Mercado Livre: Como fazer a MELHOR descrição para seu produto

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Anunciar produtos no Mercado Livre é relativamente fácil, no entanto, em caso de o anunciante não se atentar aos detalhes isso pode comprometer muito suas vendas. A descrição de produtos no Mercado Livre é uma das coisas mais importantes de um anúncio, e caso não seja satisfatória ao cliente, ele certamente buscará por outro anunciante.

Na descrição do produto é onde o cliente conseguirá todas as informações pertinentes ao produto que deseja comprar. Para entender como esse campo é importante no Mercado Livre, basta pensar nas suas próprias compras online.

Normalmente você prefere comprar do negociante que fornece mais ou menos informações?

Ao entender isso, fica mais simples até mesmo de saber o que essa descrição precisa conter. Mas claro, se você precisa de uma ajudinha para criar a descrição de produtos perfeita no Mercado Livre, a gente te ajuda.

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Veja a seguir as dicas que farão com que o seu anúncio se destaque entre os tantos presentes na plataforma.

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1 – Se colocar no lugar do cliente é o principal

Ao elaborar uma descrição de produto, seja para o Mercado Livre ou qualquer outro e-commerce, o anunciante não pode esquecer de que aquelas informações são direcionadas para alguém.

Com isso em mente, é preciso ter consciência que muito além de informações técnicas, o cliente precisa de uma visão real do produto. Basicamente, o empreendedor precisa se colocar no lugar do cliente e pensar em tudo aquilo que seria relevante para o consumidor saber.

Focar na objetividade também é muito importante. Isso porque, da mesma forma como você provavelmente gosta de informações precisas sem muita enrolação, o seu cliente também gosta. Por isso, procure elaborar textos com bastante informações, porém, não muito longos, que cansem o leitor.

2 – Coloque as principais informações primeiro na sua descrição do Mercado Livre

Ainda na questão da objetividade, sempre coloque as informações principais do seu produto nos primeiros parágrafos da descrição. Lembre-se que muitas vezes o cliente pode estar no impulso de comprar e caso não encontre logo a informação que está buscando, o desejo pela compra pode esfriar.

Dessa forma, sempre lembre de responder as seguintes perguntas nos primeiros parágrafos da sua descrição no Mercado Livre:

  • O que é o produto?
  • Qual a sua função?
  • Do que ele é feito?
  • Como e em que situações ele é usado?
  • Quais as características mais relevantes desse produto específico?

Lembrando que essas perguntas devem ser adaptadas a depender do tipo de produto que se está vendendo.

3 – Antecipe dúvidas que os clientes podem ter

Além de ajudar muito na conversão de vendas, uma boa descrição de produto também ajuda o empreendedor a economizar tempo respondendo perguntas dos clientes.

Ao antecipar as dúvidas que o seu cliente possa ter e já esclarecê-las na descrição do produto, você passa a alimentar o impeto de compra do consumidor. Isso porque, isso impede que o mesmo precise usar o campo de perguntas do Mercado Livre para tirar a sua dúvida.

É claro que esse campo é muito importante e que você sempre deve respondê-lo o mais breve possível. Porém, é inegável que se o consumidor não precisar esperar nada para ter a informação que deseja, isso é um ponto favorável para o vendedor.

Dessa forma, busque se basear nos anúncios dos concorrentes que vendem produtos similares e que recebem perguntas sobre eles. Esse cuidado pode fazer com que você se destaque desses mesmos concorrentes.

4 – Faça descrições originais

É bastante comum que ao revender produtos, o empreendedor se limite a copiar e colar a descrição do produto utilizada pelo fornecedor. No Mercado Livre, apesar de isso não ser proibido, essa não é a melhor estratégia.

O ideal é que o empreendedor faça uma descrição própria do produto que está vendendo, sem utilizar cópias de concorrentes ou mesmo de fornecedores. Isso é importante, pois, apesar de estar em uma plataforma, o Mercado Livre e seus anúncios ainda correspondem ao chamado SEO, que basicamente, pode fazer com que um anúncio com texto copiado tenha baixo alcance nos buscadores do Google.

Lembrando que isso não se aplica ao título do seu produto. Na verdade, utilizar o nome exato de um produto popular bastante buscado na rede, faz com que ele apareça nos motores de busca de forma mais fácil. Exemplos desse tipo de produtos são: eletrônicos, móveis de marca, sapatos, entre outros.

5 – Informações técnicas sobre o produto não podem faltar na sua descrição no Mercado Livre

Jamais esqueça que colocar a ficha técnica do seu produto. Muitos clientes deixam de efetuar a compra com um anunciante pela falta de informações técnicas sobre o produto.

Sendo assim, nunca deixe de citar as dimensões do produto, ou tamanho específicos quando falamos de peças de vestuário. Material de fabricação, modelo, características e outra informações do tipo são essenciais, sempre.

 

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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