7 dicas para aumentar o seu Score e conseguir mais crédito

A preocupação em se manter um “bom pagador”, é bastante frequente entre os brasileiros que precisam obter crédito junto a algumas instituições. Dessa forma aumentar o Score acaba se tornando um objetivo.

Score é um índice que informa o quão confiável o indivíduo é em relação a suas finanças. No caso, esse dado informa se a pessoa possui restrições em seu nome, se costuma pagar suas dívidas em dia e o quão ativo comercialmente ela é. Ele pode ser consultado no site do Serasa.

Tudo isso é profundamente analisado por qualquer instituição a qual o interessado pede algum tipo de crédito, seja relacionado a cartões, ou mesmo financiamentos e empréstimos.

aumentar score

Quanto mais alto o índice de Score de alguém, melhor sua reputação nas praças de crédito e maior as chances de conseguir vantagens e benefícios. Dessa forma, ter um score baixo acaba não sendo interessante.

Aumentar o índice de Score leva um certo tempo, porém não é algo impossível e nem tão difícil de conseguir. Aplicando algumas dicas é possível chegar ao nível desejado e conquistar o tão almejado crédito.

Veja 7 dicas que irão te ajudar a alcançar seu objetivo, no decorrer desse artigo.

Colocar seu CPF em todas as suas compras

Todas as vezes que você realiza uma compra utilizando o seu CPF, a informação é movida para os sistemas financeiros.

Isso faz com que as suas movimentações fiquem registradas, mostrando que você é um indivíduo comercialmente ativo e que tem potencial financeiro para gastos. Tudo isso influência para aumentar o Score.

Realizar compras em cartão de crédito

Realizar compras no cartão de crédito tem a mesma lógica da dica anterior, no caso, registrar movimentações de compras.

Ele também serve como um tipo de “teste” que avalia se a pessoa consegue cumprir com prazos de pagamento, no caso das faturar mensais. Sendo assim, a cada compra feita com o cartão e paga a fatura em dia, o score tende a aumentar.

Mas atenção, caso hajam atrasos de quitação ou mesmo falta delas, a lógica é invertida e o cartão de crédito acaba sendo um vilão que baixa consideravelmente o índice do cidadão. Sendo assim, só realize compras nele se puder honrar seus prazos.

Pagar todas as contas em dia – Aumentar o Score

Esse é um dos principais fatores que dizem se uma pessoa é boa ou má pagadora.

Pagar contas em dia, não apenas as de cartão de crédito, mas absolutamente todas as contas cadastradas em seu nome é a tarefa mais básica de todas.

Sendo assim, evite ao máximo os atrasos. Para isso, sempre estipule suas datas de pagamento em períodos que você tenha certeza que terá dinheiro. E sempre anote essas datas em lembretes do celular, por exemple, para quitá-las em dia.

Leia também

Realize movimentações bancárias

O hábito de colocar algumas contas em débito automático, ou mesmo realizar transferências, depósitos e outras ações bancárias é outro fator que ajudará a atingir o objetivo.

Essa é mais uma estratégia para ajudar o sistema a comunicar aos órgãos que você é ativo em relações as finanças, e fazer registros de suas movimentações.

Quitação de todas as dívidas em aberto – Aumentar o Score

Não adianta de nada seguir todos os passos anteriores se o indivíduo for uma pessoa endividada com o nome já com restrições.

Ter restrição de crédito é um negócio seríssimo que não vai permitir de maneira alguma que o score pareça confiável. Dessa forma, tudo que foi passado até aqui só terá valor se a pessoa realizar a quitação de suas dívidas primeiro.

Para isso, vale entrar em contato com a instituição com a qual se tem pendências e buscar uma negociação. Feito isso, é importante honrar os prazos estipulados.

Depois disso, ainda levará um tempo para que todos os sistemas se comuniquem e você possa solicitar qualquer tipo de crédito. Porém, esse é o principal começo.

Evite frequentes pedidos de crédito – Aumentar o Score

As solicitações frequentes de empréstimos e até mesmo aumento de limite de cartão de crédito, podem fazer com que as instituições financeiras passem a desconfiar das suas práticas de bom pagador.

Esses hábitos despertam um alerta e te listam como potencial perigo de crédito. Com isso o score baixa e as chances de aumentá-lo e conseguir financiamentos, por exemplo, ficam mais difíceis.

Como você pode ver, as estratégias para conseguir aumentar o Score não são nada absurdas. Basta cumprir com as boas práticas do consumidor que muito em breve você terá um selo de Score “Ótimo” e conseguirá todos os benefícios das instituições de crédito.

Veja também: Opções de empréstimo para MEI em 2021 para um negócio no azul

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário