Como fazer ovo de páscoa para vender? Dicas para o seu negócio

Com a páscoa no primeiro semestre do ano, uma boa ideia para conseguir uma renda extra é vender ovo de páscoa. Os ovos caseiros são mais procurados a cada ano que, superando até os ovos de grandes marcas, algumas vezes.

Os queridinhos do público agora são os ovos artesanais e ovos de colher, isso porque os artesanais têm mais opções de sabores e recheios do que aqueles vendidos por marcas famosas de chocolate.

Sendo assim, no texto a seguir explicaremos como fazer ovo de páscoa para vender e ter um lucro extra, mesmo sem ter experiência nessa área. Aproveite para acompanhar também nossas dicas para a Páscoa 2021.

vender ovo de páscoa

Passo a passo para vender ovo de páscoa

Primeiramente, você vai fazer algumas pesquisas para comprar os ingredientes e utensílios que serão necessários para a confecção dos ovos de chocolate. Além disso, há também as embalagens que serão ser utilizadas para embrulhá-los, é claro.

É importante pesquisar nas distribuidoras de doces, que geralmente vendem em maior quantidade, qual o chocolate tem o maior custo-benefício. Afinal, a estratégia de comprar o mais barato, apesar de parecer lucrativa, é uma péssima ideia falando em qualidade e sabor. Por conta disso, a pesquisa sobre custo e qualidade é imprescindível.

Provavelmente, na mesma distribuidora que você for comprar os chocolates encontrará também os utensílios necessários e embalagens. Tome cuidado, fique sempre atento às datas de validade dos ingredientes, e dê preferência aos que ainda estão longe da data do vencimento.

É importante fazer testes de receitas para os ovos ainda longe da data da páscoa, para que você tenha tempo de aprender e selecionar qual a melhor receita para utilizar nas vendas. Peça a opinião de familiares e pessoas de confiança sobre o sabor e formato do ovo para que você possa oferecer aos clientes um produto de qualidade.

Em relação às receitas, procure na internet opções variadas para saber com qual você mais se identifica. Por sorte, há uma boa quantidade de sites especializados em receitas, como o Tudo Gostoso.

Marketing antecipado

Quando você já tiver a receita em mãos, é interessante começar a divulgar seus ovos de páscoa antecipadamente. Por isso, é importante ter um cardápio já definido com opções de sabores e recheios de seus ovos de páscoa. Uma dica interessante é ter opções de ovos para as crianças, com algum brinquedo dentro para agradar os pequenos.

Faça uma pesquisa de gostos das pessoas para que não falte as opções mais desejadas de sabores no seu cardápio. Outra ideia de divulgação é oferecer desconto para quem garantir sua encomenda com antecedência. Assim, as chances das pessoas não deixarem para encomendar todas de última hora são maiores.

Um fator a ser cuidado é a organização e higiene. Usar sempre toucas, luvas e um ambiente higienizado vão contar muitos pontos na hora da fabricação, pois você precisa fazer os chocolates com o máximo de capricho para ter chances de que os clientes peçam os ovos com você nos próximos anos.

Tipos de chocolates para fazer ovo de páscoa para vender

Sobre os chocolates, existem três tipos mais utilizados para fazer os ovos de páscoa, cada um com sua característica própria. São eles:

  • Chocolate Fracionado: O chocolate fracionado é geralmente mais em conta do que o chocolate nobre. Esse chocolate não precisa do processo de temperagem, que é o caso do chocolate nobre. Ele rende bastante e é bem requisitado para a confecção dos ovos de páscoa artesanais.
  • Chocolate Nobre: O chocolate nobre geralmente tem o preço mais alto que os demais, por conta de sua alta porcentagem de manteiga de cacau que faz o produto derreter na boca.
    Requer mais cuidado na hora de preparo, pois precisa passar pelo processo de temperagem, que é a técnica de movimentar o chocolate já derretido por certo tempo até obter uma temperatura necessária.
  • Chocolate hidrogenado: O chocolate hidrogenado é o mais barato das três opções. Ele resiste bem a alterações na temperatura, e é ideal para chocolates que vão ficar expostos. Não é um chocolate que derrete na boca, mas é macio e fácil de trabalhar.

Por fim, as embalagens são bem importantes, pois vão atrair os olhares dos clientes e agradar a pessoa que receber o ovo de presente, por isso exige capricho.

Primeiro embale o chocolate em um papel laminado, e em seguida pode colocá-lo em uma caixinha apropriada para o ovo de páscoa ou embalar em um papel colorido/estampado e amarrar com um laço bem bonito. Aproveite para oferecer seus ovos de chocolate em mercearias, mercados e redes sociais.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário