Como vender pão caseiro – Dicas para vender e lucrar

A primeira coisa que precisamos considerar ao vender pão caseiro é que o pão é um dos itens mais consumidos socialmente. Seus componentes são previstos na cadeia alimentar e o melhor: ninguém resiste a um pão caseiro fresquinho!

Pesquisas da indústria da panificação apontam que 76% dos brasileiros consomem pão pelo menos no café da manhã. E o número aumenta ainda mais considerando as demais refeições.

A gente já explicou por aqui como abrir uma padaria e também sobre franquias de padarias para investir. Mas hoje vamos falar sobre a produção de pães caseiros.

vender pão caseiro
Publicidade

A fabricação de pães caseiros torna-se uma ótima opção de negócio visto que exige um baixo investimento, considerando que um empresário desse ramo obtém lucros todos os dias. Além disso, após conquistar a primeira lista de clientes a sua tendência é crescer no mercado.



A satisfação dos clientes contribui para que novos clientes apareçam.

Cardápio variado

Para ter sucesso ao vender pães caseiros é preciso reinventar esse produto que já é tão conhecido.

Ter uma receita base é essencial, mas combinar novos ingredientes pode se tornar um diferencial no seu mercado de atuação. Você pode variar entre tamanhos e formatos a partir de uma mesma receita e ainda a aprimorar na junção de recheios saborosos.

Publicidade


Publicidade


Dentre os recheios mais vendidos aparecem:

  • Frango com requeijão cremoso;
  • Calabresa;
  • Pizza;
  • Tomate seco com azeitona preta;
  • Palmito;
  • Doce de leite;
  • Chocolate;
  • Creme de avelã; 
  • Entre outros.

Produtos para pessoas com restrições

Outro fator a ser considerado são receitas adaptadas a ingredientes personalizados de acordo com as necessidades de alguns clientes.

Publicidade

Muitas pessoas acabam sofrendo com algumas restrições alimentares, não podendo consumir os produtos comuns. Dessa forma, ter em seu cardápio as opções de produtos especiais, pode atrair um público ainda maior para o seu ofício.

Publicidade

Entre as opções que você pode investir estão:

  • Pães Integrais;
  • Produtos sem lactose;
  • Produtos sem glúten;
  • Mercadorias livres de conservantes. 

Identidade visual

Além dos aspectos mencionados anteriormente, o cliente precisa saber quem você é e reconhecer a qualidade do seu produto.

Desenvolver uma etiqueta personalizada com a sua logomarca e optar por embalagens caprichadas, já são atitudes reconhecidas pelo cliente.

Esses detalhes contribuem para o reconhecimento do seu trabalho e para reforçar que vender pão caseiro também envolve afeto.

Conservação e informações do alimento ao vender pa~es caseiros

Você ainda deve se atentar ao processo de embalar os pães.

Opte por colocar os pães caseiros na embalagem já estando frios. Isso porque, guardar os pães ainda quentes pode umedecer a massa e torná-la ainda mais perecível.

Deixar o pão “suar” dentro da embalagem ainda pode resultar em um mofo precoce, fazendo com que o cliente coloque em dúvida a durabilidade do produto.

Evidenciar informações sobre o produto para o cliente também é importante.

Publicidade

Criar uma tabelinha com dados sobre os ingredientes utilizados na massa e recheio do pão, bem como sobre a data de fabricação e validade torna seu serviço ainda mais confiável.

Opções para vender pão caseiro

O comércio dos pães é muito abrangente, assim como tudo que já pontuamos até aqui.

Publicidade

Dessa forma, você pode optar por diversas opções para vender pão caseiro e ainda assim ter muito sucesso. Entre as opções de venda comuns estão:

  • Vender de porta em porta;
  • Semáforos ou paradas de carros;
  • Estacionamentos;
  • Terminal de ônibus;
  • Em casa.

E claro, caso haja capital suficiente para, você também pode investir na abertura de um estabelecimento comercial para vender pão caseiro. Isso exigirá bastante planejamento e atenção há alguns detalhes.

Para saber mais como abrir um negócio, veja esse link aqui.

No geral, são muitas as possibilidades para vender pão caseiro, mas vale ressaltar que para todo e qualquer negócio é preciso estabelecer um público-alvo específico. 

Crie parcerias com outras empresas para vender pão caseiro

Também é possível criar parcerias com outros negócios. Você pode, por exemplo, fornecer seus pães para estabelecimentos comerciais ou empresas de acordo com as demandas desses parceiros.

Assim, você poderá fazer entregas semanais a um mercadinho do bairro, entregas diárias a uma empresa que fornece o café da manhã aos funcionários ou a uma cuidadora de crianças autônoma que precisa alimentá-las de uma maneira saudável.

Tenha vários canais de contato ao vender pão caseiro

Você precisa ter um canal de contato com os clientes, seja ele o seu telefone, uma conta no WhatsApp Business, uma conta na plataforma Facebook ou Instagram.

Publicidade

É fundamental que você esteja atento a esses canais de contato para não deixar seus clientes esperando ou até perder encomendas.

Invista numa forma de tornar esse contato marcado, para isso cartões de visita e imãs de geladeira personalizados são ótimas opções.

Outras mercadorias para aumentar o faturamento ao vender pão caseiro

Todos sabemos que o pão caseiro exige acompanhamentos. Portanto, você pode além de vender os pães caseiros, vender também:

Publicidade

  • Geleias artesanais;
  • Doces variados;
  • Queijos;
  • Requeijões
  • E tudo que a sua criatividade te permitir inventar.

Esses acompanhamentos têm uma tendência a serem menos perecíveis, por isso você pode ter um estoque de tudo em casa para oferecer como combos para seus clientes.

É possível também propor parcerias com outros comerciantes que já trabalhem com esses produtos, para assim fortalecer os negócios.

Investimento e lucros vendendo pães

Quando falamos do investimento para vender pães caseiros, tudo irá depender do porte do seu negócio. No entanto, para começar não é necessário um investimento tão alto.

Estima-se que com uma quantia de R$300, já é possível iniciar a sua produção base de pães caseiros. Logicamente que com o tempo e a ampliação de cardápio para produtos mais elaborados será necessário um capital um pouco maior.

Já em relação aos lucros, segundo algumas pessoas que já trabalham com isso, é possível faturar até R$10 mil ao vender pão caseiro. Mas claro que isso depende do tamanho da sua produção, parcerias feitas, demanda de clientes e diversos outros fatores.

Seguindo essas dicas é impossível que o seu negócio não dê certo!

Publicidade

Veja também: Como fazer polpa de frutas para vender – Dicas de receitas e como lucrar

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário