Mercado Livre: Como fazer a MELHOR descrição para seu produto

Anunciar produtos no Mercado Livre é relativamente fácil, no entanto, em caso de o anunciante não se atentar aos detalhes isso pode comprometer muito suas vendas. A descrição de produtos no Mercado Livre é uma das coisas mais importantes de um anúncio, e caso não seja satisfatória ao cliente, ele certamente buscará por outro anunciante.

Na descrição do produto é onde o cliente conseguirá todas as informações pertinentes ao produto que deseja comprar. Para entender como esse campo é importante no Mercado Livre, basta pensar nas suas próprias compras online.

Normalmente você prefere comprar do negociante que fornece mais ou menos informações?

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Ao entender isso, fica mais simples até mesmo de saber o que essa descrição precisa conter. Mas claro, se você precisa de uma ajudinha para criar a descrição de produtos perfeita no Mercado Livre, a gente te ajuda.



descrição mercado livre

Veja a seguir as dicas que farão com que o seu anúncio se destaque entre os tantos presentes na plataforma.

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1 – Se colocar no lugar do cliente é o principal

Ao elaborar uma descrição de produto, seja para o Mercado Livre ou qualquer outro e-commerce, o anunciante não pode esquecer de que aquelas informações são direcionadas para alguém.

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Com isso em mente, é preciso ter consciência que muito além de informações técnicas, o cliente precisa de uma visão real do produto. Basicamente, o empreendedor precisa se colocar no lugar do cliente e pensar em tudo aquilo que seria relevante para o consumidor saber.

Focar na objetividade também é muito importante. Isso porque, da mesma forma como você provavelmente gosta de informações precisas sem muita enrolação, o seu cliente também gosta. Por isso, procure elaborar textos com bastante informações, porém, não muito longos, que cansem o leitor.

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2 – Coloque as principais informações primeiro na sua descrição do Mercado Livre

Ainda na questão da objetividade, sempre coloque as informações principais do seu produto nos primeiros parágrafos da descrição. Lembre-se que muitas vezes o cliente pode estar no impulso de comprar e caso não encontre logo a informação que está buscando, o desejo pela compra pode esfriar.

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Dessa forma, sempre lembre de responder as seguintes perguntas nos primeiros parágrafos da sua descrição no Mercado Livre:

  • O que é o produto?
  • Qual a sua função?
  • Do que ele é feito?
  • Como e em que situações ele é usado?
  • Quais as características mais relevantes desse produto específico?

Lembrando que essas perguntas devem ser adaptadas a depender do tipo de produto que se está vendendo.

3 – Antecipe dúvidas que os clientes podem ter

Além de ajudar muito na conversão de vendas, uma boa descrição de produto também ajuda o empreendedor a economizar tempo respondendo perguntas dos clientes.

Ao antecipar as dúvidas que o seu cliente possa ter e já esclarecê-las na descrição do produto, você passa a alimentar o impeto de compra do consumidor. Isso porque, isso impede que o mesmo precise usar o campo de perguntas do Mercado Livre para tirar a sua dúvida.

É claro que esse campo é muito importante e que você sempre deve respondê-lo o mais breve possível. Porém, é inegável que se o consumidor não precisar esperar nada para ter a informação que deseja, isso é um ponto favorável para o vendedor.

Dessa forma, busque se basear nos anúncios dos concorrentes que vendem produtos similares e que recebem perguntas sobre eles. Esse cuidado pode fazer com que você se destaque desses mesmos concorrentes.

4 – Faça descrições originais

É bastante comum que ao revender produtos, o empreendedor se limite a copiar e colar a descrição do produto utilizada pelo fornecedor. No Mercado Livre, apesar de isso não ser proibido, essa não é a melhor estratégia.

O ideal é que o empreendedor faça uma descrição própria do produto que está vendendo, sem utilizar cópias de concorrentes ou mesmo de fornecedores. Isso é importante, pois, apesar de estar em uma plataforma, o Mercado Livre e seus anúncios ainda correspondem ao chamado SEO, que basicamente, pode fazer com que um anúncio com texto copiado tenha baixo alcance nos buscadores do Google.

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Lembrando que isso não se aplica ao título do seu produto. Na verdade, utilizar o nome exato de um produto popular bastante buscado na rede, faz com que ele apareça nos motores de busca de forma mais fácil. Exemplos desse tipo de produtos são: eletrônicos, móveis de marca, sapatos, entre outros.

5 – Informações técnicas sobre o produto não podem faltar na sua descrição no Mercado Livre

Jamais esqueça que colocar a ficha técnica do seu produto. Muitos clientes deixam de efetuar a compra com um anunciante pela falta de informações técnicas sobre o produto.

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Sendo assim, nunca deixe de citar as dimensões do produto, ou tamanho específicos quando falamos de peças de vestuário. Material de fabricação, modelo, características e outra informações do tipo são essenciais, sempre.

 

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

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