Como vender salgados na rua e ganhar dinheiro

Apesar do apelo empreendedor que um estabelecimento possui, vender salgados na rua é uma estratégia realmente boa para se faturar muito.

A não necessidade de se gastar com aluguel de espaço físico, água, luz e etc, para se manter um local de vendas, faz com que esse tipo de negócio seja considerado de baixo investimento. No entanto, esses mesmos fatores criam chances para que o empreendedor tenha uma margem de lucro maior.

Nós já falamos aqui no site sobre máquinas para fabricar salgados e como elas podem ajudar no início do negócio. No entanto, ao vender na rua a produção costuma ser menor, não sendo essencial que o empreendedor possua um equipamento desses.

Veja a seguir algumas dicas para que você consiga vender ainda mais salgados na rua.

Produza com ingredientes de qualidade

vender salgados na rua

O principal fator de sucesso de qualquer negócio é o produto, dessa forma busque realizar a sua produção com matéria prima de boa qualidade.

No ramo de alimentação os ingredientes que servem de matéria prima são um dos únicos elementos nos quais o empreendedor não deve economizar. Lembre-se que muito mais do que qualquer coisa, o que fará com que os clientes voltem a comprar é a qualidade do seu produto.

Sendo assim, busque por bons fornecedores os quais você conheça a procedência dos alimentos e que pratica preços justos.

Escolha o ou os pontos de venda

Vender salgados já prontos não é uma tarefa difícil. Isso porque eles são muito populares, e reconhecidos como alimentos que sasseiam de verdade a fome.

Dessa forma, encontrar clientes acaba não sendo tão difícil assim. No entanto, é preciso escolher o lugar certo.

Locais de boa circulação de pessoas em horários considerados de pico são uma ótima alternativo.

Sendo assim nos horários bem de manhã, almoço e final da tarde são os mais indicados para se instalar e iniciar as vendas. Isso porque, são nesses horários que as pessoas estão indo para o trabalho, parando para almoçar e voltando para casa. Todas essas situações são passíveis de fome, dessa forma com ótimas oportunidades de demanda.

Para conseguir vender mais o indicado é se instalar em ruas:

  • Próximas a terminais rodoviários;
  • Próximas a escolas, faculdade e outras instituições de ensino;
  • De centros comerciais;
  • Próximas a escritórios.

Apresentação do produto

A primeira coisa que atrai clientes é a apresentação do produto. Dessa forma, cuidado com as embalagens nas quais o produto é entregue ao cliente.

É preciso se colocar no lugar do consumidor e perceber o que ele gostaria de ver no seu produto para fazê-lo fechar a compra.

Dessa forma, independente da maneira que você decidiu por vender seus produtos, lembre-se: nuca deixar o cliente sem embalagem, carregando os seus salgados apenas com um guardanapo.

Esse tipo de situação acaba sendo incomoda ao cliente e ele pode desistir de comprar apenas por isso.

Leia também

Apresentação do empreendedor

Da mesma forma que o seu produto precisa estar bem apresentável, você também precisa.

Lembre-se que você é o porta-voz da sua marca, dessa forma, o ideal é se mostrar para os clientes da forma mais profissional possível. Além disso, dessa forma, você também estará seguindo as normas da vigilância sanitária, essenciais para a manipulação de alimento.

Apenas o uso de touca no cabelo, máscara e até luvas já servem como um fator que aumenta a confiança das pessoas em conhecer o seu produto.

Reconhecer os gostos dos clientes – Vender salgados na rua

No decorrer da vivência com o negócio, o empreendedor começará a perceber que seus clientes têm algumas preferências.

É importante monitorar isso para nunca deixar faltar essa mercadoria durante as vendas. Outra coisa que o empreendedor consegue perceber é quais as possíveis reações a novos produtos. Se o mesmo tem chances de ser ou não bem sucedido e mais que isso, pedir para que os clientes deem sugestão de novos salgados que eles gostariam de experimentar.

Veja também: Melhores alimentos para revender direto da fábrica: Ideias de negócios

Preços justos para a sua mercadoria – Vender salgados na rua

A gente já falou por aqui sobre como vender salgados a R$1 e se esse for o objetivo do seu negócio ótimo. Se não, apesar de não tão barato é necessário praticar preços justos.

Tenha em mente que você está vendendo na rua, sem despesas com lugar fixo e atendendo pessoas de passagem. Com isso, realizar a sua produção baseada em valores bons também acaba sendo um atrativo para o cliente.

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário