Dinheiro retido no Mercado Livre: Como evitar e como resolver

dinheiro retido no mercado livre

Quem vende mercadorias em marketplaces sabe o quanto as regras desses locais são rígidas. O Mercado Livre pode fazer com que o dinheiro do vendedor seja retido em caso de descumprimento de suas políticas de vendas.

Para garantir uma segurança antifraude em sua plataforma, o Mercado Livre trabalha com uma série de processos ao qual seus anunciantes precisam corresponder. Nos casos de dúvida, o marketplace se dá o direito de bloquear a conta do usuário até que o problema seja solucionado.

O maior problema desse bloqueio de conta é que o sistema de pagamento da plataforma também fica retido. Dessa forma, o usuário não consegue acesso aos valores de suas vendas, o que pode gerar muita dor de cabeça.

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Para evitar que esse tipo de coisa aconteça, existem alguns cuidados que o anunciante deve ter na plataforma.

Veja a seguir como não ter o seu dinheiro retido no Mercado Livre. Mas caso isso aconteça, nós também te damos dicas de como resolver a situação. Acompanhe a leitura.

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Cuidado para não ter duas contas e ter seu dinheiro retido no Mercado Livre

O Mercado Livre faz vista grossa para fraudes que visam o favorecimento indevido à reputação de seus anunciantes.

Dessa forma, para evitar que haja negociações entre contas de um mesmo usuário, e dessa forma avaliações positivas falsas em anúncios, a plataforma não permite que um mesmo indivíduo possua dois perfis.

Caso isso aconteça, as chances de ser bloqueado, ou mesmo ter sua conta candela e dinheiro retido no Mercado Livre são muito grandes.

Mantenha seus dados cadastrais (principalmente e-mail) sempre atualizado

Dados cadastrais incorretos podem fazer com que ocorra o bloqueio temporário da sua conta.

O e-mail é a principal ferramenta de comunicação entre o Mercado Livre e seus anunciantes. Sendo assim, caso o endereço esteja errado a plataforma impossibilita as ações do usuário, podendo afetar também a conta do Mercado Pago, até que se informe um endereço de e-mail correto.

Jamais tente vender produtos proibidos pela plataforma

O Mercado Livre possui uma lista de produtos proibidos que não podem ser comercializados na plataforma. Transgredir essa regra é considerada uma falta gravíssima que além de suspensão de conta também pode causar o dinheiro de vendas retido no Mercado Livre.

Para além disso, a depender do produto a plataforma pode até mesmo acionar os órgãos judiciais contra o vendedor. Sendo assim, conheça as regras e saiba perfeitamente o que pode e não pode ser vendido no marketplace.

Sempre gere seus comprovantes de vendas – Dinheiro retido no Mercado Livre

Um dos motivos mais comuns para ter seu dinheiro retido no Mercado Livre é a contestação de compra ou venda por parte dos clientes.

Para evitar sofrer qualquer tipo de golpe por parte de um consumidor mal intencionado, sempre tenha os comprovantes de suas operações de vendas na plataforma.

Segundo o Mercado Livre, são considerados comprovantes de vendas:

  • Nota fiscal de venda de produto;
  • Recibo de venda autenticado pelo vendedor;
  • Nota fiscal de compra de insumos que comprove a comercialização de produto ou prestação de serviço;
  • Contrato de prestação de serviço ou venda autenticado pelo vendedor/prestador.

Para que esses documentos tenham validade é importante que eles exponham:

  • Nome do vendedor ou da empresa;
  • CPF ou CNPJ;
  • Endereço do vendedor pessoa física ou da empresa;
  • Nome do comprador;
  • Produto que foi vendido;
  • Valor e data da venda;

O que fazer caso a sua conta seja bloqueada e o seu dinheiro retido no Mercado Livre

Se caso você passar por alguma situação onde a sua conta e o seu dinheiro foram retidos no Mercado Livre, eis o que você precisa fazer para tentar reverter isso.

Antes de qualquer coisa você precisa ter consciência de que esses processos de resolução de conta bloqueada e dinheiro retido no Mercado Livre podem demorar para serem resolvidos se depender apenas da plataforma. São comuns os processos que se arrastam até por algumas semanas até que se chegue a uma solução.

Dessa forma, pode ser necessário utilizar auxílio externo para agilizar as coisas.

Em primeiro lugar, é importante entrar em contato com o Mercado Livre para saber exatamente qual o motivo da punição. A partir disso, você saberá se realmente descumpriu alguma regra ou se está havendo uma falha no sistema da plataforma que acabou prejudicando a sua conta.

Feito isso, possivelmente a plataforma dará uma prazo de até 48h para responder o reclamante. Esses prazos são comuns a cada resposta da plataforma, e é por isso que é preciso ter ajuda externa.

Enquanto aguarda a primeira resposta do Mercado Livre já é indicado fazer uma declaração formal no site do Consumidor.gov. Segundo relatos de vendedores que passaram por essa situação, registrar a queixa nesse órgão tem feito com que a plataforma resolva o problema mais rápido.

Outra dica que também pode dar resultado é enviar uma notificação extrajudicial para a empresa, informando o problema e uma justificativa elaborada de como você poderá agir judicialmente caso não haja uma solução para o problema.

Apesar de parecerem medidas um tanto exageradas por parte do anunciante, apenas assim existe a garantia de a plataforma levar a sério o seu problema.

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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