Diferenças entre Representante da Beleza, Empresária da Beleza e Gerente de Desenvolvimento de Rede da Avon

O programa de revendas Avon possui três diferentes papéis: Representante da Beleza, Empresária da Beleza e Gerente de Desenvolvimento de Rede (antigamente, conhecidas como: Revendedora, Executiva e Gerente).

Mas, afinal, qual a diferença entre essas posições? Aqui, esclarecemos essa dúvida de uma vez por todas. Continue a leitura e confira!

O que é e o que faz uma Representante da Beleza Avon?

A Representante da Beleza Avon (antiga “Revendedora”) é um papel inicial comercial da base do programa de revendas da empresa. Trata-se da pessoa que faz venda direta no dia a dia, seja online ou presencialmente.

Publicidade

A Representante da Beleza trabalhará captando novos clientes e realizando vendas utilizando a revista digital ou loja virtual própria criada pelo Avon Conecta. Além disso, também envia pedidos e faz o encaminhamento dos produtos para os clientes, bem como o recebimento de valores.



Confira também: Como voltar a revender Avon

Para ser Representante da Beleza, deve-se ter acima de 18 anos e preferencialmente estar com o nome limpo, embora a empresa também libere o cadastro para pessoas que possuem CPF negativado, em casos específicos.

Os ganhos das Representantes da Beleza dependem unicamente da quantidade de vendas que realizam. A lucratividade pode variar de 20% a 38% do valor da venda e é preciso atingir um valor mínimo para conseguir encaminhar pedidos, que é de R$ 110,00 (total que pode ser atualizado pela empresa a qualquer momento).

Publicidade


Publicidade


Outro ponto interessante sobre a posição de Representante da Beleza é que se tem benefícios especiais nesse papel, como participação em programa de desenvolvimento profissional, descontos em cursos livres e de formação profissional e participação em programa de recompensas, com troca de pontos por produtos e serviços.

revendedora avon

Empresária da Beleza: o que é e o que faz?

A Empresária da Beleza Avon (antiga “Executiva”)  está um nível acima da Representante da Beleza na hierarquia de papéis. Trata-se de uma pessoa que atua tanto na revenda de produtos como na assistência a outras representantes da beleza, liderando uma equipe para bater metas de vendas mensais.

Publicidade

Além disso, a Empresária da Beleza também é responsável por realizar reuniões de alinhamento com representantes, prospectar clientes e representantes para sua equipe, bem como por solucionar problemas de revenda, comprar produtos a pronta entrega.

Publicidade

Para ser Empresária da Beleza, a Avon faz três pré-requisitos:

  1. Já ser uma Representante da Beleza Avon;
  2. Conhecimento sobre meios digitais;
  3. Conhecimento sobre venda, além de ter boa comunicação e engajamento da sua rede.

Além disso, é importante que tenha perfil de liderança e de atendimento, inclusive que possua fácil acesso à internet para atender pedidos da equipe de revendas rapidamente, assim como realizar tarefas inerentes ao papel.

Para ser uma Empresária da Beleza Avon é simples, basta participar do programa da empresa, que abre cadastros periodicamente para selecionar novas executivas.

Assim como acontece com as Representantes da Beleza, os ganhos mensais das Empresárias da Beleza variam de acordo com seu desempenho no mês. Mas, também há benefícios por bater metas, ajudando a aumentar ainda mais seus ganhos todos os meses.

O que é e o que faz uma Gerente de Desenvolvimento de Rede Avon?

A Gerente de Desenvolvimento de Rede (antiga “Gerente”) é a profissional que cuida de um setor (região), liderando Representantes da Beleza e Empresárias da Beleza, com foco no alcance de metas.

Essa função tem como principal papel inspirar e engajar suas empresárias e representantes a crescerem com a venda de produtos Avon dentro do novo Plano de Crescimento, estimulando a atividade de empreendedorismo.

Entre as responsabilidades do papel executado pela Gerente de Desenvolvimento de Rede também está identificar e executar ações que resultarão no crescimento de vendas, recrutar e capacitar Empresárias da Beleza, administrar resultados de vendas e conduzir atividades de faturamento, fechamento de campanhas e elaboração de relatórios gerenciais.

Trata-se de uma oportunidade de emprego efetiva, portanto, com registro em carteira, salário fixo e benefícios. Para ser uma Gerente de Desenvolvimento de Rede Avon é obrigatório passar por um processo seletivo com outras profissionais candidatas.

Publicidade

Além disso, a candidata ao papel precisa ter ensino superior completo, conhecimentos em informática (pacote Office), experiência em gestão de vendas e de pessoas, disponibilidade para viagens na região de atuação e CNH – a Avon oferece carro como ferramenta de trabalho .

Para participar de processos seletivos, basta acompanhar o site da Avon, especificamente a página de Carreiras. Então, selecione “vagas” e busque por “Gerente de Desenvolvimento de Rede”. Nessa mesma página também dá para verificar outras oportunidades em aberto na empresa.

Publicidade

De modo geral, a remuneração da Gerente de Desenvolvimento de Rede costuma ser um salário fixo, negociado com a empresa durante a contratação, e benefícios por conquistar metas estabelecidas para a região. Essa remuneração variável pode aumentar os ganhos da Gerente de Desenvolvimento de Rede, possibilitando que tenha mais dinheiro todo mês, de acordo com seu desempenho.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário