão do sentimento.

Priorize seus objetivos 

Em primeiro lugar, coloque suas metas acima do que os outros vão pensar. Seu objetivo é uma causa mais nobre do que o suposto julgamento alheio. Lembre-se que você não controla o que os outros pensam, e isso é problema deles. Foque no seu objetivo e ignore o resto.

Arrisque e se exponha

Por fim, se arrisque! É possível superar os nossos fantasmas apenas se os encararmos de frente. Como consequência disso, você terá mais autoconfiança, e, portanto, menos vergonha!

Seguindo essas dicas você conseguirá desenvolver sua carreira ainda mais!

Veja mais ›
Fechar