Como vender pelo telefone – Dicas de atendimento

vender por telefone

Muitos vendedores acabam criando certo receio de vender por telefone.

Isso porque as pessoas em geral estão tão cansadas de receber telefonemas chatos de telemarketing, com atendentes sem emoção na voz ou claramente com um texto decorado, que quando percebem que se trata de uma ligação de venda acabam até mesmo desligando na cara do vendedor.

Bom, vender por telefone exige treino e maestria, e o principal: conquistar a atenção e interesse do cliente em pouquíssimos minutos.

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Pode ser difícil nas primeiras vezes, mas com um pouco de prática é possível perceber uma melhora significativa no atendimento e cada vez mais negócio fechados por meio desse formato.

Se você ainda tem suas dúvidas e não sabe o que pode fazer para atingir resultados, se acalma que a gente vai te ajudar. Com algumas dicas simples colocadas em prática, você vai perceber que a sua relação com as ligações para clientes sofrerá uma transformação.

Então, vamos lá aprender como vender por telefone!

Conheça absolutamente tudo sobre o produto ou serviço que pretende vender por telefone

Essa dica é de preparação antes de entrar em contato com seus clientes a primeira vez.

Entender como funciona os produtos ou serviços que você está vendendo é essencial para efetuar boas vendas. E aqui eu não estou falando apenas de termos técnicos hein. Conheça realmente, e não apenas uma, mas todas as opções daquilo que você comercializa.

Somente dessa maneira será possível oferecer a opção certeira para a pessoa com quem você está tentando fechar negócio.

Se apresente e saiba a disponibilidade do cliente

Como é chato receber uma ligação de vendedor que mal fala de onde é  já vai jogando informações sobre o produto, não é mesmo!?

Ao realizar contato telefônico com um cliente haja com calma. Pergunte se quem está ao telefone é o cliente de interesse, faça uma saudação, diga seu nome e em nome de qual empresa está falando e por último, e mais importante, pergunte se a pessoa pode falar no momento.

Acredite, apenas com isso você já irá perceber um cliente mais confortável na hora de conversar. Oferecer ao cliente a opção de recusar uma ligação naquele momento é um ato de respeito e cuidado com a outra pessoa. Apenas nisso já é possível causar uma boa impressão.

Ouça o que o cliente está falando

Ouvir o que o cliente tem a falar pode ser mais importante do que falar sobre o produto ou serviço a venda.

Muitos vendedores ficam tão afobados nas conversas por telefone que despejam informações que nem sabem se são interessantes para o cliente. Dessa forma, antes de oferecer seu produto, saiba o que o cliente deseja.

Converse sendo guiado pelas respostas que o consumidor está te dando.

Por exemplo, digamos que você seja um corretor de imóveis que trabalha com vários tipos de produtos. Você liga para um cliente e oferece a ele um super lançamento no centro da cidade com tantos quartos, entre várias outras informações. A proposta parece incrível, mas o cliente recusa.

Bom, se você tivesse ouvido que o cliente está procurando um imóvel mais próximo ao trabalho e que ele usa transporte público, saberia que aquele outro imóvel próximo à estação rodoviária seria mais indicado para ele, do que esse lançamento fantástico que você tentou vender.

Essa é a importância de ouvir o consumidor, ouvir de verdade e tirar daí alguns insights que podem te fazer vender mais.

Não insista mais de três vezes quando perceber que o cliente não está interessado

Ser um vendedor insistente mesmo quando o cliente já deixou claro o desinteresse com certeza não te fará vender mais.

Muitas vezes quando fazemos uma ligação percebemos que o cliente não quer aquele produto. Muitas vezes o produto realmente não interessa o cliente ainda não está na sua fase de compra.

Respeite isso e não insista. Além de desagradável e perda de tempo, essa insistência chata pode fazer com que o consumidor faça reclamações em redes sociais ou sites como o Reclame Aqui. Ou seja, tudo que uma marca não precisa.

Refaça contato ao vender por telefone

Dificilmente uma venda é concretizada logo na primeira ligação. Provavelmente será necessário realizar outros contatos. Para isso, ao final de cada telefonema sempre deixe um gancho para que o cliente saiba que você irá ligar novamente.

Dessa forma, já deixe pré agendado data e horário de nova ligação para falar de algo que vocês conversaram na ligação anterior ou para esclarecer algo que pode não ter ficado tão claro.

Ou mesmo, refaça contato quando perceber que por mais que naquele momento uma compra não será fechada, ainda assim esse é um cliente potencial para o futuro.

E claro, quando a venda for fechada, faça contato para saber sobre a experiência do cliente e de quebra ainda causar a impressão positiva de preocupação com o consumidor.

Essa, aliás, é uma das melhores formas de fidelizar clientes no pós venda.

Veja também: Funções do WhatsApp que talvez você não conheça

Essas foram algumas dicas que com certeza te farão vender mais por telefone. Para mais ideias de como lidar melhor com seus clientes e vendas, veja o artigo sobre Coisas que os clientes odeiam para não fazer no seu negócio.

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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