Dicas de embalagens para vender bolo caseiro com segurança

Os bolos caseiros sempre foram alimentos muito apreciados em praticamente qualquer casa e de alguns anos para cá esse tipo de bolo se tornou um negócio para muitas pessoas. A escolha das embalagens para vender bolo caseiro é um ponto muito importante, que deve ser avaliado da melhor forma possível pelo empreendedor.

Ao montar um negócio onde produtos de qualquer tipo devem ser entregues ao cliente nem sempre o negociante dá a devida importância às embalagens. Isso é um erro grave, pois, além de assegurar que o produto chegará em segurança até o seu destino, o pacote pode servir muito bem como parte da estratégia de marketing e divulgação do negócio.

Bolos caseiros são mercadorias simples, portanto não necessitam de muitas mirabolâncias em seu transporte. Isso não quer dizer que eles possam ser transportados e entregues de qualquer forma e em embalagens que não condizem com seu formato ou tamanho.

Publicidade

A seguir você confere os tipos de embalagens que pode utilizar para vender os seus bolos caseiros em uma loja desse segmento, barraca, de forma ambulante ou por encomenda, com segurança e ainda ajudando no seu marketing.



Embalagem de plástico para vender bolo caseiro

As embalagens plásticas próprias para bolo são um das melhores opções dessa lista. Isso porque, como elas são próprias,  podem ser encontradas em diversos formatos e tamanhos que comportam até mesmo bolos redondos e fatias com perfeição.

Além dos formatos, uma das maiores vantagens dessas embalagens é que elas são altas o suficiente para que mesmo os produtos com cobertura não sofram danos.

A única desvantagem das embalagens plásticas para vender bolo caseiro é que as mesmas não são muito sustentáveis, fato que pode incomodar alguns clientes mais preocupados com o meio ambiente. O problema aumenta quando as mesmas são utilizadas para vender mais fatias do que bolos inteiros, pois isso quer dizer que o número de material descartado em pouco tempo será maior.

Publicidade


Publicidade


Dessa forma, o ideal é que você analise bem o seu público alvo e observe se esse é um ponto que pode te fazer perder algumas vendas. E, claro, se for possível, busque escolher um tipo de embalagem mais sustentável, independente se essa é ou não uma questão para os seus clientes.

Sacos de celofane

embalagem bolo caseiro celofane

Esse é um dos jeitos mais práticos para se embalar bolos caseiros e também uma das maneiras mais apresentáveis de entregar o produto ao cliente.

Publicidade

Essas embalagens são melhores utilizadas na venda dos bolos inteiros e devem sempre ser acompanhadas de uma etiqueta personalizada com a sua marca e informações do produto como sabor e data de validade.

Publicidade

Além de apresentável, essa é a opção de embalagem mais barata da lista.

Embalagens de isopor para vender bolo caseiro

embalagens de isopor para bolo caseiro

As embalagens de isopor são outra opção para quem deseja vender bolo caseiro, porém vale dizer que, apesar da praticidade, essa sem dúvidas é uma opção mais pobre do que outras que veremos por aqui.

O isopor é um ótimo isolante térmico, sendo assim, é mais aconselhável o seu uso para armazenamento de produtos que precisam manter a temperatura, como salgadinhos, por exemplo.

Ele pode ser utilizado para o armazenamento de fatias de bolo, porém, além de ser difícil de encontrar embalagens com um bom fecho, recipientes desse material são bastante limitados em questão de altura e formatos próprios para bolo.

Outro ponto a ser considerado é que esse é um material muito difícil de se personalizar, representando um ponto-chave que você poderia perder.

Formas de papel alumínio (marmitas)

O alumínio, assim como o isopor, tem alto poder de isolamento térmico. Além disso, é um material facilmente reciclável. Sendo assim, especialmente para o empreendedor que deseja vender bolos que precisam ser consumidos gelados ou quentes, essa é uma ótima alternativa.

Nesse modelo, o bolo pode ser assado diretamente na forma, ou montado a partir de fatias.

As formas de papel alumínio costumam vir com um tampo que de um lado também possui alumínio e do outro é feito de papel cartão. Se desejar, o empreendedor pode:

Publicidade

  • Criar etiquetas personalizadas com a sua marca contendo a data de validade e outras informações sobre o bolo, e fixar nessa tampa, ou mesmo carimbar;
  • Ou pode levar todas as tampas em uma gráfica e pedir para que a sua marca seja impressa diretamente no lado feito de papel cartão.

Caixas de papel personalizadas

embalagens estilo caixa para vender bolo caseiro

A última opção da lista são as caixas de papel, que, sem dúvidas, é a opção com mais vantagens. Além dessas embalagens serem facilmente personalizadas, o que agrega muito valor ao seu produto, elas também dão um ar muito mais sofisticado no momento de entregar o produto ao cliente.

As caixas de papel podem ser utilizadas tanto para armazenar bolos inteiros quanto fatias, contam com diversos tamanhos e são 100% recicláveis e/ou biodegradáveis.

Publicidade

A única desvantagem dessa opção em comparação com as anteriores é que essas caixas podem ter custo um pouco mais elevado. No entanto, esse valor pode ser repassado na precificação da sua mercadoria, sem encarecer tanto assim o produto final.

Veja também: Como fazer doces de pote para vender; Dicas, investimento e como lucrar

Onde encontrar embalagens para vender bolo caseiro

Encontrar embalagens para bolo caseiro não é uma tarefa tão difícil, isso porque esses são artigos comuns que podem ser encontrados em qualquer casa de embalagens.

A maior dica aqui é pesquisar muito os fornecedores para saber quais têm os melhores preços e variedades para que você possa encontrar a embalagem que melhor se identifica com o seu negócio.

Apesar de casas de embalagem poderem ser encontradas em praticamente todas as cidades, você também pode fazer encomendas pela internet. Alguns bons fornecedores desses artigos são:

  • Distribuidora M&B Embalagens Descartáveis; Ideal para encontrar embalagens plásticas, de isopor e formas de papel alumínio;
  • Ditudo Embalagens – Ideal para encontrar caixas de bolos no menu “embalagens: bolo”;
  •  Multicaixas.comTodo o tipo de embalagem para bolos para compras de grandes quantidades;
  • Gel Embalagens: Caixas de bolo personalizadas.

Veja também: Como vender brigadeiro gourmet? Dicas para começar o seu negócio

Publicidade

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário