Como vender no Marketplace do Facebook: Dicas de sucesso

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Você sabe como vender no marketplace do Facebook? Atualmente, grande parte das transações comerciais ocorrem via internet, em uma modalidade nomeada como e-commerce.

O primeiro registro de um site de vendas ocorreu em 1994, logo após a função de navegação de rede “www” ter sido liberada para uso nos computadores pessoais. De lá para cá muita coisa mudou e, se você busca facilidade no ramo comercial, é preciso que esteja atento a como vender no Marketplace do Facebook.

Como sabemos, desde sua criação no ano de 2004, o Facebook é uma das redes sociais mais acessadas mundialmente, tendo alcançado o número de 37 milhões de usuários no ano de 2019. Além disso, 75% da população mundial afirma que acessa ou já acessou a rede por algum motivo.

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A plataforma é uma das mais utilizadas também por comerciantes e negociantes, e sem dúvidas, é uma das melhores redes sociais para se usar com os negócios.

Nesse artigo, criamos estratégias para que suas vendas sejam alavancadas por meio desse todos os números impressionantes da rede social. Então, fique atento aos cinco passos fundamentais para obter sucesso nas vendas, utilizando o marketplace do Facebook.

Criar uma conta

Caso você ainda não tenha uma conta vinculada a essa rede social você poderá criá-la rapidamente pelo endereço virtual oficial do Facebook.

No lado direito da tela você encontrará um botão em destaque com a frase “crie nova conta” e então, basta clicar.

O cadastro é rápido e fácil. Serão solicitados alguns dados pessoais como nome, sobrenome, seu número de telefone celular ou e-mail que será vinculado a sua conta, data de nascimento, gênero e uma nova senha.

facebook cadastro

A criação da conta funciona de maneira muito intuitiva, então basta ir preenchendo os dados solicitados e avançando as etapas.

Você deverá escolher uma foto de identificação para o seu perfil, poderá personalizar sua capa, seus dados pessoais, experiências de trabalho e assim, criará seu portal social dentro da plataforma.

Definir um perfil particular ou comercial

Você poderá acessar o Marketplace do Facebook por meio desse perfil particular criado anteriormente ou por uma página comercial.

Criar essa página pode proporcionar aos seus clientes potenciais uma confiança ainda maior no seu trabalho, portanto invista nisso.

Na opção criar (localizada em um dos cantos superiores da tela) você já encontrará a possibilidade de criação de uma nova página. Basta preencher os dados solicitados e pronto, sua página comercial estará finalizada.

Crie um classificado para vender no Marketplace do Facebook

Ao adentrar a função de Marketplace do Facebook você precisará encontrar o comando “+ Criar novo classificado”.

Após selecionar essa opção você precisará encontrar os caminhos que melhor descrevam sua ação de venda tendo como opções:

  • Item para venda;
  • Veículo para venda;
  • Imóvel residencial para venda ou locação; 
  • Vaga de emprego.

Após selecionar a opção que melhor defina seus objetivos, basta preencher o anúncio com:

  • Título: local onde você deverá definir o nome do seu produto ou serviço oferecido;
  • Preço: esse preço pode ser ilustrativo, desde que na descrição do anúncio sejam feitas especificações;
  • Localização: caso você queira um alcance maior, pontue na descrição sua disponibilidade para ir até os interessados;
  • Descrição de detalhes;
  • Fotos.

Esteja atento ao vender no Marketplace do Facebook

Por se tratar de um suporte de vendas online, um dos diferenciais que você poderá oferecer aos clientes é a eficiência. Quanto mais rápida for sua resposta para o cliente, mais perto você estará de finalizar a venda e de proporcionar a satisfação do cliente.

No entanto, quando o atendimento é demorado existe uma grande possibilidade de que o seu cliente encontre outra oferta.

Não se esqueça de ser cordial. Por mais que essa venda ocorra por meio de uma rede social você continua sendo um vendedor e o cliente sempre espera profissionalismo. Sendo assim, leia com atenção as mensagens, procure solucionar todas as dúvidas e tenha cuidado com a forma de escrever as respostas. 

Para não correr riscos de cometer algum erro, veja 6 coisas que os clientes odeiam para não fazer na hora de se relacionar com os seus.

Cause boas impressões

Ao considerar que o cliente precisará ser instigado a compra unicamente por meio do seu anúncio opte por torná-lo atrativo. Para isso, você precisa atender a um checklist que certamente fará com que os seus produtos pareçam mais atrativos.

Sendo assim: 

  • Utilize fotos nítidas e tratadas: Você pode ver aqui como fazer boas fotos de produtos.
  • Crie anúncios personalizados,
  • Escreva o anúncio com um vocabulário acessível;
  • Opte por frases curtas e de fácil compreensão;
  • Não deixe de lado a norma padrão da língua;
  • Observe e responda os comentários de maneira clara e objetiva bem como procure analisar as particularidades dos clientes.

Ter formas diversificadas de pagamento podem ser um atrativo também e, consequentemente, ter uma máquina de cartões pode facilitar ainda mais suas vendas.

Agora que você já sabe como explorar e vender no Marketplace do Facebook, basta colocar em prática. Boa sorte!

Veja também: 9 erros nas redes sociais da sua empresa que afastam os seus clientes

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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