Empreendedor fatura mais de R$ 1 BILHÃO com venda de pneus usando ESTRATÉGIA diferenciada; conheça

estratégia empreendedor

Um empreendedor criou um marketplace de venda de pneus em 2006, com diversos fabricantes poucos conhecidos, e com a pandemia, a companhia dobrou de tamanho e conseguiu faturar mais de R$ 1 bilhão.

Veja a seguir a história da CantuStore e as estratégias que o empreendedor seguiu para conseguir esse feito!

estratégia empreendedor

Empreendedor fatura mais de R$ 1 BILHÃO com venda de pneus

A CantuStore foi fundada em 2006, em Itajaí, localizada em Santa Catarina. Ela é pioneira no país na venda de pneus de marcas desconhecidas e a preços competitivos. 

Até então, as marcas fabricavam produtos e os vendiam em uma rede de concessionários autorizados. Isso fazia com que o branding de marcas de pneus fosse muito forte, assim como o das montadoras.

A empresa foi criada pelo paranaense Beto Cantu, e o modelo travou uma competição no setor. Beto veio de uma família de empreendedores do setor de logística, e via as dificuldades que os caminhoneiros autônomos possuíam na hora de barganhar ofertas para troca de pneus, em um mercado que era dominado por poucas marcas. 

A inovação do empreendedor foi procurar fabricantes de pneus em países asiáticos, como China e Vietnã. Muitos dos fornecedores já eram parceiros de marcas conhecidas no Brasil, e Beto buscava fechar contratos de importação diretamente com eles.

Beto tinha como ideia criar um negócio que cortasse os atravessadores no meio do caminho, fazendo com que o custo no final fosse reduzido.

Atualmente, a CantuStore é a principal distribuidora no Brasil de uma série de marcas asiáticas de pneus que não são muito conhecidas.

A CantuStore possui três canais de venda, são eles:

  • PneuStore: um e-commerce para o consumidor final aberto em 2012, nele, estão produtos da CantuStore e de parceiros;
  • Venda de pneus para frotistas e empresas de locação de veículos;
  • Fornecimento de pneus a pequenos revendedores multimarcas. 

Para que fosse possível sustentar todos os canais, a CantuStore montou uma estrutura física com cinco centros de distribuição e 33 filiais nas cinco regiões.

A expansão acelerada aconteceu também devido a pandemia, pois rompeu as barreiras para a venda online de pneus. Antes, as pessoas iam até uma loja para tocar no pneu antes de comprar, e com a pandemia, isso foi ficando para trás. 

No segundo trimestre de 2022, a CantuStore teve receita líquida de 451 milhões de reais, uma expansão de 51% na comparação com o mesmo período do ano passado. 

Em 12 meses, a empresa teve receita bruta de 1,9 bilhão de reais, e a expectativa é que o número só venha a crescer.

 

Veja mais ›
Fechar