Como vender no Pinterest – Dicas para faturar com a rede social

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Foi-se o tempo em que as redes sociais eram utilizadas apenas para interagir com os amigos e publicar memes. Hoje em dia, as plataformas são maravilhosas ferramentas de marketing e vendas para os negócios. Inclusive, você sabe como vender no Pinterest? A rede de compartilhamento de imagens pode ajudar muito na conversão de clientes e é sobre isso que iremos tratar nesse texto.

Para quem não conhece, o Pinterest é uma das maiores (se não a maior) redes sociais de compartilhamento de imagens. Porém, diferente do Instagram, por exemplo, ela não é tão utilizada para interação pessoal e sim como um tipo de arquivo de ideias.

No caso, os usuários do Pinterest conseguem criar pastas dentro do aplicativo onde salvam ideias sobre variados temas e as usam como inspiração.

Por exemplo, é possível ter uma pasta apenas com receitas culinárias, outra com ideias de filmes e séries para assistir, outra sobre pontos turísticos e (a mais relevante para você) outra com artigos de desejo como roupas, sapatos, objetos de decoração, livros, etc.

Se você ficou curioso para saber como vender no Pinterest, acompanhe os tópicos a seguir para entender quais estratégias utilizar.

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Qual o objetivo do Pinterest nas minhas vendas

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Se você trabalha com vendas online, ou mesmo presenciais, porém utiliza divulgação online de seus produtos e serviços, sabe o quão necessário é aumentar a taxa de conversão. No entanto, isso só é possível conseguindo leads, não é mesmo?

Se você não sabe o que é isso, a gente explica:

Leads são aquelas pessoas que mostram interesse de alguma forma naquilo que você vende, e por meio desse interesse você consegue um canal de contato com essa pessoa. Por exemplo, você consegue um lead sempre que alguém preenche um formulário de interesse no seu site, ou faz cadastro no seu e-commerce, ou entra em contato contigo por meio de WhatsApp, e-mail, telefone, etc.

Na maioria das vezes, são essas pessoas que se transformam em clientes, ou seja, que concluem uma compra contigo.

Basicamente, a principal função de utilizar o Pinterest na sua estratégia é justamente criar leads. A plataforma é um meio de expor o seu trabalho, os seus produtos e direcionar o interessado para a sua plataforma de vendas, seu blog, ou qualquer outro meio de contato direto que possa fazer com que você converta esse interesse em negócio.

Além disso, como a ideia do aplicativo é salvar ideias, isso quer dizer que a pessoa interessada no seu conteúdo pode deixá-lo salvo em seus arquivos de ideias.  Esse arquivo é acessado constantemente por outras pessoas, o que cria uma rede de divulgação muito maior do que seria se apenas você fosse a fonte de distribuição desse material.

Estratégias de como vender no Pinterest

Agora que você já entendeu o porquê de utilizar o Pinterest, vamos às estratégias que você pode utilizar para angariar cada vez mais interessados nos seus produtos e serviços.

Invista em fotos e vídeos de qualidade

O primeiro ponto que você deve se atentar é a qualidade das imagens que você irá publicar no seu perfil do Pinterest.

Lembre-se que a ideia é fazer com que o usuário crie interesse na sua publicação, e isso só é possível se a foto ou vídeo utilizado forem bem feitos.

Se você tem dúvidas quanto a isso, basta realizar uma pequena consulta na plataforma por produtos ou serviços como os seus e se inspirar em tudo aquilo que te parecer mais profissional.

Utilizar palavras-chave – Como vender no Pinterest

Ao publicar no Pinterest, você terá um campo onde deverá fazer a descrição da sua publicação. Lembre-se sempre de utilizar palavras-chave que correspondam ao seu produto.

Da mesma forma, não se esqueça de utilizar sua palavra-chave no título da publicação.

Para saber qual a melhor palavra-chave usar, você pode testar digitando no campo de busca por termos que tenham a ver com seu produto. Dessa maneira, você visualiza qual a combinação de termos mais pesquisados na plataforma.

Publique conteúdos interessantes

Muito além do que apenas imagens bonitas, o que mais chama a atenção no Pinterest e ajuda a direcionar clientes para outros endereços são os conteúdos relevantes.

Sendo assim, algumas imagens de conteúdos interessantes relacionados aos seus produtos que você pode criar e publicar são:

  • Tutoriais de utilização do seu produto;
  • Infográficos interessantes sobre o seu nicho de trabalho;
  • Ideias de composição com o seu produto;
  • Listas que direcionem para conteúdo no seu blog;

Links de direcionamento – Como vender no Pinterest

Agora o ápice das estratégias de vendas no Pinterest é o seguinte: coloque links de direcionamento para suas páginas online o máximo possível.

Lembre-se que todas as dicas anteriores têm o objetivo de criar tráfego seja para o seu site, e-commerce, blog, rede social, ou outra onde possa ser concluída suas vendas ou contratações de serviços.

Como criar seu perfil comercial para vender no Pinterest

A criação de perfil no Pinterest e início de publicação de conteúdos com direcionamento é muito simples. Você pode conferir um passo a passo completo no vídeo abaixo do canal da Paula Tebett.

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Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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