Como vender sapatos: dicas para começar a ter lucros

como vender sapatos

Como em qualquer outro ramo empresarial, ao vender sapatos é necessário fazer um planejamento e muita estratégia para conquistar clientes.

Os sapatos são produtos de primeira necessidade, que contam com ampla demanda durante todo o ano. Por isso, acaba sendo uma ótima opção para se investir e iniciar um negócio.

Aqui no site nós já falamos um pouco sobre a venda de alguns tipos de sapato como a Melissa e a venda específica de sapatilhas, mas hoje iremos expandir essa ideia para um campo mais geral.

Sendo assim, se você deseja começar nesse negócio, está na hora de pegar algumas dicas conosco.

Defina seu público alvo ao vender sapatos

 

O primeiro aspecto a ser definido quando pensamos em “como vender sapatos?” é a sua preferência por um público-alvo.

Comercializar calçados proporciona uma gama de possibilidades, visto que esse produto é uma demanda de todas as faixas etárias, no entanto, optar por um nicho específico pode se tornar um diferencial no mercado.

São muitas as lojas especializadas em calçados infantis, pensados a partir das necessidades de crianças em seus processos de crescimento, por exemplo.

Além disso, existem estabelecimentos centrados na perspectivas femininas, os casos de lojas especializadas masculinas e até direcionadas ao público teens.

O importante é definir uma linha de trabalho, para assim poder organizar todo o resto.

Como revender sapatos

Crie uma identidade para a marca do seu negócio

É indispensável definir a sua marca e, consequentemente, sua identidade visual.

Lembre-se que é a sua marca que fará os clientes te diferenciarem da concorrência existente no mercado.

Dessa forma, busque investir um tempo na escolha de:

  • Nomes criativos;
  • Uma paleta de cores sincronizada;
  • E elementos específicos

Tudo isso cria uma marca registrada para você, e um grande potencial de originalidade na hora de vender sapatos.

Existem vários sites como o Canva que podem auxiliar na criação dessa identidade visual. Porém, se você não tem muita aptidão com ferramentas, busque a ajuda de um profissional do design para te ajudar nessa tarefa.

Fornecedores de sapatos femininos e produtos

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Outro tópico a ser avaliado com sabedoria é o que diz respeito a fornecedores e produtos de qualidade.

Buscar marcas que vendam por atacado pode tornar o custo inicial dos produtos ainda mais baixo, o que proporciona um preço de venda mais acessível ao consumidor. Mas não perca o controle: é preciso criar uma estimativa de vendas para não exagerar na compra de produtos.

Veja algumas opções de fornecedores de sapatos no atacado que podem se tornar ótimos parceiros do seu negócio.

A qualidade é um dos aspectos mais avaliados pelos consumidores de calçados, tendo em vista que o seu cliente, na maioria das vezes, passará o dia todo juntinho com o produto adquirido. Dessa forma, nem sempre optar pelos produtos mais baratos é sinônimo de boas vendas. Portanto, faça uma pesquisa relacionando a custos e benefícios para não se decepcionar.

Outro ponto a se atentar na hora de comprar com os fornecedores é a variedade de modelos. Busque fornecedores que te ofereçam uma ampla variedade de produtos e que possam suprir o gosto da maioria dos seus clientes.

Nesse link aqui, você pode conferir as melhores arcas de sandália que você com certeza deve ter no seu estoque de produtos 

Outra coisa a se atentar é que, é importante que exista a mesma variedade de tamanhos para todos os modelos que você tem disponível, evitando situações inconvenientes em que justamente o modelo que agrada o cliente não esteja disponível em seu tamanho.

Para mais, estude sobre as particularidades de seus produtos, pois saber indicar um produto de acordo com as necessidades específicas do cliente é uma atitude essencial.

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Como vender sapatos?

Ao vender sapatos, o empreendedor pode escolher algumas formas com as quais poderá ter lucro e encontrar mais clientes.

Vender sapatos online

Já há algum tempo a venda presencial não é única modalidade possível no comércio de calçados. Utilizar a internet e as redes sociais podem alavancar as suas vendas, bem como expandir o seu alcance enquanto marca.

Dessa forma, algumas opções na internet são:

  • Sites de vendas, como os marketplaces Mercado Livre e Amazon
  • Contas comerciais e as funções de marketplace disponíveis nas redes sociais como o Facebook e o Instagram;
  • A criação de um e-commerce próprio para vender suas mercadorias.

Vender sapatos em ponto comercial físico

É claro que, nada te impede de optar por um ponto comercial físico.

Escolher um lugar bem frequentado, bem como estar atento aos aspectos estéticos da loja é primordial. Ter uma loja com uma fachada adequada e com móveis que possibilitem uma boa distribuição de produtos pode facilitar ainda mais o seu trabalho.

Um ambiente limpo e organizado atrairá os olhares dos clientes, mesmo antes que eles entrem na loja.

Ter uma variedade de opções de pagamento é um grande distintivo no mercado. Ao vender sapatos a vista, pelo crediário da loja, parcelando nos mais variados cartões ou por transferências bancárias instantâneas, você alcançará uma gama de clientes muito maior.

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Atendimento ao cliente

A chave do seu sucesso está no atendimento. Ser um bom vendedor é um equilíbrio entre estar disponível para os clientes, mas dar a eles o espaço necessário.

Faça com que o cliente se sinta acolhido, pergunte quais são os produtos que ele procura, apresente uma variedade de modelos que possam interessá-lo de acordo com sua demanda pontuada anteriormente, mas dê a ele o tempo necessário para a escolha.

Sugerir que o cliente prove o calçado é uma estratégia de venda

Ver o caimento real do produto e perceber o conforto nos pés é um gatilho para a compra. Dessa forma, sempre que perceber que um cliente se interessou muito por um produto, incentive-o a experimentar, porém, sem insistências caso receba uma negativa.

Tenha cuidado na hora de entregar o produto

Finalizada a venda, é só embalar e finalizar o processo.

Esteja atento a conferir se o par de calçados tem o mesmo número e segue a descrição da caixa em que você irá embalar.

Dar ao cliente a opção de embrulho para presente é um mimo interessante também, mas não se esqueça de especificar os detalhes para possíveis trocas de produtos.

E nas vendas online, onde você muitas vezes envia o produto por um serviço de entrega, se certifique de caprichar na embalagem que o cliente irá receber. Como muitas vezes não há contato pessoal nessa forma de venda, faça o cliente se sentir acolhido na hora da entrega ao receber uma embalagem cuidadosa, e se possível, personalizada,

Agora basta colocar em prática tudo que pensamos até aqui, pois o seu empreendimento te espera!

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Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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