É possível que uma FRANQUIA venha a FALIR? Entenda se isso pode ou não pode acontecer

É possível uma franquia falir
É possível uma franquia falir (Imagem: Asael Peña/Unsplash)

Uma das maiores vantagens de adquirir uma franquia é a possibilidade de ter um negócio já estabelecido e com uma marca conhecida, o que teoricamente aumenta as chances de sucesso. No entanto, muitas pessoas ainda têm a dúvida: é possível uma franquia falir?

Infelizmente a resposta é sim, e muitas vezes de forma mais fácil e rápida do que outros modelos de negócios. Como pode-se imaginar, isto é uma dor de cabeça não apenas para a franqueadora, mas, claro, também para todos seus franqueados, que ficarão sem garantias.

É possível uma franquia falir
É possível uma franquia falir (Imagem: Asael Peña/Unsplash)

Portanto, com isto em mente vamos explorar como isso acontece e quais cuidados tomar para evitar. Assim você poderá desenvolver melhor seus planos para abrir uma franquia e terá mais capacidade de analisar as melhores opções disponíveis no mercado.

Como é possível uma franquia falir?

Primeiramente, é importante destacar que nenhuma empresa está completamente imune a uma crise financeira ou a problemas internos que possam afetar o seu desempenho. Isso inclui também as franquias.

Por mais que tenham um modelo de negócio testado e comprovado, isso não garante sucesso absoluto.

Má gestão pode fazer uma franquia falir

Uma das principais causas de falência de uma franquia é a má gestão. Isso pode ocorrer tanto por parte do franqueado quanto da própria franqueadora.

Por exemplo, se o franqueado não seguir as orientações da franqueadora, como padrões de qualidade e de atendimento, pode acabar afetando a imagem da marca e, consequentemente, o desempenho do negócio.

Da mesma forma, se a franqueadora não oferecer o suporte necessário ao franqueado o deixará despreparado para enfrentar as demandas do mercado. Treinamentos de qualidade devem ser oferecidos, assim como atualizações constantes nas metodologias e catálogo de produtos.

Falha na análise de mercado

Outro fator que pode levar uma franquia à falência é a escolha inadequada dos pontos comerciais. O sucesso de um negócio muitas vezes está relacionado à sua localização, e isso não é diferente no caso das franquias.

Se o franqueado escolher um ponto sem a devida análise do mercado local, tem altas chances de acabar investindo em uma região difícil de ser acessada, com baixo movimento comercial ou concorrência desleal.

Além disso, independentemente do fator geográfico há o demográfico. É essencial conhecer o público ali presente, sua adesão ao segmento de atuação da franquia e formas de alcançá-la.

Marketing mal executado

Um marketing mal feito pode levar uma franquia à falência por diversos motivos. Por exemplo, a falta de compreensão do público-alvo sobre os produtos ou serviços ofertados é um grande deles.

Erros como o uso inadequado das ferramentas de marketing e falta de monitoramento dos resultados são comuns. Afinal, é importante que as ações sejam monitoradas de perto para garantir que gerem resultados positivos para o negócio.

Por isso, é fundamental que a franqueadora e o franqueado invistam em um planejamento estratégico de marketing sólido. Estudos de mercado e uma definição de público-alvo bem calibrada são indispensáveis, além da escolha de canal correto baseado nos resultados.

Falta de adaptabilidade

Como todo negócio, as franquias também estão sujeitas às oscilações da economia, comportamento e políticas. Assim, algum catálogo, produto ou serviço sempre poderá ser afetado drasticamente por alguma nova conjuntura social. 

Afinal, nestas horas é comum que os consumidores reduzam seus gastos ou alterem seu padrão de consumo, o que pode afetar diretamente o faturamento das franquias.

Nesses casos, é importante que a franqueadora ofereça alternativas para reduzir custos e aumentar a eficiência do negócio. Promoções ou mudanças no mix de produtos e serviços oferecidos são soluções comum.

O desenvolvimento de novas opções também é interessante para se realocar, assim como mudanças no plano de marketing. Tudo isso ganha ainda mais peso dentro da internet e redes sociais, onde os ciclos de renovação nas trends, interesse do público e formas de alcançá-lo são muito mais curtos.

Por fim, é importante destacar que o sucesso de uma franquia depende totalmente da dedicação e comprometimento dos franqueados e franqueadora. Afinal, com um trabalho mal planejado e executado é possível que uma franquia venha a falir.

Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
Veja mais ›
Fechar