Como vender roupas usadas: Ideias, investimento e dicas

Vender roupas usadas tem sido uma ótima opção de negócio. Cada vez mais, esse meio de empreender tem se solidificado no mercado considerando sua possibilidade de amplo atingimento.

Comprar roupas, calçados e acessórios em um preço mais em conta é sempre uma proposta tentadora, mas o que leva o consumidor a preferir roupas já usadas ao invés de comprar novas?

A ideia de vender roupas usadas é um princípio do pensamento e consumo sustentável. Em uma sociedade onde consumimos tantas coisas todos os dias e, consequentemente, nos desfazemos de bens que muitas vezes estão em perfeito estado, por que não avaliar esse processo como uma forma de empreendimento?

Publicidade

Esse conceito está tão em alta que diversas marcas famosas estão repensando suas formas de produção, para serem encaixadas nos conceitos sustentáveis. É o caso da Malwee que reestruturou o negócio.



Como todo e qualquer negócio, vender roupas usadas exige um planejamento.

Prossiga a leitura para entender quais são os primeiros passos necessários para dar início a esse empreendimento, bem como organizar suas vendas e se impor no mercado para obter lucros.

O que vou vender?

vender roupas usadas

Existe uma lista de critérios que precisam ser avaliados quando o assunto é vender um produto.

Publicidade


Publicidade


Independente se vendemos um produto novo ou já usado, a primeira coisa que devemos fazer é avaliar essa proposta de venda com nosso olhar de consumidor.

Ao selecionar as roupas, calçados ou acessórios usados sempre faça essa pergunta para você mesmo: “Eu me sentiria atraído a comprar esse produto?” Caso a resposta seja sim, você está no caminho certo!

Publicidade

Certifique-se se os produtos estão devidamente higienizados: manchas, maus-odores e furos podem desqualificar toda a sua proposta, portanto faça uma vistoria atenta antes de oferecer os produtos.

Publicidade

Escolha o seu público-alvo ao vender roupas usadas

Escolher o que vender também estabelece seu público-alvo. Você pode criar uma proposta de venda exclusiva para mulheres, para homens ou direcionada ao público infantil.

Você também deve decidir como esse público se sentiria atraído, onde encontrá-lo e a qual classe social os seus produtos conseguem atender melhor.

O importante é entender que as condições dos seus produtos garantem a confiabilidade do seu negócio.

Onde vender roupas usadas?

Geralmente, começar a vender roupas usadas é uma oportunidade de empreender a partir de poucos recursos. Então podemos considerar que nem sempre você terá um local físico para ambientar sua loja.

Mas isso não é um problema, a era tecnológica em que vivemos nos proporciona uma variedade de recursos para vendas online.

Como revender roupas usadas

Plataformas de venda e redes sociais

Se a ideia for vender roupas usadas apenas para desentulhar algumas coisas do guarda-roupas e conseguir ganhar um dinheiro, você não precisará investir na abertura profissional de um negócio.

Algumas opções que podem ser aderidas são:

  • Vender nas plataformas Enjoei ou Repassa;
  • Criar uma página no Instagram apenas para vender essas peças;
  • Vender as roupas por meio de uma página ou grupos de venda no Facebook.

Criação de um brechó ou bazar online

A gente já explicou por aqui como abrir um brechó online em um guia super completo. Mas resumindo um pouco, se a ideia for vender roupas usadas profissionalmente, o melhor a se fazer é investir na criação de um e-commerce onde a sua marca fique em evidência.

Publicidade

Um negócio desses exige amplo planejamento e cuidados com logística e outros detalhes. No entanto, também é uma das formas mais lucrativas de se vender roupas usadas.

Em ambos os casos de plataformas de vende, opte por descrições detalhadas dos produtos, bem como fotos diversificadas e de alta qualidade.

Publicidade

Mencionar as marcas e valores das mercadorias pode ser um ponto positivo, dessa forma o cliente poderá ver ainda mais vantagens nas compras.

Fique atento: o cliente precisa compreender todas as dimensões do produto para que não ocorram os casos de insatisfação ou devolução de mercadorias. Dessa forma, procure fazer boas fotos de produtos para que não haja nenhum imprevisto.

Crie uma identidade visual para a sua marca

Para destacar o seu negócio e começar a agregar valor a sua marca, é muito importante que as pessoas te reconheçam onde quer que você exponha suas peças.

Para isso, você precisará criar uma identidade visual para o seu negócio.

Existem muitos sites disponíveis na internet que podem te ajudar a confeccionar sua própria logomarca, mas caso seja possível, encontre um profissional capacitado para melhor desenvolvê-la.

Essa logomarca permitirá que seus clientes reconheçam seu negócio independente da plataforma que você utilize para divulgar seu trabalho.

A alma do negócio é o atendimento, ao vender roupas usadas

Como você sabe, o atendimento que recebemos em uma loja é o que nos instiga a voltar ou não a comprar. Ao vender roupas usadas não seria diferente.

Publicidade

Invista em atendimentos personalizados e você verá o quanto suas vendas irão aumentar. Quanto mais acolhido o cliente se sentir no momento da compra, maior é a possibilidade de uma nova aquisição. Além disso, clientes satisfeitos atraem mais clientes.

Dessa forma, fique atento a esses pontos para aplicar no seu negócio de vender roupas usadas:

  • Crie portais de comunicação com seus clientes e responda no menor tempo possível.
  • A aptidão nas respostas aos clientes contribui para que o mesmo confie em você para fechar a compra.
  • Responda sempre todas as dúvidas, independentemente se elas fazem sentido ou não para você. O cliente não faz perguntas desnecessárias, é comum que a leitura de algumas informações se torne confusa.
  • Crie um horário de atendimento para sua loja e o respeite.

Pense com carinho no seu público

Ao vender roupas usadas ou qualquer outro produto, sempre pense no que você como consumidor gostaria de encontrar em um negócio. Dessa forma você pode:

Publicidade

  • Disponibilizar mais de uma forma de pagamento;
  • Tipos de entrega personalizados;
  • Fornecer cartões de agradecimento pela compra;
  • Criar promoções ou brindes para clientes efetivos.

Todo esse cuidado pode trazer ótimos retornos para o seu negócio.

Cuide de todas as etapas até a entrega ao cliente

Pense em todas as etapas do seu produto, desde que ele chega em seus cuidados até as mãos dos clientes.

A limpeza dos produtos e embalagens personalizadas ganham o coração de qualquer pessoa.

Seguindo essas dicas você conseguirá vender roupas usadas com qualidade e excelência. Invista no seu negócio, pense como empreendedor!

Veja também: Sandálias para revenda – 5 melhores marcas para o seu negócio

Publicidade

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário