Dicas de atendimentos pelo Whatsapp para aproximar seus clientes

atendimentos pelo whatsapp

Mais que uma ferramenta de comunicação entre amigos e familiares, o Whatsapp se tornou uma ferramenta poderosa de marketing e vendas para as empresas. Mas será que você sabe como fazer atendimentos pelo Whatsapp para se aproximar dos seus clientes?

Aqui no site do Revendedor nós já demos muitas dicas de como utilizar o WhatsApp para os negócio, porém, a maior parte delas está relaciona a parte técnica da coisa. Hoje vamos explorar um pouco mais sobre a operação de comunicação entre a empresa e o cliente através desa ferramenta.

Por exemplo, você até pode já utilizar o Whatsapp para atender seus clientes, mas será que você está fazendo isso do jeito certo?

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Veja aseguir 6 dicas de comunicação com o seu cliente que com certeza te ajudará na hora dos atendimentos feitos por meio do Whatsapp.

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Alguém apenas para atender os pedidos do aplicativo

Pode não parecer realmente necessário quando você tem um negócio pequeno onde a produção ainda não é muito grande, porém, em negócios maiores é essencial ter uma pessoa específica para atender os seus clientes.

Essa pessoa além de realizar um atendimento mais ágil, também deve ficar responsável por outros pontos do pedido. Entre esses estão: organização das entregas, esclarecimento de dúvidas entre outras coisas essenciais para um processo completo de recebimento de pedidos, repasse para o estabelecimento e entrega.

Rapidez ao responder o cliente

Não tem nada mais chato do que enviar uma mensagem para um negócio e o mesmo demorar para responder. A parti do momento que você coloca um contato de Whatsapp para a comunicação do seu cliente com a empresa, esse canal passa a ser oficial e parte da estratégia de vendas do negócio.

Dessa forma, não é admissível que haja demora nas respostas para os clientes que entram em contato pelo aplicativo. Por isso, voltamos a primeira dica de ter uma pessoa para realizar esses atendimentos. Dessa forma, o cliente nunca terá que esperar demais para ser respondido.

Além disso, mesmo com uma pessoa para fazer esses atendimentos, é importante que esse funcionário seja treinado para conseguir esclarecer o cliente com rapidez. Ou seja, a pessoa precisa conhecer bem o negócio e os produtos para que não perca tempo buscando essas informações para repassar ao cliente.

Lembre-se rapidez no atendimento facilita a vida do cliente e agiliza demais o seu trabalho.

Registre o seu catálogo de produtos no aplicativo

Pode ser que você ainda não saiba disso, mas o Whatsapp tem a função de cadastro de catálogo de produtos que agiliza muito o lado do cliente. Com ele, o cliente precisa apenas abrir o seu perfil, clicar no seu catálogo e ter acesso a todo o seu estoque, valores, entre outras informações.

Sendo assim, é de se imaginar que o contato direto com a empresa só acontecerá se o consumidor encontrar aquilo que deseja, polpando o seu tempo de atendimento e o dele.

Veja nesse link aqui como fazer o cadastro dos seus produtos no catálogo do Whatsapp.

Treine sua equipe de atendimentos pelo Whatsapp

Jamais esqueça que um bom atendimento é responsável em grande parte pela volta dos clientes. Sendo assim, treine a equipe ou o funcionário que irá atender os seus clientes para que preste um serviço impecável.

Muito mais do que apenas agilidade, as pessoas esperam ser atendidas com educação, respeito e empatia. Tudo isso reunido faz com que o cliente se sinta acolhido e com a sensação de que aquele negócio realmente se importa com ele.

Essa dica, aliás, nos leva para a última.

Humanize os atendimentos por Whatsapp do seu negócio

Não esqueça que o Whatsapp é reconhecido como uma ferramenta informal para a comunicação entre pessoas. Sendo assim, ainda que você seja uma empresa, pessoas gostam de conversar com outras pessoas não com alguém que haja como um robô com respostas automáticas o tempo todo (ainda que você possa cadastrar esse tipo de resposta no app).

No treinamento do seu atendente, incentive que o mesmo utilize artifícios como os emojis, para dar leveza as conversas com os clientes. Além disso, uma linguagem um tanto mais informal (ainda que sem gírias e outros vícios) também é super aceitável nesse meio de comunicação.

O mais importante de tudo é que o cliente tenha total certeza de que está sendo atendido por alguém real.

Com essas dicas simples você pode ter certeza que os seus atendimentos pelo Whatsapp terão outra cara e que os seus clientes se sentirão muito mais acolhidos no momento de entrar em contato.

Veja também: Vender pelo WhatsApp em 2021: Novidades do app para vender mais

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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