Como vender no Ebay – Dicas para anunciar seus produtos

Quem é “macaco velho” de internet com certeza já ouviu falar no Ebay, uma das maiores plataformas de compras e vendas do mundo. Mas, e você, comerciante, sabe como vender no Ebay?

Criado em 1995 nos Estados Unidos, o Ebay surgiu como uma simples plataforma de leilões. No caso, qualquer pessoa podia entrar no site e anunciar um produto que acabava sendo adquirido pelo maior lance.

Até hoje a empresa opera dessa maneira, porém, essa não é a única forma de anunciar produtos na plataforma. Com o passar do tempo e a popularização do site, ele acabou adotando processos similares aos de outros marketplaces, com vendas diretas a valores fixos.

Atualmente o Ebay opera em mais de 30 países (inclusive o Brasil) e é uma das plataformas mais populares do mundo, inclusive para o fechamento de compras internacionais.



Se você quer saber dicas para começar a vender no Ebay, nesse artigo vamos lhe dar diversas informações úteis.

Veja também

Como o Ebay funciona?

como anunciar no ebay

Como já adiantamos, o Ebay funciona com dois tipos de modalidades de anúncios: leilão e venda direta. Quem decide o formato de como o produto será adquirido é o vendedor, que pode optar pela venda em ambas modalidades.




Publicidade


Qualquer pessoa consegue abrir uma conta no Ebay e iniciar suas vendas. No entanto, é necessário estar muito atento às taxas cobradas pelo site, especialmente em vendas realizadas internacionalmente.

É possível vender diversos tipos de coisas no Ebay, porém, a empresa tem uma lista de produtos proibidos de serem vendidos na plataforma. Entre esses estão inclusos remédios, drogas ilícitas, armas de fogo, entre outros.

Em 2014 a empresa chegou oficialmente ao Brasil e com isso possibilitou o anúncio facilitado para comerciantes e compradores brasileiros. Apesar disso, por ser uma empresa norte-americana, o anunciante brasileiro precisa ficar atento às conversões de valores assim como as tarifas envolvidas nos processos de vendas.



Os métodos de pagamento do Ebay são o PayPal, cartões de crédito e cartões presente da plataforma.

Tipos de conta para vender no Ebay

Para vender no Ebay, o usuário pode escolher entre duas opções: anunciar por uma conta individual ou por uma conta comercial.

A conta individual é a mesma conta por onde o usuário consegue comprar na plataforma. Ela é aberta utilizando os dados de pessoa física e indicada para quem ainda não tem familiaridade com o site e está começando a vender agora.

Já a conta comercial é criada a partir dos dados de pessoa jurídica do vendedor. É indicado que o comerciante crie uma conta dessas após ganhar certa experiência na plataforma. Esse tipo de conta, aliás, pode contar com algumas taxas extras para que as vendas sejam concluídas

Recebimentos ao vender no Ebay

Os recebimentos para quem anuncia no Ebay acontecem pelo PayPal e é importante saber que, apesar do site aqui no Brasil ser em português, as vendas não podem ser feitas em real.

A plataforma oferece sete tipos de moedas com as quais se pode fazer transações financeiras na plataforma. São elas:

  • Dólar estadunidense;
  • Dólar australiano;
  • Dólar canadense;
  • Euro;
  • Franco suíço;
  • Libra esterlina;
  • Iene japonês.

Dessa forma, ao decidir vender na plataforma, o comerciante precisa escolher em qual moeda venderá seus produtos. Para isso, é necessário sempre ficar atento à cotação das moedas, visto que a conversão para reais pode ficar um pouco confusa.

Como anunciar no Ebay

Agora, vamos ao passo a passo de como anunciar e começar a vender no Ebay:

  1. Acesse o site do Ebay.com e em seguida clique em Meu Ebay;
  2. Na tela que irá abrir, faça login caso já tenha uma conta no site, utilize sua conta do Google ou Facebook, ou crie uma conta na plataforma caso assim prefira;
  3. Depois de estar logado, clique na opção Vender no canto superior da tela e comece inserindo o nome do produto que você deseja anunciar. Em seguida clique em Get started;
  4. Essa ação fará com que o Ebay mostre uma lista de produtos como o que você quer anunciar. Se encontrar o seu produto, basta clicar sobre a opção. Em caso de querer elaborar seu anúncio do zero, clique em “continue whitout selecting a product”;
  5. Agora basta preencher as informações solicitadas sobre o produto como suas especificação e preço, incluir algumas fotos e por último clicar em “List Item”. Pronto, seu anúncio foi publicado no Ebay.

Tarifas para anunciar no Ebay

As tarifas para quem anuncia no Ebay podem ser bem complicadas de se entender. Isso porque elas dependem muito do país no qual o anúncio foi publicado ou da moeda escolhida pelo vendedor.

Especificamente para anúncios feitos do Brasil, a plataforma não explica muita coisa. Porém, podemos usar um exemplo de um anúncio publicado nos Estados Unidos como dólar americano como moeda.



Nesse caso, o anunciante tem direito a até 200 anúncios gratuitos ao mês, no entanto, se passar disso, começa a ser cobrada uma taxa de 0,35 centavos de dólar para cada novo produto anunciado. Essa taxa é chamada de taxa de inserção, ou taxa de anúncio.

No caso das vendas, a taxa também depende do país de anúncio, além do tipo de conta pela qual o produto foi adicionado, no caso individual ou comercial.

Você pode conferir todas essas taxas, a depender da região do anúncio, na página de Tarifas do Vendedor do Ebay.

Veja também: Como vender em tempos de crise: Dicas que sempre funcionam!

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário