A embalagem CERTA para quem vende no Mercado Livre. Entenda!

Quem é anunciante de primeira viagem no Mercado Livre pode ter várias dúvidas sobre como proceder após fazer sua primeira venda. Entre essas dúvidas pode estar a maneira de enviar os produtos aos clientes e qual a embalagem certa ao se usar no Mercado Livre.

Trabalhar com o envio aos clientes exige bastante cuidado por parte do comerciante no momento de embalar a mercadoria. Isso porque, se feito da maneira errada, o produto pode ser danificado durante o transporte, prejudicando o cliente e a venda em si.

Sendo assim, é importante se atentar aos recipientes que serão utilizados e qual é o mais indicado, a depender da mercadoria que deve ser transportada.

Publicidade

Para entender mais sobre a embalagem certa a ser usada nas suas vendas pelo Mercado Livre, continue a leitura.



Confira também:
Como criar uma boa reputação no Mercado Livre para VENDER MAIS

Existe realmente uma embalagem certa para quem vende no Mercado Livre?

embalagens mercado livre

Para garantir que o produto chegue perfeito ao cliente é necessário que ele seja colocado em uma embalagem proporcional à sua necessidade. Ou seja, a embalagem certa para se vender pelo Mercado Livre é aquela que garante segurança, e também uma boa apresentação por parte do vendedor.

Ao pensar na embalagem, o que o comerciante precisa ter em mente é que o momento da entrega é o único em que o cliente realmente irá ter algum contato com o negócio. Sendo assim, é importante caprichar para criar uma boa impressão.

Publicidade


Publicidade


Tipos de embalagem para entregar produtos vendidos no Mercado Livre

O Mercado Livre trabalha em parceria com os Correios e também com diversas transportadoras do país. Sendo assim, é importante que as mercadorias que serão enviadas estejam armazenadas em recipientes aceitos por essas empresas.

Os correios aceitam transportar produtos que estejam armazenados em caixas de papelão e também em envelopes (que podem ser tanto de papel quanto de plástico).

Publicidade

As caixas precisam ter formato retangular e tanto elas quanto os envelopes devem ser preferencialmente lisos ou contar apenas com uma logomarca e poucas informações sobre o negócio.

Publicidade

Outro ponto que o comerciante tem que estar atento são as medidas e o peso das embalagens permitidas pelos transportadores. Em transportes pelo Correio a soma das dimensões de uma caixa não podem ultrapassar os 2 metros nem ter mais de 30kg.

regras de embalagens para o mercado livre

Materiais para embalar mercadorias da forma correta

Para garantir a integridade das mercadorias que são compradas e enviadas pelo Mercado Livre, o comerciante também irá precisar de outros materiais além da embalagem principal, onde serão colados a etiqueta de venda e a nota fiscal.

Entre esses materiais estão:

  • Plástico bolha;
  • Sacos de ar;
  • Placas de isopor;
  • Bolinhas de papel.

Esses materiais são utilizados dentro das caixas de papelão como forma de minimizar impactos que o produto possa sofrer no momento do transporte.

Especialmente mercadorias frágeis devem sempre ser armazenadas nas embalagens bem embrulhadas em plástico bolha, com mais algum dos materiais citados para preencher os espaços vazios da embalagem.

Dicas gerais para embalar mercadorias

  • Mercadorias pontiagudas: produtos que possuem pontas muito evidentes ou objetos cortantes sempre precisam receber camadas extras de plástico bolha. Isso evita que as embalagens sejam danificadas durante o transporte, além de também prevenir acidentes.
  • Mercadorias líquidas ou em grãos: não tem nada pior que receber um produto que derramou na embalagem. Sendo assim, sempre que for enviar mercadorias líquidas ou em grãos, passe uma camada de papel filme envolta do produto e sele a tampa para que ela não abra durante o transporte.
  • Sempre cole a etiqueta de envio em local plano: evite ao máximo colar a etiqueta de envio na lateral da embalagem. Isso dificulta o scaner do código de barras e pode gerar divergências nos centros de distribuição.

Utilize o Mercado Envios para ter acesso às embalagens padrão do Mercado Livre

Os anunciantes do Mercado Livre que estão aptos a utilizar o Mercado Envios têm à disposição materiais personalizados do Mercado Livre para embalar seus produtos.

O vendedor da plataforma faz a compra dos insumos na loja do Mercado Envios entre os dias 1 e 20 de cada mês. Em até 30 dias, o Mercado Livre ressarce o que foi gasto com as embalagens utilizadas naquele mês.

A solicitação dos materiais pode ser feita a partir da ativação do Mercado Envios na conta do vendedor e o mesmo tem acesso a todas as embalagens disponíveis e aceitas pelos Correios e demais transportadoras parceiras.

Publicidade

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário